IMUCSAL - Instituto de Música da Universidade Católica do Salvador

Características

A Universidade, reconhecida pelo Decreto de nº 58 de 18/10/61, está numa fase de renovação, na direção constante da qualidade, sem se afastar dos valores, definidos em sua missão, de contribuir para a transformação da sociedade formando profissionais cidadãos, críticos e comprometidos com solução dos problemas e desafios da realidade social, privilegiando as dimensões ética, social e humana, a inclusão e a produção de conhecimentos científico-tecnológicos.

Ao longo de sua existência e de contínuas realizações, conquistou a credibilidade de milhares de alunos, contribuindo para a formação de mais de 50.000 profissionais das diversas áreas do saber, com ênfase na área das Ciências Humanas, sua vocação natural, e sempre em conformidade com os princípios que norteiam sua atuação:

• Caráter comunitário, revelando forte compromisso social

• Autonomia universitária

• Gestão participativa

• Indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão Contando com uma equipe de 537 professores do quadro regulamentar e 580 funcionários, a UCSal está estruturada em diversos campi (Pituaçu, Federação, Garibaldi, Lapa e Instituto de Música). Oferece aos seus 12.240 alunos de graduação e 980 de pós-graduação diversos cursos, abrangendo as áreas de Ciências Humanas; Ciências Naturais e da Saúde; Ciências Exatas e Tecnologia; Ciências Econômicas, Contábeis e Administrativas. Avaliação Institucional A Avaliação Institucional é um processo cuja abrangência alcança todas as Instituições de Ensino Superior do país. No Brasil, podem ser registradas muitas experiências de Avaliação Institucional, resultantes de atendimento a programas governamentais ou a partir de iniciativas das próprias instituições.

Em 2004, através da Lei n° 10.861, de 14 de abril de 2004, foram lançadas as bases para uma nova proposta de avaliação da educação superior, através do SINAES - Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior, que estabelecia como características fundamentais:

a) a avaliação institucional como centro do processo avaliativo

b) a integração de diversos instrumentos com base em uma concepção global

c) o respeito à identidade e à diversidade institucionais.

Na UCSal, a Avaliação Institucional, enquanto tese formulada, em 1991, pela comunidade acadêmica no processo de construção do seu Projeto Pedagógico, foi considerada como um dos seus elementos constitutivos e um mecanismo estratégico para a melhoria qualitativa das atividades desenvolvidas pela Universidade. Esse processo evidenciou a importância de criar uma cultura de avaliação no cotidiano da vida institucional, referenciada, primordialmente, na identidade, missão, princípios e diretrizes da Instituição, construídos coletivamente. A concepção definida foi de que a avaliação deve ser um processo coletivo e participativo, envolvendo aspectos quantitativos e qualitativos, a auto-avaliação e a avaliação externa. Tem como compromisso maior o aprimoramento da qualidade do projeto de ação da Universidade. Não deve, portanto, ter caráter punitivo, nem se prestar a uma mera representação de escores e processos classificatórios.

Um pouco de História A LAPA: OS CAMINHOS Situado na Segunda Linha das colinas do sítio de Salvador, em local onde existiam antigas trincheiras, o conjunto Igreja e Convento de Nossa Senhora da Conceição da Lapa está na parte de terra a partir de São Bento, onde estava situada, também, a Igreja de Nossa Senhora da Barroquinha. O bairro da Lapa figura na Planta do Brigadeiro João Massé, com casario no lado oposto àquele em que se construiria, a seguir, o Convento e a Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Lapa.

A IGREJA E O CONVENTO João de Miranda Ribeiro levantou uma capela sob a invocação de Nossa Senhora da Lapa, e logo lhe é concedida a libertação (25.10.1733) para edificar um convento de freiras à sua custa e de Manuel Antunes Lima e outros.As obras de ampliação da Igreja, tendo à frente a Abadessa, ficaram embargadas por algum tempo, esperando a liberação do Vice Rei, o Conde das Galveas, André de Melo e Castro. As obras seriam feitas sobre as trincheiras em frente ao Dique. As Concepcionistas juraram defender o local com suas orações.

Em apoio das religiosas, manifestou-se o engenheiro Nicolau de Abreu e Carvalho: " porque se o Senhor não goardar a cidade debalde vigia quem a goarda. " Esse Convento obedeceria à regra das Franciscanas Capuchas Recolêtas, tendo o cabido sede vacante estipulado a dotação de cada uma das religiosas o valor de 1.600$ RS. De Lisboa veio na frota de 1754 a bonita portada de pedra da Igreja, acompanhada da imagem de Nossa Senhora e vidraça, tudo importando 565$055 RS. Coube a Antonio Mendes da Silva, exímio entalhador, as obras do retábulo da capela mor. Parece ser o retábulo da Lapa, o único exemplar do trabalho desse artista. O convento começa a funcionar a 7 de setembro de 1744, recebendo as religiosas excedentes do convento de Desterro e as cinco filhas do fundador João de Miranda. Em 1754, pelo Breve de 5 de março, foi concedido o beneplácito de serem acolhidas no convento 13 coristas e 4 convertidas. As guerras pela independência na Bahia fizeram com que as religiosas se desfizessem de suas alfaias preciosas para matar a fome. Outro episódio que envolve o convento e a guerra é a morte da Abadessa Soror Joana Angélica de Jesus pelos soldados portugueses, quando tentava impedir que violassem a claustro.

ARQUITETURA E ARTE A igreja e o convento seguem a arquitetura utilizada em conventos portugueses dos séculos XVII e XVIII de Lisboa, Évora Ponta Delgada e também da arquitetura civil Açoriana. Seu interior exibe 3 altares setecentistas. O da Capela mor, com baldaquim em forma de coroa, é sustentado por colunas salomônicas, na linha dos altares de Monte Serrat, Conceição da Praia e Santa Casa de Misericórdia. O teto da nave, em perspectiva barroca de origem italiana, foi introduzido no Brasil na metade do século XVIII. A pintura é atribuída por Manoel Querino a Veríssimo de Souza Freitas. As paredes do presbitério estão revestidas de azulejos em forma de painéis e protegidas por uma grade de ferro executada pelo mestre Antonio Corrêa de Souza.

A UCSAL Em 1968, na gestão do então secretário Irmão Daniel de Albuquerque, a Faculdade Católica de Filosofia instala no Convento da Lapa, no dia 14 de março, os cursos de Direito, História Natural e Letras. Em seguida, com a construção de um prédio anexo, nos fundos do Convento, são agregados os cursos de Enfermagem, Engenharia e Pedagogia. Nesse período, na antiga casa do Capelão, passa a funcionar a Superintendência Acadêmica da UCSAL. Atualmente, o Convento abriga os cursos de Letras, Comunicação e Secretariado. A unidade conta, ainda, com a Biblioteca e o Laboratório de Informática. "Atualmente, o Convento abriga os cursos de Letras, Comunicação e Secretariado."

Categorias

Sedes

Ofertas educativas