Pós-graduação em Gestão em Saúde (On-line)

AVM - Faculdade Integrada

Duração:1 Ano

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:On-line

Características

Objetivo

O Curso de Gestão em Saúde tem como objetivo oferecer aos alunos uma compreensão dos processos políticos, sociais, culturais, históricos e econômicos no exercício profissional, articulando-os aos saberes da Epidemiologia e da perspectiva atual da Vigilância em Saúde; a utilização das ferramentas de gestão competitiva das organizações de saúde, numa visão sistêmica incluindo normas e estratégias de melhoria da produtividade destas organizações; Análise e avaliação dos processos de políticas públicas de saúde, seus métodos e demonstrações analíticas para a melhoria contínua do desempenho organizacional das entidades de saúde.

Plano de estudos

Disciplinas

1 - PROMOÇÃO DA SAÚDE

OBJETIVO: Promover a reflexão sobre as conexões entre saúde e sociedade, numa perspectiva interdisciplinar focada na Promoção da Saúde e Qualidade de Vida através da formação de uma consciência ecológica. Discutir os sentidos da integralidade e sua relação com a área da atenção básica. Compreender a importância da criação e implementação das chamadas Políticas Públicas Saudáveis (PPS) e conhecer alguns documentos associações relacionados à saúde pública como a Carta de Otawa (1986) e o Informe Lalande. EMENTA: Promoção da Saúde e Qualidade de Vida; Integralidade, Cidadania e Saúde; Saúde e Meio Ambiente: Questões Atuais; Políticas Públicas Saudáveis.

2 - SAÚDE PÚBLICA

OBJETIVO: Refletir sobre as diferenças culturais nas sociedades contemporâneas e como influenciam e afetam o sistema de saúde e a distribuição equânime de saúde para a população. Analisar o sistema de saúde brasileiro, nas questões específicas de gênero, e as políticas públicas voltadas para estas questões, para crianças e adolescentes, para idosos na área da saúde. EMENTA: Aspectos Culturais da Saúde Pública; Saúde e Gênero - saúde feminina e masculina; Políticas Públicas para Crianças e Adolescentes na Área da Saúde; Políticas Públicas para Terceira Idade na Área da Saúde.

3 - SAÚDE DA FAMÍLIA

OBJETIVO: Discutir a estratégia do PSF, o papel da epidemiologia como uma disciplina básica da saúde pública voltada para a compreensão saúde-doença no âmbito das populações e da promoção da saúde. Compreender o novo caráter das ações educativas de acordo com os princípios e diretrizes do SUS. Analisar o conceito de comunidade, a relação entre cultura, saúde e comunidade a partir da noção de “hábitos”, refletindo sobre o papel do Agente Comunitário de Saúde no âmbito da Saúde da Família. Introduzir a idéia do trabalho em rede social como possibilidade de intervenção para superação das dificuldades do cotidiano familiar. EMENTA: Saúde da Família; Educação em Saúde da Família; Saúde e Comunidade; Rede Social e Família.

4 - ASPECTOS LEGAIS E ECONÔMICOS DA GESTÃO EM SAÚDE

OBJETIVO: A partir de um enfoque histórico-social, visando ao debate conceitual e político do vasto campo da saúde, os temas nela apresentados dizem respeito aos aspectos legais e econômicos da gestão em saúde. Para uma compreensão “macro” da situação das políticas de saúde no Brasil, é preciso resgatar antecedentes históricos que culminaram com a criação da seguridade social, o direito à saúde e a efetivação do SUS (Sistema Único de Saúde). Com esta perspectiva, se destaca a complexa teia de conhecimentos que caracterizam as relações institucionais e políticas da política e da gestão em saúde. Espera-se, assim, compartilhar o conhecimento, o debate e a análise dos principais instrumentos políticos, de avaliação, programas e modelos de assistência à saúde do sistema brasileiro, com vistas, ainda, à tomada de decisões por parte de seus gestores. EMENTA: Percurso da seguridade social no Brasil; Principais políticas do campo da saúde pública; Princípios do SUS enquanto política pública de saúde; Origens do direito à saúde; Estratégia Saúde da Família enquanto mecanismo de promoção da saúde pública.

