Pós-graduação em Gestão no Setor Petróleo e Gás (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

AVM - Faculdade Integrada

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivo

Proporcionar aos Pos Graduandos uma Visão ampla e segura dos Principais Fatores que determinam o Sucesso da Gestão das Empresas no Setor Petróleo assim como as Principais Variáveis que Governam as relações entre as Parcerias realizadas entre este Setor Empresarial e as Empresas e Atores que Proporcionam Oportunidades Outsourcing vantajosas.

Plano de estudos

Disciplinas

1 - A ANÁLISE DE INVESTIMENTOS NO SETOR PETRÓLEO

O Projeto como Estratégia de Valor para o Acionista. Conceito e Equacionamento de Juros. Equivalência de fluxo de caixa. Sistemas de amortização. Perpetuidade e Carência. Valor Presente Líquido (VPL) e Taxa Interna de Retorno (TIR). Fluxo de caixa de projetos. Custo de capital próprio e de terceiros. Custo de capital da empresa e do projeto. Valor residual e horizonte de projeção. Arvore de Decisão e Equivalente a Certeza. Avaliando projetos em condições de incerteza. Análise de estudos de viabilidade técnica e econômica de campos de petróleo. Análise de estudos de viabilidade técnica e econômica de empreendimentos: oleodutos, polidutos, gasodutos, refinarias, etc. Estudos de casos.

2 - A DIMENSÃO AMBIENTAL E A RESPONSABILIDADE SOCIAL

A análise do estágio atual e a visão prospectiva da dimensão ambiental em um setor com as maiores taxas de crescimento . Compromissos de recuperação frente a sociedade e a concorrência. O Desafio e a Oportunidade do Crédito de Carbono. Visão Internacional de como outros atores estão planejando para cumprir os Compromissos de Preservação dos Recursos Naturais na próxima Década.

3 - A MATRIZ ENERGÉTICA BRASILEIRA E A INSERÇÃO DO GÁS NATURAL

Visão histórica da Matriz Energética Brasileira. Suas Particularidades e Perspectivas de Evolução na Próxima Década. A Política e a Estratégia do Gás Natural. Os Combustíveis Renováveis e a Resposta Brasileira. As Potencialidades do Brasil frente ao Mercado Mundial. Perspectivas da Matriz Energética frente aos Preços do Petróleo.

4 - CERTIFICAÇÃO E CONTRATAÇÃO NO SETOR PETRÓLEO

A Certificação como instrumento de inserção de uma Empresa Prestadora de Serviços no Setor Petróleo e Gás. A Gestão Ambiental e Responsabilidade Social como requerimentos básicos para a participação no Setor. A Legislação específica e Instrumentos Internos para Contratação nas Empresas do Setor.

5 - FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA DE PERFURAÇÃO E PRODUÇÃO DE PETRÓLEO

Exploração – Geologia do petróleo. Identificação e caracterização de bacias sedimentares. Principais características das bacias brasileiras. Principais formações. Comparação com outras bacias. Métodos de análise de bacias: geofísica, geoquímica, gravimetria, etc. Seleção de blocos e definição de locações. Estudos de casos. Noções de perfuração. Noções sobre reservatórios. Noções sobre tecnologia de perfuração. Operações básicas em completação. Principais tecnologias de produção onshore e offshore. Desenvolvimento da produção. Escoamento da produção de petróleo e gás. Estudos de casos.

6 - FUNDAMENTOS DA TECNOLOGIA DE REFINO TRANSPORTE E COMERCIALIZAÇÃO

Os Processos de Refino. O Parque Brasileiro de Refino e seus Contrastes em comparação com o Parque Mundial. Os Novos Projetos no Parque de Refino do Brasil com as Novas Refinarias. O Transporte através de um Agente independente. O Modelo Societário no Gás. A Logística e a Comercialização dos Excedentes de Óleo e Derivados.

7 - GEOPOLÍTICA E PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DO SETOR PETRÓLEO

A Importância Estratégica do Petróleo. A Participação do Petróleo na Matriz Energética das Principais Economias. O Significado do Petróleo para as Transações Internacionais. A Participação do Petróleo nas Importações e Exportações dos Países. As Empresas Transnacionais Majors. As Relações de Dependência entre Reserva / Produção e Consumo de Petróleo. Os Conflitos Internacionais. As Instituições Normativas, as Principais Variáveis, Atores no Setor. Análise Retrospectiva do Setor Petróleo no País. Mapeamento da Situação Atual no Brasil e no Mundo. Macro Trends Internacionais. Definição das Variáveis Críticas. Leitura dirigida dos Cenários Setoriais. Potencialidades de Crescimento e Constrangimentos. Informações Públicas do Setor , da ANP e Agentes Regulados. A Disciplina será conduzida dentro de uma abordagem acadêmica e didática, sem objeto e preocupação com identificação de personagens reconhecidamente presentes no Cenário Brasileiro e Internacional.

8 - GESTÃO DE PROJETOS NO SETOR PETRÓLEO E GÁS

Oferecer aos alunos uma visão estruturada e abrangente dos conhecimentos necessários ao gerenciamento eficaz de projetos, sob a perspectiva dos projetos do setor Petróleo, na tentativa de estabelecer linguagem comum sobre o tema.

9 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional.

10 - PETRÓLEO GÁS E DERIVADOS

Composição do petróleo. Classificação dos óleos crus. Gás natural. Porque a necessidade de produtos cada vez mais específicos. Propriedades físico-químicas. Métodos analíticos de determinação das características físicas e químicas de óleos e derivados. O papel do petróleo como energético e como matéria prima. Perspectivas para o futuro. `preços relativos no Brasil e nos Principais Mercados

11 - PRINCIPAIS PROJETOS NA INDÚSTRIA BRASILEIRA

O Setor Petróleo formulou um Plano estratégico que comporta quase US$ 100 bilhões de Investimentos no Período. Esta módulo se propõe a formular um banco de dados com a descrição sucinta dos principais projetos de investimentos em suas diferentes fases na indústria nacional, com informações atualizadas como porte complexidade, valor do investimento, contratos realizados etc demais informações de interesse das empresas prestadoras de serviços participantes do Setor Petróleo. Informações atualizadas sobre projetos em estudo e projetos já Autorizados nas diferentes esferas, incluindo a Autorização formal pela ANP. Destacando sempre os Compromissos de Preservação dos Recursos Naturais dos Agentes Participantes do Setor Petróleo na próxima Década.

12 - REGULAÇÃO DO SETOR PETRÓLEO DO BRASIL

Filosofia e Estruturação da atividade de Regulação no Brasil e no Mundo. A Agência Nacional de Petróleo e seus Agentes Regulados. Informações disponíveis e Informações fornecidas pela ANP. Seu relacionamento com os Agentes Regulados, sua Estrutura, seus Desafios e suas Conquistas. Sua Importância em função da Concentração da Atividade. Leilões, Concessões e Autorizações concedidas pela ANP.

Requisitos

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
1 foto 3x4 atual

Oferta Educativa semelhante