Pós-graduação em Gráfica Digital (Pelotas, Rio Grande do Sul)

Universidade Federal de Pelotas

Localização:Pelotas - Rio Grande do Sul

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Bem-vindo ao Curso de Especialização em Gráfica Digital O Curso de Especialização em Gráfica Digital, oferecido pela Universidade Federal de Pelotas, tem a proposta de promover o estudo, a apropriação e a aplicação das tecnologias de representação gráfica digitais nas diferentes áreas do conhecimento. É oferecido anualmente, desde 1999, e ao longo de suas edições tem incrementado a formação de profissionais liberais, em especial arquitetos, artistas e designers, contribuindo, principalmente, para a formação docente na área de representação gráfica e digital. O curso destina-se aos graduados que buscam avançar no reconhecimento das tecnologias informáticas e digitais para a representação gráfica da forma e da aparência de objetos concretos ou idealizados. A proposta é aberta aos profissionais oriundos das diversas áreas de formação, tendo em vista as possibilidades que a Gráfica Digital vem demonstrando em potencializar processos de comunicação e compreensão de todo o tipo de informação. As atividades do Curso são norteadas por projetos de pesquisa, ensino e extensão. Particularmente o Projeto Modela Pelotas, que está em sua terceira edição, incentiva a adoção de elementos da arquitetura da cidade de Pelotas, especialmente aquela de valor histórico e patrimonial reconhecido, como referência para a geração de modelos digitais tridimensionais, possibilitando a conexão com outras áreas como a História e o Turismo. Projetos de produção de materiais didáticos em formato digital têm promovido o reconhecimento da área para potencializar processos de ensino/aprendizagem, especialmente para a modalidade a distância. Através destes projetos a produção do Curso tem tido a contínua oportunidade de ser discutida e visualizada em fóruns científicos de projeção nacional e internacional. Histórico do Curso de Especialização em Gráfica Digital O Curso de Especialização em Gráfica Digital se estabeleceu em 2002, como resultado do processo de reestruturação do Curso de Especialização em Desenho. Este Curso de origem foi criado em 1999 no âmbito de um departamento, Departamento de Desenho Técnico e Gráfica Computacional, que desde a sua criação exercia um ensino de "desenho” de caráter técnico apoiado em tecnologias tradicionais de representação. Com o advento de novas tecnologias e o estabelecimento da Gráfica Computacional como um novo saber pertinente ao ensino e atividade do Desenho, houve a busca de atualização e formação específica por parte de professores em nível de Mestrado e Doutorado. Desta forma, intensificaram-se os estudos de aplicações da Gráfica Computacional direcionados aos saberes tradicionalmente ministrados pelo Departamento Tanto no momento de criação do primeiro programa de pós-graduação, como no momento de reestruturação tomaram-se como referência as discussões apresentadas em fóruns específicos do Desenho, tais como as edições do "Simpósio Nacional de Geometria Descritiva e Desenho Técnico" - Gráfica, realizadas pela Associação Brasileira de professores de Geometria Descritiva e Desenho Técnico, que já tratavam de questões específicas da atividade de representação gráfica a partir de novas tecnologias desde 1994. Tais discussões foram sendo ampliadas e reafirmadas ao longo do tempo também em fóruns mais abrangentes como são os Simpósios Ibero-Americanos de Gráfica Digital, SIGRADI, ou ainda os Simpósios de caráter correspondente ao SIGRADI, como ECAADE (Europa), ACADIA (América do Norte) e CAADRIA (Ásia/Oceania). Nesta trajetória foi sendo percebido o advento da Computação Gráfica como instigador de um novo processo pedagógico para as disciplinas de desenho, considerando o fato de que a Gráfica Computacional não se constitui simplesmente em um novo instrumento de representação gráfica. Oferece recursos capazes de resolver operações geométricas planas e espaciais com maior facilidade, rapidez e precisão em relação aos processos e métodos tradicionais de áreas do Desenho como a Geometria Descritiva, Perspectiva ou Desenho Geométrico. Se por um lado o projetista fica liberado de executar operações gráficas manuais, se foi percebendo que o raciocínio espacial passa a ser uma habilidade bastante exigida com a Gráfica Computacional. Desde as primeiras atividades didáticas deste programa buscava-se integrar o estudo dos conceitos e métodos do "desenho tradicional" ao trabalho com a Gráfica Computacional. Em primeiro lugar, pela convicção de que não se podia prescindir de todo um conhecimento Página 1 de 3 geométrico construído ao longo de séculos para utilizar-se a Computação Gráfica de modo consistente. Em segundo, entendendo que, para que o estudante estivesse habilitado a participar da discussão desta grande questão (desenho tradicional X desenho computacional) era importante que ele resgatasse ou adquirisse conhecimentos de ambos os segmentos. A estrutura do Curso de Especialização em Desenho estava organizada em quatro módulos. Três destes módulos eram ministrados pelo departamento responsável pelo Curso, Departamento de Desenho Técnico e Gráfica Computacional (DTGC). Estes três módulos englobavam disciplinas de Gráfica Computacional, Projeção Cilíndrica, Projeção Cônica e Geometria Plana. O quarto módulo do curso era ministrado pela Faculdade de Educação e englobava as disciplinas “Metodologia do Ensino” e “Introdução à Pesquisa”. A cada semestre os alunos