UNIFACS - Universidade Salvador

Características

A Universidade Salvador - UNIFACS é instituição de ensino superior particular sediada em Salvador, estado da Bahia. Fundada em 1972 com o nome de Escola de Administração de Empresas da Bahia, a UNIFACS é mantida pela FACS. O seu credenciamento como Universidade ocorreu em 1997, com parecer favorável por unanimidade de votos do Conselho Nacional de Educação (CNE) e Decreto Presidencial de 18 de setembro do mesmo ano, publicado no Diário Oficial da União, na data de 19 de setembro de 1997. A Universidade oferece cursos de Graduação Plena e Graduação Tecnológica, nas modalidades presencial e a distância, e de Pós-graduação lato sensu (Especializações e MBA's) e stricto sensu (mestrados e doutorado), que são credenciados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A universidade oferece ainda cursos livres de extensão e certificações profissionais na área de Tecnologia de Informação. A UNIFACS tornou-se a primeira instituição de ensino superior credenciada no estado da Bahia para o oferecimento de cursos na modalidade a distância, já tendo em funcionamento, dois cursos de graduação e dois tecnológicos. Na área de Engenharia, é a Universidade que oferece o maior número de cursos de graduação no estado, com um total de 8 (oito). Com relação à área de pesquisa, a instituição possui 38 grupos institucionalizados e cadastrados na Plataforma Lattes do CNPq, distribuídos em duas grandes áreas de conhecimento: Engenharia e Ciência da Computação e Ciências Sociais Aplicadas e Humanidades. A área de extensão desenvolve projetos que contribuem para a melhoria da condição de vida da comunidade, respeitando e desenvolvendo seus valores. Para tanto, atua na promoção científica e cultural, na educação continuada, na ação comunitária e em programas sociais desenvolvidos em parcerias com órgãos governamentais, organizações sociais e empresas. A UNIFACS é uma das maiores instituições de ensino superior da Bahia e é reconhecida na comunidade principalmente pela sua vocação regional, formação com ênfase nas áreas tecnológica e de fomento ao empreendedorismo. O trabalho de pesquisa se integra às demais atividades de ensino e extensão por meio da iniciação científica para os alunos, do desenvolvimento de professores pesquisadores e da enorme quantidade de conhecimentos transferidos à sociedade sob a forma de treinamento e consultoria dirigidos a órgãos públicos, empresas e à comunidade, em diversas formas. Hoje a UNIFACS desenvolve projetos junto a órgãos de fomento à pesquisa, fundos setoriais do Ministério de Ciência e Tecnologia, Financiadora de Estudos e Projetos (Finep) e tem parceria com empresas e organizações com forte base tecnológica. Seus pesquisadores mantêm participação em redes cooperativas de pesquisa, envolvendo diversas universidades e empresas regionais e nacionais, aliados ao estabelecimento de intercâmbios com programas de doutorado de excelência, o que contribui para o contínuo aperfeiçoamento de seus quadros. MISSÃO ________________________________________ Gerar e transferir conhecimento e, através de educação continuada, inovadora e de excelência, formar pessoas que contribuam para o desenvolvimento regional. ________________________________________ PRINCÍPIOS EM RELAÇÃO AOS ALUNOS Reconhecer o aluno como principal agente das ações educativas da Instituição; Comprometer-se com o desenvolvimento integral do aluno como profissional, como pessoa e como cidadão, apoiando-o na realização de sua vocação. EM RELAÇÃO AO CORPO DOCENTE E DEMAIS COLABORADORES Reconhecer no professor o principal colaborador da Instituição, pela sua competência profissional, retidão de caráter e vocação para mobilizar o aluno a busca do conhecimento; Respeitar a autonomia pedagógica do professor, baseada na sua competência como educador no seu campo de conhecimento; Criar compromisso do professor com a Instituição, por seu conhecimento e aceitação da sua missão, dos seus objetivos e das suas normas; Estimular e apoiar o aperfeiçoamento contínuo do corpo docente e demais colaboradores; Estimular o trabalho coletivo e integração das diversas áreas, como elementos fundamentais para o alcance dos bjetivos da Instituição; Inserir o colaborador como auxiliar no processo ensino-aprendizagem dos alunos. EM RELAÇÃO À SOCIEDADE Buscar interação constante com a sociedade, de modo a conhecer e atender as suas necessidades; Alimentar a consciência crítica da Instituição em relação à sociedade; Valorizar a pesquisa, como forma de produção sistemática de conhecimento socialmente relevante, e a atividade de extensão como meio de difusão deste conhecimento. EM RELAÇÃO À INFRA ESTRUTURA / TECNOLOGIA Acompanhar permanentemente a evolução tecnológica, colocando-a sempre a serviço do processo educativo. EM RELAÇÃO À SUSTENTABILIDADE Estabelecer que cada membro da comunidade acadêmica é responsável pela qualidade e viabilidade das atividades da Instituição.

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