Pós-graduação em Prevenção e Tratamento de Abuso de Drogas Psicoativas (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Duração:520 Horas

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Introdução Os problemas relacionados ao abuso de álcool e de outras substâncias psicoativas demandam a atenção de profissionais da área da saúde e atingem, em escala crescente, o homem em toda sua complexidade bio-psico-socio-espiritual. Observa-se um crescente aumento do consumo, da produção e da síntese de substâncias psicoativas, cada vez mais potentes, bem como da apologia de um padrão hedonista de uso de drogas. Os problemas que envolvem as drogas se agravam nos dias atuais, como resultado deste hedonismo, colocando o prazer, não mais referido ao grupo, mas ao próprio indivíduo. O abuso de substâncias psicoativas revela uma exigência contemporânea: prazer imediato sem a mediação do dever, do compromisso, da lei. Torna-se necessária, portanto, a capacitação de pessoal especializado para atuar na prevenção e no tratamento de quadros clínicos relacionados ao abuso de substâncias em suas facetas médicas, psíquica, social, econômica e jurídica. Considerando-se o atendimento à saúde dos envolvidos com o abuso de álcool e demais drogas – pacientes, familiares, educadores, empresas e outras instituições, temas como preconceitos, humanização de cuidados, respeito à diversidade e interdisciplinaridade emergem e já vem orientando a formulação de políticas públicas na maioria dos países, entre os quais, o Brasil. Como reflexo destas novas direções e do crescente consumo e de suas conseqüências, as oportunidades para atuação de profissionais da área de saúde, neste campo, vêm se multiplicando. Vários grupos privados ou inseridos em instituições universitárias já trabalham na área e se interessam pelos temas a ela referidos, promovendo, além de cuidados diversos, encontros, palestras, simpósios, seminários, bem como organizando cursos de extensão ou, até, propondo cursos de pós- graduação latu sensu. Objetivo Proporcionar conhecimentos atualizados sobre pesquisas relacionadas ao consumo de substâncias psicoativas e às modalidades de prevenção e tratamento disponíveis. Contextualizar aspectos históricos, sócio-culturais e epidemiológicos do uso, abuso e dependência de substâncias psicoativas. Favorecer a articulação entre o conhecimento científico e a prática clínica. Capacitar o profissional a atuar, a partir de uma perspectiva interdisciplinar, em programas de prevenção, bem como em vários tipos de intervenção com pacientes e familiares, incluindo nos locais de trabalho. Apresentar uma visão crítica do contexto atual das políticas públicas relacionadas ao abuso de substâncias psicoativas.

Plano de estudos

Programa 01. Questões Conceituais 02. Transtornos Relacionados às Substâncias Específicas 03. Mecanismos Cerebrais 04. Co-Morbidades Psiquiátricas 05. Patologias Clínicas Associadas 06. Avaliação Neuropsicológica, Psicológica e Neurológicas Complementares 07. Família e Abuso de Drogas 08. Programas de Prevenção ao Uso de Drogas 09. Sociologia, Antropologia e Política do Uso de Drogas 10. Aspectos Filosóficos do Uso de Drogas 11. Tratamento - Módulo I 12. Tratamento - Módulo II 13. Tratamento - Módulo III 14. Tratamento - Módulo IV 15. Seminários de Pesquisa 16. Prática Supervisionada 17. Monografia. Obs. A monografia ou o trabalho de conclusão é obrigatório para os cursos de Especialização.

Requisitos

Público Alvo Médicos, psicólogos e profissionais da área de Saúde, Educação e demais, com curso superior completo, cujo campo de atuação lide com questões relacionadas ao consumo de substâncias psicoativas.

Oferta Educativa semelhante