cursavam quatro disciplinas, uma de cada módulo, todas as disciplinas de caráter obrigatório. Desde a primeira edição começou-se a delinear o propósito de adotar como referência para os processos de modelagem a representação de objetos arquitetônicos de interesse patrimonial para a cidade de Pelotas, tendo-se em vista o esforço demandado para este tipo de atividade e a possibilidade destes modelos serem significativos para outras áreas do conhecimento, como História, Turismo, Arquitetura. Foram realizadas três edições do Curso de Especialização em Desenho, 1999, 2000 e 2001, obtendo-se resultados indicativos da necessidade do tipo de formação oferecida. Esta necessidade referia-se não somente à realidade profissional, mas também às questões relacionadas ao próprio ensino de Desenho daquele momento, desde os níveis fundamentais passando pela graduação até a pós-graduação. A intenção expressa no projeto de criação do Curso, de possibilitar um impulso ao desenvolvimento nas realidades de trabalho dos profissionais egressos, estava tendo êxito. A maioria dos estudantes que ingressou no curso pouco utilizava a Gráfica Computacional e verificou-se que, ao final, não só apropriou-se desta prática como, o mais importante, incorporou-a na sua atividade profissional. O objetivo de estimular profissionais e professores de desenho a produção científica estava sendo atingido à medida que os temas das monografias estavam induzindo discussões e estudos mais avançados. Avaliou-se que cada vez mais se conseguia configurar a indissociabilidade entre ensino e pesquisa. As produções no âmbito deste curso de pós-graduação interagiam com as práticas de ensino, inclusive de Graduação, atualizando-as, e estas, por sua vez, questionando as práticas de pesquisa. Considerou-se, naquele momento, que o Curso de Especialização em Desenho atingia os objetivos que propôs no seu projeto, contribuindo de modo significativo à formação dos profissionais egressos. Provavelmente, seguindo na mesma linha, continuaria a trazer contribuições substanciais. No entanto, é desejável que o currículo de um Curso seja um processo dinâmico, que esteja constantemente sendo revisto à luz de outros objetivos profissionais e educacionais e dos novos conhecimentos que vão sendo adquiridos por seu corpo docente, consoantes com a pesquisa mais Página 2 de 3 atualizada na área. Neste sentido encaminhou-se um projeto de reestruturação do Curso em que, para evidenciar este processo, optou-se por adotar o título de Especialização em Gráfica Digital, em sintonia com a designação utilizada em fóruns científicos específicos da área de representação gráfica tal como o SIGRADI (Simpósio Ibero americano de Gráfica Digital). O principal diferencial proposto nesta reformulação é a reestruturação do Curso em torno dos saberes da Modelagem Geométrica e Visual, saberes próprios da Informática Gráfica que embasam o estudo de todas as formas de descrição gráfica da geometria e da aparência dos objetos concretos ou idealizados. A partir do estudo destes saberes torna-se possível um estudo mais aprofundado nas principais áreas de aplicação da Informática Gráfica como animação, realidade virtual e multimeios. O Curso de Especialização em Gráfica Digital caracteriza-se, atualmente, por quatro módulos fundamentais: Módulo de Modelagem Geométrica, Módulo de Modelagem Visual, Módulo de Fundamentos e Aplicações de Informática Gráfica e o Módulo de Ensino e Pesquisa. Nesta perspectiva, contextualizam-se os saberes tratados tradicionalmente no âmbito do ensino do Desenho, percebendo-se suas dimensões diante de estudos mais amplos como os propostos pela Gráfica Computacional. Os conceitos de parametrização e simulação passam a ser norteadores das atividades de representação, atribuindo maior liberdade ao controle da forma. Tais conceitos, possibilitados pela automatização dos aspectos operacionais do funcionamento de sistemas projetivos abrem espaço para o investimento para estudos detalhados da forma geométrica. Desde a sua reestruturação o Curso passou a investir na possibilidade de flexibilizar a forma de promoção das situações de ensino/aprendizagem. Foram sendo realizados experimentos na modalidade educativa à distância, como alternativa para possibilitar o acesso de diferentes profissionais à formação oferecida por esta pós-graduação. Considerou-se a proposta, da referida modalidade, de adequação e respeito ao ritmo de construção do conhecimento individual, compatibilizando horários e locais de estudo. E, de acordo com a infra-estrutura disponível, de estratégias e materiais didáticos, a modalidade de educação a distância pode possibilitar que o estudante parta de diferentes níveis de aprofundamento, compatível com sua formação prévia. Nesta perspectiva, este Curso, tem buscado promover situações didáticas que possam estar disponíveis a qualquer tempo e lugar, no contexto da Internet, oferecendo um espaço para a formação continuada, de atualização para profissionais específicos da área de Expressão Gráfica assim como para aqueles que objetivem ampliar sua formação, abarcando também a área referida.

Plano de estudos

Disciplinas do Curso Fundamentos e Aplicações em Informática Gráfica Fundamentos da Informática Gráfica Aplicações da Informática Gráfica Modelagem Geométrica Modelagem Geometrica I Modelagem Geometrica II Modelagem Visual Modelagem Visual I Modelagem Visual II Ensino e Pesquisa Metodologia do Ensino Metodologia da Pesquisa Seminários de apoio à Monografia

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