Pós-graduação em Gestão Educacional (On-line)

Universidade de Santo Amaro

Duração:1 Ano

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:On-line

Características

Pensar na escola numa perspectiva democrática pressupõe hoje, conhecer mais do que sua dinâmica objetiva e o contexto sócio-cultural em que se insere. É preciso compreendê-la como um local onde seus agentes são instituintes de uma cultura, dependendo de suas experiências subjetivas, de suas interações sociais, seus objetivos, interesses, crenças e valores que se manifestam nos diferentes modos de pensar, sentir e agir no cotidiano da escola e, em especial, nas suas práticas.

São agentes e participam da vida da escola a Equipe Gestora (Diretores, Coordenadores Pedagógicos, Orientadores Educacionais e/ou outros cargos/funções afins), a Equipe Docente, Instituições Auxiliares ou Quadro de Apoio e Administrativo, Alunos e Pais, dependendo do sistema educativo ao qual está vinculada, de sua estrutura organizacional, dos fins e objetivos a serem alcançados. Considerando as múltiplas exigências que têm se colocado para a escola na atualidade e sua crescente complexidade, fundamentamo-nos ao propor esse curso, na concepção de gestão num sentido mais amplo e indicada por Libâneo (2004), como a ação decorrente de processos intencionais e sistemáticos de se chegar a uma decisão e de fazer.

Assim, compreende-se que é relevante e necessário reconhecer formas de gestão que não atendem a escola atual de modo a superá-las empreendendo práticas criativas e diferenciadas, nas quais o planejamento, execução, coordenação, acompanhamento e avaliação de projetos e experiências educativas possibilitem a constituição de uma liderança e uma equipe que atue de forma refletida. Uma atuação consequente, cooperativa visando ao alcance da sua função social da escola que é a de assegurar a formação do cidadão participativo e ético, promovendo a apropriação de saberes, procedimentos e atitudes e valores, pela ação mediadora dos professores e pela organização e gestão da escola.

Objetivos

Analisar propostas e práticas atuais da gestão escolar;
Problematizar os papéis dos gestores escolares na constituição da instituição escolar;
Refletir acerca da cultura escolar e as possibilidades da sua gestão;
Refletir a respeito da questão do poder na sociedade e na escola.

Perfil do Egresso

Capacidade de apreender a dinâmica sócio-cultural;
Capacidade de desenvolver uma atuação educacional que leve em conta a complexidade dos fenômenos que a envolvem;
Capacidade de identificar problemas sócio-culturais e educacionais propondo respostas às questões da qualidade do ensino e medidas que visem superar a exclusão social;
Capacidade de articular o ensino e a pesquisa na prática pedagógica;
Capacidade para dominar as tecnologias de informação e comunicação e sua utilização nas práticas educativas.

Público Alvo
Graduados em cursos superiores, que já atuam ou que pretendem atuar na área educacional.

Plano de estudos

Núcleo de disciplinas

Organizações Educativas
Arte no Desenvolvimento Humano
Filosofia Política
Didática do Ensino Superior
Gestão Estratégica de Pessoas e Cotidiano Educacional
Gestão do Planejamento e do Currículo
Gestão de Processos Educativos
Gestão das Tecnologias da Informação e Comunicação
Marketing Educacional
Orientação Escolar aos Alunos
Metodologia do Trabalho Científico

Núcleo de Pesquisa e/ou Estágios

Projeto de Pesquisa
Orientação de Monografia
Monografia

Requisitos

Documentos para matrícula

Xerox do RG e CPF;
Diploma de graduação ou certificado de conclusão com data de colação de grau*;
Histórico Escolar;
Currículo profissional (Lattes ou Vitae);
1 foto 3x4.

*Até o final do curso, o aluno deverá apresentar o diploma de graduação

Oferta Educativa semelhante