Pós-graduação em Gestão do Design (São Paulo, São Paulo)

Centro Universitário Belas Artes

Localização:São Paulo - São Paulo

Duração:18 Meses

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Apresentação O principal motivo da criação deste curso foi atender uma necessidade de mercado. As empresas estão precisando de profissionais/designers que sejam gestores do design e saibam como desenvolver e administrar o processo do design na corporação. Estes alunos terão como aprendizado teórico a administração de negócios, tais como: liderança, marketing, custos, aspectos legais e propriedade intelectual, administração e gestão estratégica da marca. Curso Os efeitos da globalização invadem a vida das pessoas de forma avassaladora. Os negócios sofrem os efeitos da competição global, as inovações tecnológicas são rapidamente lançadas no mercado e as empresas que não conseguem transmitir diferenciais perceptivos em seus produtos ou serviços tornam-se empresas que passam a brigar, com seus concorrentes, somente por preço. Hoje, o design surge como a ferramenta de diferenciação no mercado. As empresas têm percebido a importância do design para competição e diferenciação mercadológica e, por este motivo, estão em busca de profissionais/designers que possam administrar e gerenciar a gestão do design em seus negócios. Este é o principal motivo para a criação deste curso, uma vez que o mercado acadêmico não oferece nenhuma outra pós nesse segmento. Objetivos Gerais: • especializar o aluno para tornar-se um gestor do design nos ambientes de negócio; • oferecer ao aluno as habilidades gerenciais para desenvolver e administrar o processo de gestão do design; • capacitar o aluno para o desenvolvimento do planejamento estratégico do design no plano de negócios; • capacitar o aluno a desenvolver habilidades gerenciais para liderar um departamento de design seja na pequena, média ou grande empresa; ou tornar-se líder do seu próprio empreendimento: escritório de design. Específicos: • fornecer ferramentas gerenciais aos gestores para que compreendam a administração de negócio do design; • preparar profissionais com visão sistêmica para entender como funciona o mundo dos negócios. Metodologia Além da teoria administrada em sala de aula com dinâmicas de grupos e seminários, o curso oferece palestras com profissionais no mercado para adicionar conhecimento prático aos alunos. Sistema de avaliação A avaliação de cada disciplina é composta 50% por trabalhos práticos realizados em sala de aula e 50% por meio de uma prova de avaliação final de conhecimentos adquiridos. A prova deverá ser realizada sempre individualmente e sem consulta, em um tempo mínimo de 60 minutos e máximo de 90 minutos. Ela deverá ser aplicada, pelo(a) próprio(a) professor(a), na segunda parte do último encontro da disciplina. A média mínima para aprovação é 7,0 (sete).

Plano de estudos

Matriz curricular * Design e Sustentabilidade * Design, Inovação e Criatividade * Design Thinking * Gerenciamento de Produtos do Design * Gestão da Imagem e Fundamentos da Linguagem Gráfica * Gestão de Custos * Gestão de Projetos Culturais * Gestão de Vendas e Estratégias de Negociação * Gestão do Projeto de Design * Gestão Empresarial do Negócio de Design * Gestão Estratégica da Marca e Branding * Gestão Funcional do Ambiente Design * Legislação e Normas * Marketing Estratégico e Mídias Digitais * Metodologia da Pesquisa Científica * Pesquisa e Comportamento do Consumidor * Relacionamento com os Clientes * Teamwork - Desenvolvimento de Liderança

Requisitos

Público Designers gráficos, designers de produtos, designers de interiores, arquitetos, publicitários, administradores, profissionais liberais, de marketing, gerentes e diretores de negócios e consultores. Contribuição que pretende dar em termos de competências e habilitações aos egressos: preparar o profissional para tornar-se um executivo de design. Processo Seletivo A seleção é constituída das seguintes etapas: • Envio, pelo candidato, da ficha de inscrição, que deverá ser preenchida via Internet. • Envio, pelo candidato, dos documentos necessários para análise. • Análise do currículo e da ficha de inscrição (em alguns casos serão realizadas entrevistas). • Aos candidatos aprovados serão solicitados documentos complementares para efetivação de matrícula Matrícula Para efetivar a matrícula, além do preenchimento do formulário on-line, o candidato deverá apresentar, na secretaria da Pós-Graduação, os seguintes documentos: • 1 Cópia do Diploma (graduação); • 1 Cópia do Histórico Escolar; • Currículo; • 1 Cópia do RG e do CPF; • 1 Cópia da certidão de nascimento; se casado(a), certidão de casamento; • 1 Cópia do comprovante de residência (conta de água, luz, telefone); • 1 Fotos 3x4 Obs.: as cópias devem ser autenticadas ou podem ser simples desde que sejam apresentados os originais.

Oferta Educativa semelhante