Pós-graduação em Medicina do Trabalho (Presidente Prudente, São Paulo)

Universidade do Oeste Paulista

Localização:Presidente Prudente - São Paulo

Duração:2 Anos

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Apresentação
A UNOESTE hoje:Fundada em 10 de janeiro de 1972, a Associação Prudentina de Educação e Cultura (Apec), mantenedora da Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE), situada no Bairro Bongiovani / Cidade Universitária em Presidente Prudente, SP, iniciou suas atividades com o objetivo de contribuir com o ensino superior do País.Universidade reconhecida pelo MECApós anos de muito trabalho e seriedade no campo do ensino superior, estrutura física, científica, tecnológica e corpo docente totalmente condizente com os padrões exigidos pelo MEC, ocorreu a transformação das faculdades da Associação Prudentina de Educação e Cultura (APEC) em Universidade do Oeste Paulista. Esta conquista foi concretizada ainda na década de 80. A Portaria Ministerial nº 83, de 12 de fevereiro de 1987 reconhecia a Universidade do Oeste Paulista (UNOESTE) mantida pela Apec. Um marco fundamental: desde 1987 então a UNOESTE passou a ter credenciamento e autonomia para criar, organizar e manter cursos de graduação e de pós-graduação. Em maio de 2009, o MEC, através do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes, Lei 10.861 de 14/04/2004), após criteriosa avaliação institucional manteve o status de Universidade para a UNOESTE.Ao comemorar 38 anos de fundação, a Apec/UNOESTE continua oferecendo Ensino Superior de qualidade num excelente complexo universitário que conta atualmente com: . Graduação: 51 cursos presenciais (bacharelado, licenciaturas e graduação tecnológica) nas diferentes áreas do conhecimento;. Pós-graduação: mais de 50 cursos presenciais de especialização em nível lato sensu;. Mestrados nível stricto sensu (presenciais) nas áreas: Educação, Agronomia e Ciência Animal - todos recomendados pela Capes;. Centenas de cursos de extensão (presenciais);. A UNOESTE mantém ainda a Coordenadoria de Educação a Distância com 16 cursos de aperfeiçoamento (à distância), 49 de extensão (à distância) e 1 de especialização (à distância), em diferentes áreas.


Objetivos
Gerais - capacitar médicos a realizarem as seguintes tarefas e habilidades:I - Estudo do TrabalhoII - Atenção integral à saúde dos trabalhadores (nível individual e coletivo)III - Formulação e implementação de Políticas e Gestão da Saúde no TrabalhoIV - Produção e divulgação de conhecimentos técnico-científicos, estabelecimento de protocolos e de normas de procedimentosV - Educação permanente: saber estudar e manter-se atualizadoEspecíficos - espera-se que além dessas competências mínimas, o profissional médico seja capaz de:. Realizar exames de avaliação da saúde dos trabalhadores (admissionais, periódicos, demissionais), incluindo a história médica, história ocupacional, avaliação clínica e laboratorial, avaliação das demandas profissiográficas e cumprimento dos requisitos legais vigentes (Ministério do Trabalho (NR-7); Ministério da Saúde - SUS; Conselhos Federal/Estadual de Medicina, etc.);. Diagnosticar e tratar as doenças e acidentes relacionados com o trabalho, incluindo as providências para reabilitação física e profissional; . Prover atenção médica de emergência, na ocorrência de agravos à saúde não necessariamente relacionados ao trabalho; . Identificar os principais fatores de risco presentes no ambiente de trabalho decorrentes do processo de trabalho e das formas de organização do trabalho e as principais conseqüências ou danos para a saúde dos trabalhadores;. Identificar as principais medidas de prevenção e controle dos fatores de risco presentes nos ambientes e condições de trabalho, inclusive a correta indicação e limites do uso dos equipamentos de proteção individual (EPI); . Implementar atividades educativas junto aos trabalhadores e empregadores;. Participar da inspeção e avaliação das condições de trabalho com vistas ao seu controle e à prevenção dos danos para a saúde dos trabalhadores; . Avaliar e opinar sobre o potencial tóxico de risco ou perigo para a saúde, de produtos químicos mal conhecidos ou insuficientemente avaliados quanto à sua toxicidade; . Interpretar e cumprir normas técnicas e os regulamentos legais, colaborando, sempre que possível, com os órgãos governamentais, no desenvolvimento e aperfeiçoamento dessas normas; . Planejar e implantar ações para situações de desastres ou acidentes de grandes proporções; . Participar da implementação de programas de reabilitação de trabalhadores com dependência química; . Gerenciar as informações estatísticas e epidemiológicas relativas à mortalidade, morbidade, incapacidade para o trabalho, para fins da vigilância da saúde e do planejamento, implementação e avaliação de programas de saúde; . Planejar e implementar outras atividades de promoção da saúde, priorizando o enfoque dos fatores de risco relacionados ao trabalho


