Pós-graduação em Psicologia Escolar (On-line)

Universidade de Santo Amaro

Duração:1 Ano

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:On-line

Características

A Psicologia se constituiu historicamente como uma das ciências na qual a Educação busca uma integração para entender e intervir nas questões escolares. Essa contribuição se deu, em diversos momentos, a partir de uma transposição simplificada e reducionista sobre os fenômenos que se desenvolvem no cotidiano escolar.

A legislação brasileira, na área educacional, a rigor, apresentou um grande avanço com a promulgação da Constituição de 1988. O capítulo de educação nela inserido deu os rumos da legislação posterior, seja no âmbito dos estados, dos municípios e do Distrito Federal. A partir daí, surgiram novas leis para regulamentar os artigos constitucionais e estabelecer diretrizes para educação no Brasil.

O presente curso pauta-se no interesse crescente do estudo de temáticas relativas à conexão Psicologia e Educação, visando a ampliação do conhecimento das estratégias nos cotidianos da escola e da instituição como um todo, nas estratégias de liderança e técnicas de dinâmica de grupo em sala de aula e nos educadores, fundamentando-se nos conhecimentos científicos da Psicologia.

Além disso, são apresentadas algumas contribuições da Psicologia para o entendimento da escola, suas práticas e processos escolares. Para tanto, a bibliografia se baseia no trabalho de alguns autores que têm contribuído para a construção de referenciais teóricos que levam em consideração a natureza complexa e multideterminada das relações interpessoais e dos fenômenos psicossociais que se desenvolvem no dia-a-dia das escolas.

Objetivos

Fundamentar e ampliar a atuação dos psicólogos, pedagogos e profissionais afins na área da Psicologia Escolar para o entendimento dos fatores psicológicos envolvidos nos processos de educação, ensino-aprendizagem, dificuldades de aprendizagem e de relações interpessoais na escola, objetivando auxiliá-los na compreensão e condução das estratégias de prevenção, promoção, tratamento e tomadas de decisão junto ao aluno, professor, família e demais integrantes da escola enquanto instituição.
Proporcionar um conhecimento teórico e prático da concepção de Psicologia Escolar e as diferentes influências no desenvolvimento das questões consequentes à relação aluno, escola e família.
Promover as habilidades e o raciocínio científico da Psicologia Escolar dentro da escola enquanto um espaço de conhecimento multidisciplinar, interdisciplinar e institucional, assim como o desenvolvimento de atividades de pesquisa.

Perfil do egresso
O profissional deverá ser capaz de observar, analisar os dados, formular hipóteses, definir problemas, equacionar soluções, intervir por meio de ações específicas que norteiam as ações dos profissionais de Educação e atuar de forma preventiva no ambiente escolar tendo por base a atitude investigativa e científica.

Plano de estudos

Núcleo de Disciplinas

Fundamentos Psicológicos da Aprendizagem
Psicologia Escolar e Desenvolvimento Humano
Psicologia Escolar no Processo de Gestão
Dinâmica de Grupo e Relações Humanas
Liderança em Sala de Aula
Dinâmica de Grupo Aplicada à Educação
Psicologia no Cotidiano Escolar
Estratégias no Cotidiano Escolar
Estratégias de Intervenção em Educação
Psicologia Escolar e Educação
Metodologia Científica
Didática do Ensino Superior
Núcleo de Pesquisa e/ou Estágios
Projeto de Pesquisa
Trabalho de Conclusão de Curso
Público alvo
Psicólogos, pedagogos e profissionais de formação afim.

Requisitos

Documentos para matrícula

Xerox do RG e CPF;
Diploma de graduação ou certificado de conclusão com data de colação de grau*;
Histórico Escolar;
Currículo profissional (Lattes ou Vitae);
1 foto 3x4.

*Até o final do curso, o aluno deverá apresentar o diploma de graduação