Pós-graduação em Psicopedagogia (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

AVM - Faculdade Integrada

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Objetivo

Oportunizar conhecimentos aos profissionais das diversas áreas, que se mostram interessados em aprofundar seus conhecimentos acerca da aprendizagem humana, objetivando a participação no diagnóstico e no tratamento dos distúrbios da aprendizagem.

Plano de estudos

Disciplinas

1 - ALTERAÇÕES NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

Dificuldades, problemas e distúrbios de aprendizagem. Fracasso no processo de alfabetização e técnicas de intervenção. Deficiência mental e aprendizagem. Cegueira e aprendizagem. Autismo e aprendizagem. Síndrome de Asperger e Aprendizagem. Dislexia ou dificuldade para aprender a ler? TDAH ou Indisciplina? Diferenças entre dificuldades acentuadas de aprendizagem e deficiência mental. O papel da família no processo de aprendizagem das crianças e jovens. Adolescência e aprendizagem. Hábitos de estudo.

2 - ASPECTOS SOCIOLÓGICOS E ANTROPOLÓGICOS DA INFÂNCIA NO BRASIL

Infância e sociedade. Violência contra crianças e adolescentes. O papel do Estado. A família como cuidadora. Trabalho infantil. Cidania e direito a educação. Crianças em situação de risco.

3 - ATUAÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA INCLUSIVA.

O papel do Psicopedagogo na escola inclusiva. Teoria e prática da inclusão de alunos com deficiência mental, doença mental, surdez, cegueira, deficiência física, autismo, síndrome de Asperger, altas habilidades, TDAH e transtornos de linguagem.

4 - AVALIAÇÃO E INTERVENÇÃO PSICOPEDAGÓGICA NA ESCOLA.

O papel do Psicopedagogo na escola. Assessoramento ao professor e a equipe técnica. O trabalho com família. Reuniões de pais como experiências de aprendizagem. Formação continuada de professores e levantamento de demandas. Intervenções com alunos com dificuldades de aprendizagem e problemas de indisciplina. Violência na escola.

5 - DIDÁTICA PSICOPEDAGÓGICA

A medicalização do fracasso escolar. Práticas pedagógicas ineficazes. O currículo como produtor das dificuldades de aprendizagem. Aprendizagem significativa. Aprendizagem e motivação. A opção pelo fracasso. Multidisciplinaridade, Interdisciplinaridade, Pluridisciplinaridade e Transdisciplinaridade. O olhar psicopedagógico sobre os conteúdos escolares.

6 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

Métodos de estudo: fichamento, resenha, organização do trabalho científico. Referências bibliográficas. Métodos e técnicas de pesquisa. Projeto de pesquisa. Monografia. Elementos metodológicos da monografia. Uniformização redacional.

7 - NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO

Funções gerais do sistema nervoso e suas relações com a aprendizagem. Memória e aprendizagem. Concentração e aprendizagem. Emoção e aprendizagem. Percepção e Aprendizagem. Linguagem e Pensamento.

8 - PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO E DA APRENDIZAGEM

Áreas da Psicologia e as contribuições para a compreensão do desenvolvimento e da aprendizagem. O inato e o adquirido. O normal e o patológico.Pressupostos teóricos das Teorias de Freud, Piaget, Walon e Vygosty sobre o desenvolvimento e a aprendizagem. Pichon Rivière e o processo grupal. Concepções da Psicologia sobre o fracasso escolar.

9 - PSICOPEDAGOGIA INSTITUCIONAL

Conceito. Histórico. Gênese da fundamentação teórica. Áreas de atuação. Código de Ética do Psicopedagogo. A Psicopedagogia como Epistemologia Convergente. Autores contemporâneos. Diferenças entre a atuação institucional e clínica. A atuação do psicopedagogo nas escolas, nas empresas e nos hospitais. A Psicopedagogia Institucional e a prevenção dos problemas de aprendizagem. Possíveis intervenções sobre o fracasso escolar. Atuação com profissionais da escola. Atuação com famílias na escola

Requisitos

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA INSCRIÇÃO:

Xerox autenticada do diploma ou Certidão de graduação
Xerox do histórico da graduação
Xerox da identidade
1 foto 3x4 atual

Oferta Educativa semelhante