O Centro de Estudos Superiores de Maceió (CESMAC) oferta hoje 26 curso de graduação. Estes são distribuídos por áreas, a exemplo da saúde, humanas e exatas. Anteriormente chamados de Centros Universitários, recebem hoje o nome de Faculdade. Os antigos Centros recebem direção única e coordenação específica para cada curso.
Os prédios da instituição em Maceió estão, em sua maioria, localizados no bairro do farol. E todos, divididos pelas áreas de ensino. Laboratórios, bibliotecas, direção, tesouraria, núcleos, complexos, todos equipados para melhor atender aos estudantes, funcionários e visitantes.
Missão
Buscar a excelência na formação de profissionais que venham a contribuir para o desenvolvimento social, econômico, científico e cultural do Estado de Alagoas, sendo um Centro Universitário atuante nas diferentes modalidades de educação superior, apoiado em modernas tecnologias de educação.
Visão
Manter-se como a mais importante instituição de ensino superior privado de Alagoas, situando-se em 2013 como uma das cinco mais importantes do nordeste brasileiro A Instituição de Ensino A história da Fundação Educacional Jayme de Altavila – FEJAL tem início em 1971, a partir da preocupação do fundador, padre Teófanes Augusto de Araújo Barros, com aqueles que trabalhavam pelo dia e não podiam freqüentar um curso superior em Alagoas, por não existir, sequer, uma escola de 3º grau funcionando à noite e, assim, ficavam impossibilitados de conquistar um diploma em um curso superior. Em 05 de outubro de 1973 foi sancionado pelo então prefeito de Maceió, João Rodrigues Sampaio Filho, o decreto-lei nº 2.044 aprovado pela Câmara de Vereadores que autorizava o funcionamento do, hoje, Centro Universitário CESMAC. No primeiro vestibular, em 1975, a Instituição ofertou 09 cursos e 450 vagas. Atualmente, conta com aproximadamente 13.600 alunos na graduação em 30 cursos, 2.000 de pós-graduação, com 900 professores e cerca de 700 colaboradores dos diversos departamentos administrativos.
Hoje, o Centro Universitário CESMAC conta com 26 cursos de graduação distribuídos em 06 faculdades, com modernos laboratórios para seus estudantes e clínicas que fazem atendimento gratuito à população carente de Maceió e do Estado. Na Faculdade de Ciências Biológicas e da Saúde (FCBS), funcionam os cursos de Nutrição, Odontologia, Farmácia, Biomedicina, Enfermagem, Fisioterapia, em Maceió, Medicina Veterinária, em Marechal Deodoro, e Enfermagem, em Palmeira dos Índios.
Na Faculdade de Ciências Exatas e Tecnológicas (FACET), os cursos de: Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Análise de Sistemas e Arquitetura e Urbanismo, em Maceió, e Análise de Sistemas, em Arapiraca. Na Faculdade de Ciências Sociais Aplicadas (FCSA), os cursos de Administração, Administração Pública, Ciências Econômicas, Ciências Contábeis, Turismo e Teologia, em Maceió, e Administração, em Palmeira dos Índios. Na Faculdade de Direito de Maceió (FADIMA), o curso de Direito, em Maceió e Arapiraca. Na Faculdade de Ciências Humanas (FCH), o curso de Psicologia. E, finalmente, na Faculdade de Educação e Comunicação (FECOM), os cursos de Pedagogia, Letras, História, Biologia, Jornalismo e Publicidade e Propaganda. A Instituição já ofertou, aproximadamente, 300 cursos de pós-graduação. No momento, está com uma turma de mestrado em Biopsicologia, devendo ofertar, brevemente, o mestrado em Educação e outras áreas. A cada semestre são ofertados, em média, 30 cursos de especialização.
Hoje, são quase 1.900 alunos que circulam pelos corredores e salas de aula nos finais de semana. Os laboratórios dos cursos de Odontologia, Fisioterapia, Enfermagem e Nutrição realizam um trabalho social muito importante, além do atendimento que é feito pelos alunos dos últimos períodos dos cursos de Psicologia (através da Clínica) e de Direito (com o escritório modelo).
Nos últimos 03 anos, a Diretoria do CESMAC vem investindo em pesquisa. Com a implantação do Programa Semente de Iniciação Científica (PSIC), muitos alunos estão sendo selecionados e, com a orientação de professores, apresentam trabalhos científicos que são elogiados pelos coordenadores e observadores do PSIC. Atualmente, são oferecidas bolsas para estudantes e orientadores, pagas pela própria Instituição, além do CNPq (órgão do governo federal) e da FAPEAL (órgão de pesquisa do Estado).
Outro trabalho destacado é o do Núcleo de Projetos de Extensão (NPE). Em 2007, foi criado o Coral CESMAC. Foram organizadas, ainda, duas exposições fotográficas, denominadas de FotoFejal, e formado um grupo de teatro, já com a apresentação de peças, e em fase de preparação um novo espetáculo, todos contando com a participação de funcionários, professores e alunos. Em 2008, o Núcleo montou um curso de extensão musical, já com a formação da sua primeira orquestra, além de outras atividades que deverão envolver as comunidades acadêmicas e comunitárias em 2009. Além desses atendimentos, o CESMAC conta ainda com o Projeto Crescer, um segmento dentro da IES que atende a crianças, jovens e idosos, o chamado Grupo da 3ª Idade, com escolinha, grupos folclóricos, artísticos e culturais.
Durante o ano, realiza atividades esportivas internamente e participa de competições externas, como jogos estudantis alagoanos e brasileiros, sempre com destaque no handebol, futsal, judô e futebol de campo feminino. Esse é o Centro Universitário CESMAC, uma instituição privada no ensino superior em Alagoas que se impõe nessa atividade pela sua dimensão, pela qualidade no ensino, o número de cursos, pela pesquisa e extensão e as vagas que oferta à comunidade acadêmica do Estado a cada semestre e, acima de tudo, pelo respeito e credibilidade adquiridos durante todos esses anos de sua história, apostando na máxima de que estudar na Instituição é um INVESTIMENTO SEGURO NA SUA EDUCAÇÃO.
Categorias
CategoriasSedes do Centro Universitário CESMAC
Sedes