Histórico A IEPAC - Instituição Educacional Prof. Pasquale Cascino completou 60 anos de existência, no ano de 2009. Teve início, em 1949, sob a denominação de Instituto de Ensino Tabajara, instituído em 25 de janeiro de 1949, pelo Prof. Pasquale Cascino, um dos milhares de imigrantes italianos que contribuíram - e ainda contribuem - para o progresso paulistano e paulista. Mais tarde passou a designar-se Instituição Educacional Tabajara e, agora, Instituição Educacional Prof. Pasquale Cascino, numa homenagem de seu quadro social ao idealizador, fundador e realizador desta importante obra educacional, na capital paulista. Sempre sob a direção do Prof. Pasquale Cascino, a instituição iniciou suas atividades como modesta Escola de Datilografia, com uma única sala de aula, formando pessoal para a prática comercial e de serviços. Por volta de 1951, inicia sua ação no ensino formal, obtendo autorização para funcionamento de um curso primário, tal como prescrevia a legislação da época. Dois anos depois, em 1953, surgia o curso comercial básico; em seguida, o curso ginasial, o ginásio orientado para o trabalho e o curso comercial técnico, sob o abrigo e orientação do Ministério de Educação e Cultura de então. Em 1972, a instituição, com a experiência e tradição conquistadas no ensino dos níveis inferiores, ingressa no ensino superior, obtendo autorização para funcionamento da Faculdade Ítalo Brasileira, com os dois primeiros cursos de graduação: Administração e Ciências Contábeis. Esses cursos foram reconhecidos, pelo Governo Federal, em menos de quatro anos, fato inédito, à época. A Faculdade Ítalo Brasileira consolidou-se e buscou a autorização de mais dois cursos, para fortalecer sua área de atuação - a das ciências sociais aplicadas: Comércio Exterior, como habilitação nova para o curso de Administração existente e reconhecido, e o curso superior de Tecnologia em Processamento de Dados. A habilitação Comércio Exterior e o curso de TPD, também, foram reconhecidos no prazo legal. Em 1994, a IEPAC deu início a mais um projeto de expansão adquirindo o imóvel localizado na Avenida João Dias, 2.046, no bairro de Santo Amaro, em área de 20.000 m2 e abrigando, salas de aula, biblioteca, piscina, laboratórios, ginásio poliesportivo e o Teatro Paulo Autran, constituem um Centro de Educação e Cultura, destinado ao ensino e aperfeiçoamento das ciências e das artes. Em 1997 instalou no novo campus o Ensino Médio. Obtendo autorização de funcionamento, ao longo de 1998, instalou, já em 1999, os cursos de graduação em Pedagogia, Secretariado Executivo Bilíngüe, Educação Física e Fisioterapia. Atendendo ao imperativo da comunidade estudantil, fiel às suas origens e tradições e visando transformar-se em pólo de referência das culturas italiana e brasileira alterou a denominação de sua mantida, de Faculdade Tabajara para Faculdade Ítalo Brasileira, conforme Portaria Ministerial MEC, nº 1.100 de 28/9/98, publicada no D.O.U. nº 186 de 29/9/98. Após vinte e sete anos de funcionamento, a Faculdade Ítalo Brasileira, além dos cursos de graduação que ministra, incrementou e cursos de pós-graduação e a realização de pesquisas e programas de extensão (cursos e serviços), na sua área de atuação, consolidando-se como uma instituição de ensino superior de qualidade. No ano em que completou seu 57º aniversário de existência, por meio da Portaria MEC nº 1.697/2006, publicada no DOU de 16/10/2006, a Faculdade Ítalo Brasileira é transformada em Centro Universitário, passando a denominar-se Centro Universitário Ítalo Brasileiro (UniÍtalo). Depois de atingido o patamar de Centro Universitário, por meio de resoluções internas, colocou em prática, nos anos de 2007 e 2008, os seguintes cursos: Artes Visuais (Licenciatura), Filosofia (Licenciatura), Geografia (Licenciatura), Letras (Licenciatura), Serviço Social (Licenciatura), Sociologia (Licenciatura), Educação Física (Bacharelado), Teologia (Bacharelado), Gestão de Marketing (Tecnologia), Gestão de Finanças para Pequenas e Médias Empresas (Tecnologia) e Gestão de Estabelecimentos Comerciais (Tecnologia). Missão “Somos uma Instituição Educacional comprometida com a formação profissional, a evolução pessoal e o exercício consciente da cidadania, para contribuir com o desenvolvimento de uma sociedade ética e justa." Visão “Ser reconhecida como uma marca de valor, associada a um centro de referência na formação de profissionais diferenciados.” Valores - Transparência e ética nas relações - Responsabilidade social e desenvolvimento sustentável - Princípios humanistas e igualitários - Comprometimento com a qualidade de ensino. Diferenciais UniÍtalo - Aulas interativas e não apenas contemplativas são referências para explicar “O Jeito de Ser do UniÍTALO”; - Espaço privilegiado no campus João Dias para desenvolvimento de atividades acadêmicas, práticas profissionais e sensibilização para responsabilidade sócio-ambiental; - Comunicação do aluno em “tempo real” com a Direção do UniÍTALO; - Somos uma escola onde professores e alunos interagem como "sujeitos ativos" no processo de ensino-aprendizagem; - Uma escola onde professores e alunos se fazem uno na ação sinérgica do aprender, apreender e intervir nas comunidades circunvizinhas; - Uma escola que no horário de aula tem aula, com qualidade; - Nossos professores