Pós-graduação em História (Pelotas, Rio Grande do Sul)

Universidade Federal de Pelotas

Localização:Pelotas - Rio Grande do Sul

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Pelotas foi reconhecido e recomendado pela CAPES no ano de 2009 e tem sua primeira turma de Mestrado prevista para funcionar a partir de primeiro semestre de 2010. A área de concentração do Programa é “Fronteiras e Identidades”, contando com três linhas de pesquisa, “Política e Estado”, “Sociedade e Cultura” e “Artes e Conhecimento Histórico”. Atualmente o PPGH é constituído pelo Curso de Mestrado em História. O Programa é resultado do esforço coletivo dos professores de História da Universidade Federal de Pelotas em busca de ensino e pesquisa de qualidade. A proposta aponta para o estudo de fenômenos históricos não com base num espaço geográfico ou grupo específico, mas na própria idéia de fronteira e de identidade em si mesmas e as múltiplas possibilidades de interpretação e aplicação desses dois conceitos. O PPGH/UFPel é segundo programa de pós-graduação stricto sensu sediado em instituição pública, no Rio Grande do Sul e o primeiro programa em História na metade Sul do Estado, abrindo caminho para a expansão do estudo da história numa perspectiva acadêmica e permanente. Descrição das Linhas Política e Estado A linha congrega a discussão da História Política sustentada no pluralismo teórico-metodológico, tendo por horizonte tentativas de reflexão e definição de distintos fenômenos, eventos e processos históricos considerando as idéias e as práticas de aproximação ou distanciamento (o sentido da fronteira conceitual), bem como, as idéias e práticas de caracterização ou categorização (o sentido da identidade conceitual). A linha tem por objetos preferenciais as relações de poder, a dominação, a dimensão do público, o Estado, a sociedade, a exclusão, o pensamento político, o território, as políticas econômicas, as instituições, os fenômenos de migração e o espaço. Sociedade e Cultura No quadro dos estudos da História Social e Cultural, a linha congrega as discussões das fronteiras e identidades em seus aspectos mutáveis e relacionais. Analisa as fronteiras sócio-culturais entre classes, grupos ou setores e seus mecanismos de integração e afirmação social; o processo de formação e evolução de suas identidades e seus instrumentos associativos e culturais. Enfoca as diversas formas de manifestação e expressão do social que permitem a construção das identidades individuais ou coletivas, como: a saúde, o lazer, a cultura, a educação, a religião. Arte e Conhecimento Histórico A linha agrega discussões que estão na fronteira disciplinar História e Arte. Os principais eixos temáticos são Música, Literatura e Artes Visuais, investigados com um amplo leque de abordagens como: produção/recepção/difusão de produtos artísticos e suas relações de sociabilidade; práticas artísticas urbanas; práticas e ritos consagratórios da imagem; representações literárias, musicais e visuais; patrimônio e cultura material; cultura visual; estudos de iconologia e musicologia. Procura desenvolver as reflexões sobre a identidade do conhecimento histórico, no seu caráter historiográfico, teórico, metodológico e na sua docência, bem como nas suas relações interdisciplinares e na geração de conhecimento baseado na interface e diversidade de fontes. As pesquisas desta Linha também analisam os artefatos artísticos como fonte histórica e sua preservação.

Plano de estudos

DISCIPLINA Cultura e identidade étnica Educação e ensino de história Estado e sociedade História das rel. Internacionais História e literatura História e mídia História e música História e sociedade História, artes e imagens História, teoria e met. De pesquisa Historiografia I Historiografia II Historiografia III Política e ocupação do espaço Política, idéias e instituições Trabalho e cultura Seminário de orientação I Seminário de orientação II Seminário de orientação III Seminário de orientação IV Seminário especial I Seminário especial II Seminário especial III Tópico especial I Tópico especial II Tópico especial III

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