5 - EPIDEMIOLOGIA

OBJETIVO: Nesta disciplina, a Epidemiologia será apresentada a partir de muitos conceitos que acompanharam sua evolução até os dias de hoje, fazendo com que ela passe a ser mais que uma disciplina da área das ciências da saúde. A epidemiologia se presta ao estudo das condições de saúde das populações, a análise adequada da saúde de populações passa necessariamente pelo conhecimento básico do conceito de saúde e sobre o processo de doença e suas causas. Importante frisar que nas últimas décadas, a epidemiologia tem aperfeiçoado de forma significativa seu arsenal metodológico. Tal fato deve-se, de um lado, à melhor compreensão do processo saúde-doença, que nos permitiu uma visão mais clara dos múltiplos fatores que interagem na sua determinação e, de outro, ao desenvolvimento de novas técnicas estatísticas aplicadas à epidemiologia e também à utilização, cada vez mais ampla, dos computadores pessoais e à criação de novos programas (softwares), tornando acessíveis a um número cada vez maior de pesquisadores a aplicação de análises estatísticas de dados obtidos em investigações epidemiológicas. É neste sentido que entendemos a utilização da epidemiologia para além do estudo da situação de saúde de populações e indivíduos, tornando-a um subsídio indispensável na tomada de decisão na Gestão em Saúde. EMENTA: Epidemiologia: seu campo de estudo e trabalho; Bases Epidemiológicas para atuação na área de saúde; Estatísticas Vitais e Medidas da Saúde; Vigilância em saúde; Desigualdades em Saúde; Uso da Epidemiologia no planejamento das ações em saúde.

6 - PRINCÍPIOS DA ADMINISTRAÇÃO

OBJETIVO: Levar o aluno a uma reflexão sobre os novos modelos de administração partindo da análise da sua evolução e passando pelas teorias que formam sua base de sustentação. EMENTA: Evolução da Administração; As Funções do Planejamento; A Organização do Trabalho; A Direção como Ferramenta Administrativa; Controles Administrativos e Análises de Casos Empresariais.

7 - PLANEJAMENTO EM SAÚDE

OBJETIVO: Esta disciplina tem por foco o planejamento e a gestão em saúde no Brasil. Para tal, estudaremos conceitos importantes sobre o planejamento estratégico segundo Mário Testa; o planejamento situacional segundo Carlos Matus; o agir comunicativo e o planejamento social segundo Jürgen Habermas, Celso Furtado, Guerreiro Ramos, Paulo Freire e Fernando Tenório. Analisaremos ainda o Sistema Único de Saúde à luz das teorias de redes sociais. Será ainda apresentado ao aluno as diretrizes do PlanejaSUS. EMENTA: Campo dos projetos de saúde; Diversas formas de planejamento em saúde; Capacitação dos gestores em saúde para atuação junto ao SUS; Análise das estratégias e programas do PlanejaSUS; Responsabilidade Social, Ética e Bioética: reflexões para o planejamento e a gestão em saúde.

8 - QUALIDADE E ATENDIMENTO EM SAÚDE

OBJETIVO: No momento em que se discutem novas políticas e estratégias da organização dos serviços de saúde no Brasil, a avaliação da qualidade destes serviços ganha importância. As metodologias propostas para reconhecimento público da qualidade oferecida permitem a comparabilidade dos serviços, ainda que as necessidades de cada um, cada usuário, cada cliente, tornem o conceito de qualidade bastante intangível e pessoal. Assim, a qualidade em saúde antes de qualquer outra avaliação, passa pela garantia de segurança técnica assistencial, decorrente e devidamente evidenciada a partir de práticas de gestão. Esta disciplina tem como objetivo trabalhar com a qualidade no atendimento e nas instituições em saúde, garantindo não apenas que esta qualidade perpasse cada aspecto organizacional, incluindo estrutura e atendimento, como também dialoga com o Sistema Único de Saúde e o projeto do HumanizaSus e a própria capacitação e treinamento contínuo do profissional de saúde EMENTA: Gestão da Qualidade Total; Qualidade em Saúde; Qualidade & Saúde Suplementar; Acreditação em Saúde; Humanização como estratégia de Qualidade em Saúde; RH em saúde - Treinamento e desenvolvimento

9 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

OBJETIVO: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século. EMENTA: Reflexões sobre o conhecimento; O valor do estudo; O que é pesquisa; O delineamento da pesquisa científica; A opção pela pesquisa de campo; O plano de pesquisa; Ética e pesquisa universitária.

Requisitos

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
Xerox do CPF
1 foto 3x4 atual

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