são mestres e doutores com notória competência acadêmico-profissional, inclusive, nas pesquisas institucionais são considerados, pelos alunos, como um dos pontos mais fortes do UniÍTALO; - Aulas práticas na área de saúde, desde a primeira série letiva do curso; - Os estágios exigidos na área de saúde são desenvolvidos em hospitais – clínicas – asilos – creches e outras instituições, sob a supervisão de docentes do UniÍtalo; - Oficinas de nivelamento de conhecimentos, para os alunos ingressantes, que permitem o desenvolvimento das habilidades necessárias à formação sistêmica e, também, específica em Métodos Quantitativos, Comunicação Empresarial, Informática, entre outros; - Cursos livres, em formato de oficinas, ministrados pelos próprios alunos, explorando habilidades pessoais ou experiência profissional de mercado; os alunos são remunerados para tal fim, estimulando-se o empreendedorismo ou a primeira ação acadêmico-profissional; - Programa de monitorias que propicia aos alunos a oportunidade de desenvolver habilidades para uma carreira acadêmica na docência, com benefício de bolsa de estudos; - Grupo GEDIS – Grupo de Excelência e Desenvolvimento Intelectual; os melhores alunos, de todos os cursos e séries, têm reuniões periódicas, sob a tutela de professora orientadora, onde discutem conhecimentos e criam novos conhecimentos; serve de instrumento para iniciação científica, inclusive para publicação de trabalhos; - Prêmio PROIN – Projeto Interdisciplinar com ênfase no Desenvolvimento Profissional para reconhecimento público de alunos com melhor performance acadêmica e representantes da sociedade com notória competência profissional em suas áreas de atuação; - Mantemos o NAC – Núcleo de Atividades Complementares, que agrega ou integra processos (recepção – análise – aprovação – registro – controle e divulgação) de atividades complementares das áreas de educação, negócios e saúde, incentivando, desta maneira, as práticas interdisciplinares e sistêmicas, pelos alunos; - Contamos com o NUPI – Núcleo de Psicodesenvolvimento Interdisciplinar,que por intermédio dos conceitos e aplicativos do Psicodrama, que une teoria da Psicologia e as técnicas de artes cênicas, segundo cenários contingenciais de um mundo globalizado, o aluno elabora características de sua personalidade que o auxiliarão no desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional; no espaço do NUPI os alunos também são atendidos por especialistas da área de psicologia; - Aulas magnas que simulam cenários contingenciais e competitivos de um mundo globalizado a fim de capacitar o aluno a uma atitude empreendedora de “empregado para empregador”; - Gestão efetiva de estágios e vagas de empregos, com encaminhamentos alternativos para oportunidades nos diversos segmentos de mercado; - Os projetos pedagógicos dos cursos levam em conta os paradigmas contemporâneos, afora a sustentação científica, sendo flexíveis para adequação segundo o cenário do respectivo perfil profissiográfico de cada segmento do mercado profissional; - Certificação intermediária após a conclusão, sem pendências acadêmicas, dos seis primeiros semestres do curso de Administração ou de Ciências Contábeis, sendo concedido ao aluno o Certificado de Gestor Multiespecialista de Negócios; - O aluno que tenha cursado na íntegra Administração ou Ciências Contábeis no UniÍTALO pode com mais um ano de atividades acadêmicas obter um segundo diploma de bacharel em Administração ou Ciências Contábeis; - Visitas técnicas (Porto de Santos, BM&F, Itaú Cultural, Pólo Industrial de Cubatão, Projeto Pomar, CRC, entre outros) organizadas e monitoradas por professores, gerando a oportunidade de vivenciar rotinas empresarias, culturais e comunitárias; - Semana de palestras, seminários e workshops com a presença de profissionais respeitados e reconhecidos no mercado, trazendo situações atuais de mercado e de vivência profissional, com a oportunidade de interagir e questionar sobre temas afins ao segmento escolhido pelo aluno. - Empresa júnior, escritórios de franquias, atlética, laboratórios, clínica de fisioterapia, ginásio poliesportivo, piscina semi-olímpica e teatro que possibilitam aulas práticas ou a simulação de ambientes profissionais durante a integralização dos conteúdos dos cursos; - Estruturamos a CIM – Comissão Interna de Meio Ambiente e Responsabilidade Social para gestão de assuntos afins ao meio ambiente e às comunidades que nos contextualizam; - Mantemos mais de 60 projetos sociais, sendo alguns de intervenção direta nas comunidades carentes tais como Rocinha , Beira Rio, Alba, Buraco Quente, da Espraiada e Vietnã, Monte Azul, entre outros; - A instituição mantém parcerias de cooperação acadêmico-profissional nos seguintes países: Itália – Alemanha – Chile – Argentina; - Temos um Processo Seletivo diferenciado que não se restringe a uma mera aplicação de provas, mas, supera expectativas ao lidar com dinâmicas de grupo e orientação vocacional; - Atualmente mais de 80% de nossos alunos têm algum tipo de bolsa de estudos; - Mantemos diversos instrumentos de financiamento e de bolsas de estudos; entre eles: FIES – Escola da Família – Bolsa Alfabetização – Crédito PraValer – Jovens Acolhedores – Campanha do Amigo - Bolsa Atletas e Modelos
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