Pós-graduação em Educação Infantil: Perspectivas de Trabalho em Creches e Pré-Escolas (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Duração:18 Meses

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivo O Curso de Especialização em Educação Infantil: Perspectivas de trabalho em creches e pré-escolas visa aprofundar os conhecimentos teórico-práticos básicos ao trabalho de concepção, implementação, gestão, supervisão e atuação direta com crianças em creches, pré-escolas, escolas, além de outros espaços e instituições. Tem como objetivo promover a reflexão crítica sobre diferentes alternativas na área da educação infantil. A criança, como sujeito histórico, social e cultural - como cidadão -, é o eixo central da proposta. Metodologia A metodologia a ser utilizada durante o desenvolvimento do curso pretende assegurar o aprofundamento teórico, a reflexão crítica sobre a prática e a análise de diferentes alternativas e experiências realizadas na área da educacão infantil. Serão empregadas as seguintes estratégias metodológicas: * aulas expositivas; * leitura e análise de textos; * debates em sala; * conferências; * seminários * entrevistas, visitas, observações.

Plano de estudos

Programa 1º Período - História e Políticas para a Infância de 0 a 6 anos. - Teorias do Conhecimento e a Criança de 0 a 6 anos. 2 º Período - Alternativas Pedagógicas para a Educação Infantil. - Educação Infantil e o Ensino Fundamental: Linguagem e Alfabetização. - Iniciação à Pesquisa. 3º Período - Criança e Cultura: Temas e Questões Polêmicas. - O Trabalho Cotidiano na Educação Infantil. - Monografia Obs. A monografia ou o trabalho de conclusão é obrigatório para os cursos de Especialização. Nota: aos interessados na validação do certificado para o Magistério Superior no Sistema Federal (Resolução CES 03/99) serão oferecidas 60 horas adicionais de formação didático-pedagógica.

Requisitos

Público Alvo Pedagogos, psicólogos, assistentes sociais, sociólogos, profissionais da área de saúde e licenciados em áreas afins.

Oferta Educativa semelhante