Sobre a Pestalozzi. Em 2009 a APN completou 61 anos de existência, com uma trajetória de sucesso, e alcançando reconhecimento nacional e internacional. Ao longo desse período, a Pestalozzi de Niterói consolidou um processo de aprendizagem que tem como principal referencia o planejamento e a gestão estratégica com base na realidade sócio-política. Tal processo tem como principal característica lidar com as crescentes complexidades e descontinuidades, as incertezas e volatilidades que predominam no âmbito das decisões extra-institucionais. Reconhecida como entidade beneficente, realiza um trabalho pautado pela ética e transparência e, sobretudo, focado em programas voltados para o binômio Saúde-Educação, tendo como reflexo de todo esse trabalho o reconhecimento obtido por parte da Secretaria Nacional de Assistência à Saúde/SUS que configurou os seus serviços como de Referência Nacional em Medicina Física e de Reabilitação de Média e Alta Complexidade, oferecendo, assim, à comunidade em geral, serviços qualificados e atendimento em várias especialidades médicas e de reabilitação. Na Educação, dínamo promotor da cidadania e dignidade, desfruta a posição de referência técnica na área de Educação Especial. Oferece, também, um ensino superior de excelência, não só por meio de docentes qualificados e de uma infra-estrutura moderna, atenta às necessidades educacionais brasileiras, formando cidadãos preocupados com a sociedade onde vivem. Mesmo com um passado de sucesso, novos desafios e ameaças se apresentam. Responder aos desafios e aproveitar as oportunidades constitui-se a habilidade para manter sua trajetória e avanço na modernização. Trata-se da continuidade de um esforço de desenvolvimento organizacional que busca manter a auto-sustentabilidade. Para tanto, procura manter atualizados sua Missão, Visão de Futuro, Objetivos e Diretrizes Estratégicas, em consonância com os princípios institucionais, fundamentados nos ideais de Helena Antipoff e nos ensinamentos de Johan Heinrich Pestalozzi. A APN espera continuar prestando relevantes serviços à sociedade, com as prioridades e orientações atuais, dentro de uma política de transparência e caráter participativo, contando com um numero significativo de colaboradores, especialistas, parceiros, formadores de opinião e, com suas diversas instancias deliberativas através dos quais realiza seu trabalho de inclusão social, contribuindo, assim, em minorar os grandes problemas sociais do País. História. Fundada em 1948, sob a inspiração da educadora Helena Antipoff, três ações distintas e complementares definiram a vocação da SPERJ: a assistência médico-social, a assistência educacional aos portadores de deficiência e a formação de recursos humanos. Para cuidar do primeiro aspecto, instalou-se um modesto consultório. O segundo aspecto foi atendido com a criação das primeiras classes de alunos, selecionados no consultório, inaugurando-se a Escolinha que deu origem ao atual Centro Experimental Helena Antipoff - CEHA. E, finalmente, para contemplar o último ponto, realizou-se um curso de Orientação Psicopedagógica sobre "O problema da criança excepcional", destinado a formar profissionais para este trabalho, função que hoje é desempenhada pelas Faculdades da Pestalozzi - Escola Superior de Ensino Helena Antipoff - ESEHA. Desde as suas origens, portanto, a SPERJ aliou, na sua proposta de trabalho, o binômio Saúde-Educação, ao mesmo tempo em que se preocupava com a formação de mão de obra especializada para a realização de suas finalidades. É por estas razões que mantém dois centros educacionais em sua sede, ambos em homenagem à sua fundadora: o Centro Experimental Helena Antipoff - CEHA e a Escola Superior de Ensino Helena Antipoff - ESEHA. Missão: “Contribuir para a melhoria da qualidade de vida através de ações que valorizam o ser humano”. Visão: “Uma instituição cujo modelo de qualidade e convivência humana seja referência internacional”. Valores/Princípios: Ética e respeito às diferenças; Humanização das ações; Promoção da saúde; Luta pelos direitos das pessoas com deficiência; Formação de opinião; Responsabilidade social; Formação profissional com responsabilidade; Oferecer serviços acessíveis e de qualidade; Trabalhar com o conceito e a prática inclusiva em todos os níveis de atuação. Finalidade: “O estudo, a assistência, o tratamento e a educação de crianças, adolescentes e adultos que necessitam de assistência médica, psicopedagógica, odontológica e de reabilitação”. Áreas de atuação: Educação, Saúde e Assistência Social. Caracterização do trabalho: Atuação multiprofissional com perfil interdisciplinar. Educação Inclusiva. Áreas de destaque: Reabilitação Geral e Infantil, Estimulação Precoce, Medicina, Odontologia, Assistência Social, Psicologia, Assistência as Famílias, Programas Comunitários, Educação Básica e Educação Superior. Características dos usuários: População em geral, população carente, pessoas com deficiências, crianças, adolescentes, adultos e idosos.
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