Pós-graduação em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico (Sorocaba, São Paulo)

Estácio

Localização:Sorocaba - São Paulo

Duração:450 Horas

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivo
Objetivo Geral Formação de profissionais capazes de avaliar a dimensão das alterações causadas pelas ações humanas no meio ambiente, permitindo, portanto a sua participação nos estudos de caracterização ambiental, na análise de susceptibilidade e vocações naturais do ambiente, na elaboração de estudos de impactos ambientais, na proposição, implementação e monitoramento de medidas ou ações mitigadores, tanto na área urbana, quanto na área rural. Objetivos Específicos A FIC, através do curso de Especialização em Engenharia Ambiental e Saneamento Básico, propõe a atender o mercado por meio dos seguintes objetivos: Realizar estudos sobre controle da qualidade ambiental (redes de monitoramento e vigilância). Desenvolver a gestão e tratamento de resíduos sólidos, líquidos e gasosos. Realizar pesquisa operacional, monitoramento e estudo de poluição da água, ar e solo.
Público Alvo
Portadores de diploma em Engenharia, Arquitetura, Agronomia, Ciências Biológicas, Química, Geologia, Oceanografia, Geografia, Física, Tecnologia Ambiental e demais formações afins.
Certificação Conferida
Especialista em ENGENHARIA AMBIENTAL E SANEAMENTO BÁSICO.
Perfil do Profissional
O egresso deverá ter uma sólida formação tecno-científica e profissional que o capacite a absorver e desenvolver novas tecnologias, estimulando a sua crítica e criatividade na identificação e resolução de problemas. Visando a atender às dinâmicas condições do perfil profissional estabelecido, o currículo do curso permite que o aluno desenvolva, durante a sua formação, as seguintes competências e habilidades para o pleno exercício das suas atividades profissionais: - Capacidade de conceber e analisar sistemas, produtos e processos, utilizando modelos adequados; - Capacidade de planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos de engenharia ambiental; - Domínio da comunicação oral e escrita; - Capacidade de analisar criticamente a ordem de grandeza na solução e interpretação de resultados em engenharia ambiental; - Leitura, interpretação e expressão por meios gráficos e matemáticos; - Capacidade de desenvolver atividades práticas, analisando e interpretando resultados; - Capacidade de compreender os problemas administrativos, legais, sócio-econômicos, culturais e do meio ambiente.
Mercado de Trabalho
O mercado de trabalho para este profissional é assegurado principalmente, pelo aumento da consciência da sociedade em relação ao problemas ambientais. As administrações públicas municipais, estaduais e federais, as empresas de consultoria, as diversas indústrias, requerem cada vez mais profissionais com elevada competência técnica para o trato com as questões tecnológicas, de gerenciamento e planejamento nas áreas de Saneamento e Meio Ambiente. Este mercado de trabalho do Engenheiro Ambiental e Sanitarista encontra-se em expansão em virtude do aumento da consciência pela preservação do Meio Ambiente, e pelas pressões legais e preocupações nacionais e internacionais.

Plano de estudos

Avaliação ambiental
Biologia aplicada ao meio amb. E saneamento básico
Didática no ensino superior (optativa)
Ecologia aplicada à engenharia ambiental
Fundamentos de controle e prevenção da poluição
Fundamentos de hidrologia e drenagem urbana
Gestão e educação ambiental
Legislação e direito ambiental
Metodologia da pesquisa / tcc (online)
Química aplicada ao meio amb. E saneamento básico
Sistemas de abastecimentos de água
Sistemas de esgotos sanitários
Técnicas de tratamento de água
Técnicas de tratamento de esgotos sanitários
Tratamento de resíduos sólidos

Requisitos

Pré-Requisito
Diploma de ensino superior

Oferta Educativa semelhante