Graduação em Engenharia Ambiental (Bacharelado) (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)

Universidade Veiga de Almeida

Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro

Duração:4 Anos

Tipo:Carreiras Universitárias

Modalidade:Presenciais

Características

O Curso

Justificativa
Nosso planeta vive hoje um intenso processo de degradação iniciado há dezenas de anos, mas cabe às gerações atuais corrigir este processo e evitar que a perpetuação da espécie humana sobre a Terra corra riscos.
Escassez de água; geração de lixo nas metrópoles; contaminação das águas por esgotos e efluentes industriais; aquecimento global; buraco na camada de ozônio; desmatamentos; crescimento desordenado das cidades....
Estes são alguns dos desafios que a sociedade terá de enfrentar no Século XXI e o Engenheiro Ambiental é o novo profissional que surgiu para enfrentar estes problemas.

Descrição
Em função da grande gama de atividades em que o Engenheiro Ambiental pode se inserir, o curso proporciona ampla formação, com conhecimento nas áreas de biologia, ecologia, geologia, cartografia, climatologia, poluição e impactos ambientais, legislação ambiental, saúde e meio ambiente, manejo de recursos naturais, tratamento e disposição de resíduos sólidos, dentre outros, além daqueles inerentes ao engenheiro civil, tais como matemática, física, hidrologia, topografia, hidráulica, saneamento e arquitetura. A formação de engenharia possibilita, ainda, ao engenheiro alcançar posições de planejamento e gerenciamento de grandes empresas.

Características do curso
A Engenharia Ambiental é o ramo da Engenharia que torna possível a evolução tecnológica baseada no conceito de desenvolvimento sustentável, possibilitando ao engenheiro alcançar posições de planejamento e gerenciamento de grandes empresas. Em função da grande gama de atividades em que pode se inserir, o Engenheiro Ambiental deve ter ampla formação, com conhecimento nas áreas de Biologia, Ecologia, Geologia, Cartografia, Climatologia, Poluição e Impactos Ambientais, Legislação Ambiental, Saúde Ambiental, Manejo de Recursos Naturais, dentre outros, além daqueles inerentes ao engenheiro civil, tais como Hidrologia, Topografia, Hidráulica, Saneamento e Arquitetura.

Mercado de Trabalho
O início do século XXI é marcado por um aumento da profissionalização na solução de problemas ambientais, cobrada cada vez mais pela sociedade. Instrumentos legais que exigem das empresas a adoção crescente de medidas preventivas contra possíveis impactos negativos ao ambiente fazem com que haja a necessidade de participação de profissionais de meio ambiente inseridos na rotina operacional destas empresas. O Engenheiro Ambiental é necessário em grande parte das atividades produtivas de nossas indústrias, nos órgãos fiscalizadores e instituições utilizadoras de recursos ambientais. Dentre as atividades cabíveis ao Engenheiro Ambiental, referentes à administração, gestão e ordenamento ambientais e ao monitoramento e mitigação de impactos ambientais, seus serviços afins e correlatos estão a supervisão, coordenação e orientação técnica; assessoria e consultoria; direção de obra e serviço técnico; vistoria, perícia, avaliação, arbitramento, laudo e parecer técnico; desempenho de cargo e função técnica; ensino, pesquisa, análise, experimentação, ensaio e divulgação técnica.

Oferta Educativa semelhante