CEIVA - Centro de Educação Integrada do Vale do São Francisco

Missão, Objetivos e Metas da Instituição A missão do CEIVA relaciona-se às necessidades de desenvolvimento da micro-região de Januária, considerando o aspecto de qualificação dos recursos humanos para atuar no magistério, em todos os níveis, e para operar com as questões ambientais inerentes à especificidade do ecossistema característico do Vale do São Francisco. Ambas as questões são particularmente agudas nessa região, uma vez que mais de 70% do corpo docente atuante nas escolas da jurisdição da 17ª Superintendência Regional de Ensino, sediada em Januária, não possui habilitação para o exercício da docência, o que afeta diretamente a qualidade do ensino, em toda a região. Por sua vez, as questões ambientais, em função da forte presença do Rio São Francisco como fator de identidade da região, bem como a proximidade do Vale do Peruaçu, um dos mais importantes sítios arqueológicos do mundo, criam a necessidade de se instaurar um fórum de construção de toda uma gama de conhecimentos relacionados ao rico ecossistema regional, no sentido de sua preservação e sustentabilidade. Em consonância, a Instituição firmou como missão, se transformar no principal centro de formação de professores para a educação básica de forma a suprir os quadros profissionais para o magistério na região bem como, se constituir agência de construção e disseminação de conhecimentos sobre as questões ambientais, gerando novas formas de lidar com essas questões e abrindo perspectivas de manejo sustentado do rico ecossistema herdado pela população do Vale do São Francisco. Tendo vista a missão, os princípios e o referencial que sustentam as ações, a Instituição coloca como principais objetivos: Trabalhar a formação e aperfeiçoamento dos professores que atuam na região; Formar o docente com fundamentação teórico sólida, capaz de sintetizar saberes e orientar suas ações; Possibilitar a inserção profissional na realidade educacional, para melhor conhecê-la; Propiciar a vivência de valores humanos, necessários a construção de uma sociedade mais justa; Formar profissionais com domínio de instrumentos, métodos e técnicas indispensáveis ao bom desempenho de sua profissão, conscientes da necessidade e preparados para educação continuada; Assumir e saber lidar com a diversidade existente entre os alunos; Formar cidadãos críticos capazes de posicionarem por meio da educação em relação aos problemas de seu contexto social, dispondo-se à sua transformação, determinando o vir-a-ser econômico, cultural, social e político da região norte-mineira. Para satisfazer os objetivos propostos, a Instituição tem como metas: Criação de meios para incentivar, no aluno, a capacidade crítica perante o mundo e as relações sociais, colocando em discussão: valores, crenças, costumes e ideologias, conscientizando-o dos aspectos culturais que dão forma e identidade às suas ações e oportunizando vivências em que se possa formar a noção de responsabilidade e solidariedade coletiva, criando nos professores uma nova postura, atualizando constantemente as ementas e seus conteúdos programáticos, organizando seminários, debates, visitas às instituições comunitárias, visitas técnicas e atividades de investigação científica, usando ações estratégicas para discussões de temas éticos ligados a realidade da Instituição e da sociedade. Criação de meios também ligados à infra-estrutura, melhorando o ambiente escolar, multi-meios, bibliotecas, laboratórios de informática e práticas educativas, fazendo parcerias com projetos de extensão, nas várias facções da comunidade. Isso o CEIVA já vem fazendo ao longo dos anos como pode se ver no PDI da Instituição (páginas 62 a 70). Na área de pesquisa já estamos em amplo andamento, onde o núcleo responsável já tem trabalhos discentes prontos para publicação, além da revista científica “Contexto” revista de Filosofia e Ciências Humanas, que já vem sendo publicada desde o ano de 2001, estando em fase de publicação a 4ª revista contendo artigos dos docentes da própria Instituição CEIVA. Histórico Conheça as origens de nossa instituição. A Faculdade de Educação mantida pelo Centro de Educação Integrada do Vale do São