Pós-graduação em Psicossomática (São Paulo, São Paulo)

Faculdade de Ciências da Saúde

Localização:São Paulo - São Paulo

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Justificativa

A crescente demanda de conhecimento sobre a integração entre corpo, alma e espírito e a busca de conhecimento sobre as causas do adoecer e os caminhos da cura, são as principais razões para oferecermos este curso, que visa formar profissionais íntegros, facilitadores e multiplicadores deste espectro de homem e de cosmos sistêmico e holístico. Com isso, este curso é o primeiro e único curso oficial de psicossomática que enfoca, além das visões tradicionais da psicanálise, as abordagens humanistas, holistas, junguianas e transpessoais, integrando conhecimentos atuais advindos das neurociências e da genética com práticas milenares de cura do oriente e do ocidente. Razão que deu origem a este programa, com o objetivo de suprir a carência deste pensar e fazer integral frente aos vários sintomas de adoecimento que possam surgir isolados ou interligados aos aspectos biológicos, afetivos e emocionais, psicológicos, sociais, familiares, profissionais e espirituais dos seres humanos. Com isso, o profissional de saúde, que conhece este paradigma, terá uma visão de homem holística e humanista, reconhecendo que a doença, psíquica e ou somática, é um sinal de desequilíbrio do ser total, podendo se tornar um grande caminho para o crescimento e o restabelecimento da saúde e da evolução do ser.

Objetivos

Difundir e capacitar o aluno ao conhecimento e utilização das teorias, práticas e pesquisas da Psicossomática antiga, clássica, moderna e pós-moderna, percorrendo a ciência e práxis acumuladas desde os terapeutas de Alexandria, passando por Hipócrates, Hahnemann, Freud, Jung até desembocarmos nas práticas holísticas e conhecimentos modernos das neurociências e genética humana. Ensinando técnicas e conhecimentos sobre várias teorias que vão desde o relaxamento clássico até as contribuições da física quântica e dos conceitos de campo mórfico, abrangendo todos os conceitos básicos de psicossomática, que estudam os vários sintomas de adoecimento que afetam o humano individual e coletivamente. Desta forma, objetivamos proporcionar aos participantes conhecimentos teóricos e práticos deste pensar, no sentido de ampliar os conhecimentos adquiridos na formação universitária padrão, esperamos que, ao final do curso, o aluno seja capaz de: 1) Analisar os princípios fundamentais da Psicossomática frente os seus próprios paradigmas. 2) Fazer uso dos procedimentos, métodos e fundamentos da Psicossomática. 3) Aplicar adequadamente os conhecimentos adquiridos, dentro da ética profissional e do digno de ser trabalhado e curado. 4) Proporcionar conhecimentos para a pesquisa teórica-prática em Psicossomática.

Concepção do Programa

O curso é destinado a todo aluno com formação superior, preferencialmente das áreas de humanas e biológicas. Porque o conhecimento da psicossomática contribui para que o aluno, atuando em ambientes organizacional, hospitalares, clínicos, educacionais, entre outros, tenha uma excelente ferramenta no sentido de abordar o homem de forma integral, sem deixar de considerar o fato de que a condição humana é o resultado relacional entre os aspectos biológicos, familiares, profissionais, sociais, afetivos, emocionais e espirituais. Com isso, nossos alunos terão competências para reconhecer os possíveis aspectos que estão contribuindo para os sintomas de adoecimento e as medidas para saná-los. Ressaltando que os sintomas de adoecimento podem ser manifestos no corpo, na família, no trabalho, na sociedade, nas relações afetivas e também na dimensão espiritual. Como este curso está sendo ministrado em uma instituição de ensino superior, seu custo, em relação às sociedades de formação, fica mais accessível além de que a nossa instituição oferece, para os alunos, de acordo com sua capacitação acadêmica, pratique o conhecimento da psicossomática, vivenciando seus aspectos teórico-práticos em nossa clínica, seguido de supervisão.

Requisitos

DOCUMENTOS NECESSÁRIOS PARA A MATRÍCULA
01 Fotos 3 X 4 iguais e recentes
01 Cópia simples do RG.
01 Cópia simples do CPF
01 Cópia simples da Certidão de Nascimento ou Casamento
01 Cópia simples do Diploma de Graduação frente e verso
01 Cópia simples da Carteira do Conselho de Classe
01 01 Cópia simples do comprovante de residência

Oferta Educativa semelhante