Pós-Graduação em Teologia Tomista (São Paulo, São Paulo)

Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Localização:São Paulo - São Paulo

Tipo:Pós-Graduação

Modalidade:Presenciais

Características

Perfil do Profissional
Pessoas envolvidas com o ensino de Teologia e Filosofia a níveis superior e médio.
Pessoas interessadas em desenvolver o conhecimento no campo Teológico com prévias bases, seja graduação em Filosofia ou Teologia, seja por estudos particulares ou vivência pessoal nesta área.
Profissionais que desejam atualizar seus conhecimentos filosófico-teológicos orientados para o desempenho do ensino superior.
Membros da Associação Arautos do Evangelho, com título de Bacharel ou Licenciado, que orientem sua dedicação na comunidade ao ensino e formação dos novos membros.

Objetivos
- Desenvolver a capacidade comunicativa e didática, tornando assim o ensino da Teologia atraente e acessível.
- Criar condições para a compreensão, por parte de cada membro do grupo, do papel fundamental da Teologia Tomista no universo do mundo intelectual antigo e moderno.
- Através da prática de aprendizado grupal, dotar os participantes de um elevado senso de comunicatividade interativa, com vistas a elevar a qualidade do ensino superior.
- Atualizar a visão teológica tomista, inspirada pelos mestres modernos desta matéria – como Gilson e Pieper – e os documentos recentes do Magistério da Igreja Católica.
- Fomentar a aplicação da teoria teológica à realidade que nos rodeia, incorporando os dados do avanço filosófico-científico como fenômenos aproveitáveis do ponto de vista de analogado natural, isto é, como base e exemplo elucidativo da doutrina de Tomás de Aquino.
- Solidificar os conhecimentos de Lógica Maior e Menor, baseados no Orgamenon aristotélico, chave de leitura dos textos Tomistas.
- Valorar a validade e a necessidade da vivência da teoria teológica estudada, como forma de vida, aplicada à realidade concreta, como ciência vivencial, mestra da vida e orientadora dos critérios éticos das outras ciências.

Plano de estudos

Metodologia Científica
Didática do Ensino Superior
Comunicação
Teologia moral
Psicologia Tomista
Mistério da Encarnação
Ética e Direito em S. Tomás
Teologia Espiritual

Requisitos

Pessoas que tenham curso de graduação completo e que possam estar exercendo funções de professores ou teólogos, interessadas em aperfeiçoar e aprofundar conhecimentos que assegurem o domínio e a capacidade de transmitir, no ensino superior e médio, o acervo doutrinário deixado pelo grande Mestre São Tomás de Aquino.
Documentos para inscrição:
Currículo Profissional
Fotocópia autenticada do diploma e do histórico escolar da graduação
Fotocópia autenticada do R.G. e do C.P.F.
Fotocópia simples de comprovante de residência
Uma foto 3x4 recente.

Oferta Educativa semelhante