Francisco – CEIVA - com sede em Januária, é resultado da decisão de encaminhar políticas de desenvolvimento sustentado das cidades que integram a região do Vale do São Francisco, usando para isso as vias da educação e do desenvolvimento humano. Com tal propósito, foi iniciada uma vigorosa ação com o objetivo de fundar uma instituição educacional que respondesse, de forma eficiente às inúmeras questões que permeiam os atuais debates pedagógicos. Dentre elas: Para que serve uma escola? Como é que as pessoas realmente aprendem? Qual é o papel atribuído ao professor numa sociedade tecnológica? Como transformar informação em conhecimento? Como e por que avaliar? Alicerçado por estas idéias, foi criado o Centro de Educação Integrada do Vale do São Francisco CEIVA, cujo estatuto encontra-se aprovado e registrado no cartório de Registro Civil de Pessoas Jurídicas sob n.º 238, livro A.I folhas 068, mantenedora do Instituto de Ciências Sociais e Humanas. INCISOH é portanto uma entidade com finalidade clara e assumidamente política, no sentido da atuação responsável e intencionada em favor do desenvolvimento sustentado dessa região. Com a publicação do Decreto Presidencial de 31 de Julho de 1995, o INCISOH foi autorizado a funcionar e realizou seu primeiro Processo Seletivo para o Curso de Pedagogia, com habilitações em Magistério das Matérias Pedagógicas do 2º Grau, Administração Escolar para exercício nas escolas de 1º e 2º graus, Supervisão Escolar para exercício nas escolas de 1º e 2º graus e orientação Educacional. Este primeiro processo seletivo aconteceu em dezembro de 1995, quando 80 candidatos foram aprovados dentre os 129 inscritos. O INCISOH iniciou suas atividades acadêmicas com duas turmas, em sede provisória localizada à Rua Manuel Caetano, 169, no Centro de Januária. Já no ano seguinte com 6 turmas, a instituição mudou-se para o prédio situado na Praça Tiradentes, que fora reformado e restaurado de forma a manter seu valor histórico, para atender a demanda visivelmente crescente da recém-nascida faculdade. Em 2001 o Curso de Pedagogia foi reconhecido pela Portaria Ministerial nº 699, de 05 de abril de 2001, publicado no Diário oficial da União em 09/04/01. A demanda do curso continuou em ritmo crescente até 2005, onde em função de diversos fatores, como a entrada de novos cursos na instituição, aumento de ofertas de cursos superiores na região com a duração inferior ao de 04 anos e outros – o Curso de Pedagogia sofreu uma pequena redução, formando turmas únicas, já que vinha mantendo sempre 02 turmas em cada período. A instituição tem mais de 1000 egressos que estão trabalhando nas diversas áreas da Educação, nos vários Cursos da Instituição, dos Colégios de Aplicação, escolas públicas, municipais da cidade e outras cidades do norte de Minas Gerais. Em 2004 foram criados os cursos de Licenciatura em História, Geografia, Normal Superior, Letras/Português e Bacharelado em Turismo. Os cursos de Pedagogia e o Bacharelado de Turismo são de responsabilidade do Instituto de Ciências Sociais e Humanas – INCISOH -, todos do Centro de Educação Integrada do Vale do São Francisco – CEIVA. Os cursos de formação de professores - Licenciaturas em Geografia, História, Letras e Normal Superior - são de responsabilidade do Instituto Superior de Educação de Januária – ISEJ. Criado em 2002, o Colégio de Aplicação (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio), foi reconhecido em 2004, para atender os cursos de Pedagogia e posteriormente aos cursos de Normal Superior, História, Geografia e Letras, da própria instituição. Em meados de 2005, devido ao aumento dos vários cursos, foi adquirido o prédio, situado próximo à sede do CEIVA, à Rua 13 de maio, 394 – Centro, com o Colégio Betel, funcionando os cursos de Ed. Infantil, Ensino Fundamental e Médio, (reconhecido em 1994) também transformado como escola de aplicação para os cursos de formação de professores da IES. Atualmente, o CEIVA e as Faculdades de Educação por ele mantidos são referências de qualidade, seriedade e inovação no campo educacional, não só na micro região Sanfranciscana, como em todo o norte de Minas Gerais. Ações do documento
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