Justificativa
A Medicina do Trabalho é a especialidade médica que lida com as relações entre homens e mulheres trabalhadores e seu trabalho, visando não somente a prevenção dos acidentes e das doenças relacionadas ao trabalho, mas a promoção da saúde e da qualidade de vida.Classicamente, a Medicina do Trabalho está construída sobre dois pilares: a Clínica e a Saúde Pública.Entretanto, cada vez mais, compartilha responsabilidades com outras especialidades médicas e profissões de outros campos do conhecimento, entre elas, a Ergonomia, a Toxicologia, a Higiene Ocupacional, Fisioterapia e Terapia Ocupacional, a Engenharia de Segurança no Trabalho e a Saúde Ambiental.Como conseqüência, estabelece-se um conflito inevitável de interesses, que preside o cotidiano do exercício da especialidade. Assim, é muito importante reconhecer este duplo compromisso e preparar os profissionais para lidar com as situações dele decorrentes. O conhecimento técnico-científico orienta as práticas, porém, a resolução ou negociação desses conflitos deve estar submetida aos preceitos éticos.A partir desta compreensão é possível definir as atribuições da Medicina do Trabalho e as ações esperadas dos profissionais, que vão orientar os processos de capacitação e educação continuada.Assim, os médicos do trabalho deverão estar preparados para identificar e tipificar as relações Trabalho-Saúde-Doença, restaurar a saúde, evitar que o trabalho determine ou contribua para o adoecimento, facilitando, na medida do possível, que ele se torne uma oportunidade de melhoria da saúde e da qualidade de vida.O exercício da Medicina do Trabalho tem sido substancialmente modificado na atualidade, em decorrência dos processos de reestruturação produtiva. As mudanças rápidas e radicais no "mundo do trabalho", sustentadas pelas inovações tecnológicas e novas formas de organizar e gerenciar o trabalho repercute de forma dramática, sobre as condições de vida e a saúde dos trabalhadores, exigindo dos médicos do trabalho competência técnica e posturas éticas para lidar com essas questões.

Público Alvo
- Médicos com CRMO médico após concluir a residência médica ou algum curso de Pós-Graduação médica, terá, obrigatoriamente, que se submeter ao Exame Nacional de Título de Especialista e nele ser aprovado, para ser considerado especialista. As provas são realizadas pelas Sociedades Médicas, acreditadas pelo CFM, respeitando as exigências do Edital de cada Sociedade Médica. Estas Sociedades têm a prerrogativa de estabelecer as exigências para a inscrição no exame de título e emitir o certificado de especialista. Essas determinações são provenientes do CFM.- Médicos já atuantes na área de Saúde do Trabalhador (como Médicos Assistentes de Médicos do Trabalho, Médicos Peritos, Assistentes Técnicos, Peritos do INSS) que desejam aprimorar seus conhecimentos, obter um reconhecimento acadêmico de suas habilidades.

Requisitos

Documentos para Matrícula
- Ficha de inscrição devidamente preenchida;
- 1 fotos 3X4 recente;
- Cópia do diploma de curso superior - Medicina;
- Cópia do CRM

Oferta Educativa semelhante