Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional (Presidente Prudente, São Paulo)

Universidade do Oeste Paulista

Localização:Presidente Prudente - São Paulo

Duração:18 Meses

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivos
-Possibilitar a formação de especialistas em Psicopedagogia, por meio da compreensão dos fundamentos e da prática psicopedagógica, que viabilizem a ação preventiva e terapêutica dos Transtornos/Dificuldades de Aprendizagem no nível institucional e clínico.
-Oferecer recursos teórico-práticos voltados para a atividade docente, numa perspectiva-crítico-analítica;
- Desenvolver habilidades de observar e analisar situações que acarretam dificuldades de aprendizagem, bem como de propor nativas de solução.
- Capacitar profissionais para atuarem na área de Psicopedagogia, através de uma formação interdisciplinar, reflexão crítica e participação na produção e sistematização do saber psicopedagógico.
 No enfoque clínico: Desenvolver competências e habilidades no aluno, preparando-o para trabalhar na identificação, análise, e na elaboração de uma metodologia de diagnóstico e de intervenção/orientação (individual, grupal, familiar e dos profissionais envolvidos) nas questões que envolvem a aprendizagem humana;
 No enfoque institucional: Considerando-se que o objeto de estudo é a pessoa em desenvolvimento e as alterações de tais processos, buscar-se-á desenvolver competências e habilidades no aluno para que este seja capaz de focalizar as possibilidades do aprender, assim como melhorar a qualidade na construção da própria aprendizagem de alunos e professores, num sentido amplo, não deve se restringindo a uma só agência isto é, a educação formal, mas possibilitando a atuação preventiva do psicopedagogo na comunidade (Ongs, hospitais, empresas, creches, família).


Justificativa
A Psicopedagogia nasceu da necessidade de uma melhor compreensão do processo de aprendizagem e se tornou uma área de estudo específica que busca conhecimento em outros campos e cria seu próprio objeto de estudo.
A Psicopedagogia se ocupa da aprendizagem humana, o que adveio de uma demanda - o problema de aprendizagem, colocando num território pouco explorado, situado além dos limites da Psicologia e da própria Pedagogia - e evolui devido a existência de recursos, para atender esta demanda, constituindo-se assim, numa prática. Como se preocupa com o problema de aprendizagem, deve ocupar-se inicialmente do processo de aprendizagem. Portanto, vemos que a Psicopedagogia estuda as características da aprendizagem humana: como se aprende, como esta aprendizagem varia evolutivamente e está condicionada por vários fatores, como se produzem as alterações na aprendizagem, como reconhecê-las, tratá-las e preveni-las. Este objeto de estudo, que é um sujeito a ser estudado por outro sujeito, adquire características específicas a depender do trabalho clínico ou preventivo.
A distinção entre o trabalho clínico e o preventivo é fundamental. O primeiro, visa buscar os obstáculos e as causas para o problema de aprendizagem já instalado; e o segundo, estudar as condições evolutivas da aprendizagem apontando caminhos para um aprender mais eficiente.O trabalho clínico dá-se na relação entre um sujeito com sua história pessoal e sua modalidade de aprendizagem, buscando compreender a mensagem de outro sujeito, implícita no não-aprender. Nesse processo, onde investigador e objeto-sujeito de estudo interagem constantemente, a própria alteração torna-se alvo de estudo da Psicopedagogia. Isto significa que, nesta modalidade de trabalho, deve o profissional compreender o que o sujeito aprende, como aprende e porque, além de perceber a dimensão da relação entre o psicopedagogo e sujeito de forma de forma a favorecer a aprendizagem. No enfoque preventivo "a instituição, enquanto espaço físico e psíquico da aprendizagem, é objeto de estudo da Psicopedagogia, uma vez que são avaliados os processos didático-metodológicos e a dinâmica institucional que interferem no processo de aprendizagem.
O curso de Psicopedagogia da UNOESTE busca preparar o psicopedagogo dentro do enfoque clinico e preventivo, ou seja, em um trabalho direcionado para as condições de aprendizagem. Assim, está voltado para uma linha clinica/preventiva, contando com disciplinas que estudam o ato de aprender e os tipos de dificuldades de aprendizagem que podem ocorrer durante todo o processo ensino-aprendizagem da criança e do adolescente. A preocupação central é levar o profissional a compreender o processo do aprender, atentando à relação professor x aluno ou psicopedagogo x criança, conhecendo os recursos que podem propiciar o uso da capacidade de compreensão da criança.


Público Alvo
Graduados em Licenciatura em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia, Serviço Social, Terapia Ocupacional, Fisioterapia, Professores, Medicina (pediatria, neurologia, psiquiatria, psicanálise, etc.) e Professores, orientadores educacionais, e ainda profissionais graduados em curso superior que atuem ou queiram atuar em processos de transtornos e dificuldades de aprendizagem.
Mercado de Trabalho:
O especialista em psicopedagogia clínica e institucional poderá atuar em empresas no setor de RH, em escolas, creches e clínicas multidisciplinares. Poderá desempenhar atividades de coordenação, supervisão e orientação em projetos de aprendizagem e saúde, na prevenção e intervenção de problemas e dificuldades de aprendizagem e em pesquisas relacionadas ao processo de ensino/aprendizagem

Plano de estudos

Disciplinas do Programa
MODULO 1- PSICOPEDAGOGIA

1-Fundamentos da Psicopedagogia - 30h
2- Desenvolvimento Humano e processo de ensino-aprendizagem: questões contemporâneas - 50h
3- Psicopedagogia e o contexto escolar: 30h
4-Oficinas Psicopedagógicas: estratégias de formação e a expressão lúdico-criativa no trabalho psicopedagógico - 30h
5- Educação e avaliação das necessidades especiais: transtornos, distúrbios e dificuldades de aprendizagem -30h
6- Motivação e Aprendizagem - 10h
7- Métodos e Técnicas de Pesquisa - 30h
8-Neurobiologia do Conhecimento - 20h

MÓDULO 2- PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

1 Psicopedagogia Institucional - 20h
2- Intervenção psicopedagógica por meio do jogo simbólico, de construção, de regras e cooperativo - 20h
3- Linguagem e Produção do texto (compreensão e dificuldades) e Dislexia - 40h
4- Contribuições da fonoaudiologia na intervenção psicopedagógica - 10h
5 - Avaliação e Intervenção Psicopedalógica Institucional -20h
6-Estágio I- Instituições - 80h

MÓDULO 3- PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA

1-Psicopedagogia Clínica: fundamentos do diagnóstico - 30h
2- Avaliação e Intervenção Psicopedalógica Clinica -30h
3-Estagio II- Clinicas - 80h

Monografia

Requisitos

Documentos para Matrícula
- Ficha de inscrição devidamente preenchida;
- 2 fotos 3X4 recentes;
- Cópia do diploma de curso superior;
- Cópia do R.G. e do C.P.F;
- Curriculum vitae documentado;

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