Perfil e Histórico Autarquia do Governo do Estado de São Paulo vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência e Tecnologia, o Centro Paula Souza administra 200 Escolas Técnicas (Etecs) e 51 Faculdades de Tecnologia (Fatecs) estaduais em 155 municípios paulistas. As Etecs atendem mais de 213 mil estudantes nos Ensinos Técnico e Médio. Atualmente, são oferecidos 101 cursos técnicos para os setores Industrial, Agropecuário e de Serviços. Este número inclui 3 cursos técnicos oferecidos na modalidade semipresencial, 7 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio e 2 cursos técnicos integrados ao Ensino Médio na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Já nas Fatecs, cerca de 50 mil alunos estão matriculados nos 55 cursos de graduação tecnológica – serão 60 cursos a partir de agosto. ________________________________________ O Centro Paula Souza recebeu essa denominação em 10 de abril de 1971. Hoje está sediado em um prédio centenário projetado pelo arquiteto Ramos de Azevedo Quem Somos O Centro Paula Souza iniciou suas atividades em 6 de outubro de 1969. Mas as primeiras reuniões do Conselho Estadual de Educação para a criação da instituição aconteceram em 1963, quando surgiu a necessidade de formação profissional para acompanhar a expansão industrial paulista. A idéia de criar um Centro Estadual voltado para a Educação Tecnológica ganhou consistência quando Roberto Costa de Abreu Sodré assumiu o governo do Estado de São Paulo, em 1967. Em outubro de 1969, o governador Abreu Sodré assinou o Decreto-Lei que criou a entidade autárquica destinada a articular, realizar e desenvolver a educação tecnológica nos graus de ensino Médio e Superior. ________________________________________ Quem foi Paula Souza O professor Antônio Francisco de Paula Souza foi o fundador da Escola Politécnica de São Paulo - Poli, hoje integrada à Universidade de São Paulo. Engenheiro, político e professor, Paula Souza nasceu em Itu, em 1843. De uma família de estadistas, foi um liberal, tendo lutado pela República e Abolição da Escravatura. Em 1892 elegeu-se deputado estadual, ficando poucos meses no cargo, pois o Marechal Floriano Peixoto convocou-o ao Ministério do Exterior. Formado em Engenharia em Carlsruhe, na Alemanha, e em Zurique, na Suíça, foi em toda a sua vida pública um empreendedor e forte oposicionista da centralização do poder político-administrativo da Monarquia. Educador, esteve ligado à Poli por 25 anos. Seu desejo era introduzir no Brasil um ensino técnico voltado para a formação de profissionais preocupados com o trabalho e não apenas com discussões acadêmicas. Seu dinanismo em criar obras é um exemplo dessa preocupação. Criou um conceito novo de ensino, convidou especialistas europeus e americanos para lecionar na Poli, à frente da qual esteve como primeiro diretor, de 24 de novembro de 1894 abril de 1917, quando faleceu, em São Paulo. Missão Promover a educação profissional pública dentro de referenciais de excelência, visando ao atendimento das demandas sociais e do mundo do trabalho. ________________________________________ Visão Consolidar-se como centro de excelência e estímulo ao desenvolvimento humano e tecnológico, adaptado às necessidades da sociedade. ________________________________________ Objetivos Estratégicos • Atender/Antecipar-se às demandas sociais e do mercado de trabalho; • Obter a satisfação dos públicos que se relacionam com o Centro Paula Souza; • Aperfeiçoar continuamente os processos de planejamento, gestão e as atividades operacionais/administrativas; • Alcançar e manter o grau de excelência diante do mercado em seus processos de ensino e aprendizagem; • Estimular e consolidar parcerias (internas e externas), sinergias e a inovação tecnológica; • Reconfigurar a infraestrutura e intensificar a utilização de recursos tecnológicos; • Promover a adequação, o reconhecimento e o desenvolvimento permanente do capital humano; • Incentivar a transparência e o compartilhamento de informações e conhecimentos; • Assegurar a sustentabilidade financeira da instituição. ________________________________________ Diretrizes estratégicas Excelência em educação humana e tecnológica Alcançar e manter o grau de excelência em seus processos de ensino e aprendizagem focados na aplicação da tecnologia, criatividade e no desenvolvimento de competências humanas e organizacionais; Satisfação dos públicos (interno e externo) Compreender as necessidades dos públicos interno e externo com objetivo de atender as suas expectativas; Valorização do capital humano Assegurar a valorização dos servidores do Centro Paula Souza por meio de ações que estimulem a prática inovadora; Alto desempenho e melhoria permanente Garantir processos permanentes de autocrítica institucional que viabilizem a melhoria contínua das atividades do Centro Paula Souza com o objetivo de alcançar resultados e metas; Parcerias, sinergias e inovação tecnológica Estimular a busca de interesses comuns nas iniciativas pública e privada para o aprimoramento do conhecimento, da formação profissional e da gestão administrativa de modo a prover a sustentabilidade da instituição; Transparência Compartilhar de forma sistêmica informações de interesse dos públicos interno e externo.
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