Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Contagem, Minas Gerais)

Institutos Superiores de Ensino do Censa

Localização:Contagem - Minas Gerais

Duração:18 Meses

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Proposta do Curso: Considerando a especificidade e complexidade do exercício da Psicopedagogia, bem como o Projeto Lei 3124/97, O curso de Pós-graduação em Psicopedagogia do ISECENSA visa proporcionar aos profissionais de nível superior interessados no estudo dos processos de aprendizagem e dos obstáculos que se interpõem à sua consecução, instrumentos teóricos e clínicos para uma intervenção psicopedagógica clínica e institucional. Qualifica o profissional em sua prática, capacitando-o a realizar diagnóstico, intervenção, e prevenção de problemas e dificuldades de aprendizagem dentro de uma perspectiva clínica e institucional humanista. Este se orienta pelas disposições estabelecidas na Resolução CES/CNE nº 1, de 3 de abril de 2001 e na Portaria n.º.180, de 6 de maio de 2004 do MEC/SESU, relativas aos cursos de pós-graduação lato sensu oferecidos por instituições de ensino superior ou por instituições especialmente credenciadas para atuarem nesse nível educacional. O Curso contemplará as atuações do psicopedagogo em diferentes espaços formais e não formais nas dimensões: institucional e clínica, considerando a interdependência das mesmas e a unicidade da atuação profissional.

Plano de estudos

Estrutura curricular: 1. Fundamentos epistemológicos da psicopedagogia 2.Fundamentos éticos da psicopedagogia institucional e clínica Estágio I – Anamnese – Estágio em escola para detectar problemas e transtornos 3. A Etiologia dos problemas de Aprendizagem I (dificuldades e transtornos) 4.Desenvolvimento cognitivo, sócio-afetivo e implicações na aprendizagem Estágio II – Provas de Piaget 5. Desenvolvimento psicomotor e implicações na aprendizagem 6. Psicogênese da Língua oral e escrita Estágio III – Avaliação psicomotora e Linguística 7. Diagnóstico dos transtornos de aprendizagem 8. Instrumentos para a avaliação diagnóstica e intervenção I Estágio IV – Avaliação de transtornos sócio-afetivos 9.Metodologia científica e produção do conhecimento em psicopedagogia 10. Instrumentos para avaliação diagnóstica e intervenção II Estágio V 11. A construção do conhecimento lógico-matemático 12. Neurociências aplicada à aprendizagem Estágio VI 13. Psicanálise e aprendizagem 14. A arte, literatura e as novas tecnologias como instrumentos psicopedagógicos 15. Psicopedagogia em diversos contextos (escolar, empresarial e hospitalar) Estágio VII 16. Orientação Monográfica 17. Supervisão de Estágio

Oferta Educativa semelhante