A Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena nasceu em 1995, com o objetivo inicial de suprir o ensino superior de contabilidade e de controladoria, através da promoção do ensino e da formação do profissional em Ciências Contábeis em Dracena e em seus municípios circunvizinhos. O Centro de Ensino Superior de Dracena, constituído juridicamente em abril de 1989, sociedade civil, sem fins lucrativos, é a entidade mantenedora da Faculdade de Ciências Gerenciais. Em julho de 1995, foi realizado o primeiro processo seletivo para o curso de Ciências Contábeis, autorizado pelo Decreto Ministerial de 27 de março de 1995, dando início às suas atividades pedagógicas. O referido curso foi submetido à avaliação do Exame Nacional de Cursos em junho do corrente ano (2002), estando no aguardo do seu resultado. No ano de 1996, imbuída do propósito de oferecer à sociedade um amplo serviço educacional voltado à área gerencial, a Faculdade deu continuidade ao seu processo de expansão, empreendendo eficientes esforços para a criação do seu segundo curso, Administração, autorizado pela Portaria Ministerial n.º 2.262, de 19 de dezembro de 1997. O primeiro vestibular, realizado em janeiro de 1998, teve, como meta fundamental, a complementação do curso de Ciências Contábeis, concretizando, dessa forma, a Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena, cujo objetivo primordial é o desenvolvimento de Dracena e região. Durante os anos de 1996 e 1997, esforços foram empreendidos no sentido de se estabelecerem cursos superiores modernos, eficientes, diferenciados e, principalmente, que atendessem às necessidades locais e regionais. Desde então, várias instituições foram visitadas, estudadas e consultadas, em meio ao constante intercâmbio com os principais profissionais de destaque da área, para que os cursos estivessem totalmente focados com o mercado e, principalmente, com as modernas técnicas didático-pedagógicas disponíveis no ensino superior. Durante o ano de 1999, esses esforços concentraram-se na obtenção da aprovação de dois novos cursos: Administração com habilitação em Gestão de Sistemas de Informação, autorizado pela Portaria Ministerial Nº 282, de 03 de março de 2000, e Administração com habilitação em Gestão Marketing, autorizado pela Portaria Ministerial NO. 714, de 26 de Maio de 2000. Esses cursos têm, como característica fundamental, o desenvolvimento de tecnologias produtivas que maximizem a utilização dos diversos recursos disponíveis, ampliando o potencial empresarial e cultural da região. O curso de Turismo foi autorizado pelo Decreto no 482, de 15 de março de 2001, sendo o quinto curso da Faculdade, disponibilizando 100 vagas totais, sendo 50 vagas no período diurno e 50 vagas no período noturno. Em 2002, a Instituição recebeu a Comissão de Avaliação do Ministério da Educação com a finalidade de verificar, in loco, as condições de oferta do curso de Direito. O curso, que obteve conceito final B, estando aprovado pelo órgão legal. Com a aprovação do Curso de Direito, a Instituição oferece 660 vagas para ingresso mediante processo seletivo. Gerar o desenvolvimento da região através da formação de profissionais ética e tecnicamente capazes de transformar a realidade regional, em seus aspectos tecnológicos, econômicos, sociais, políticos e culturais. Tendo em vista o cumprimento de sua missão, a Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena observará, na formação de seus alunos: 1) a articulação entre teoria e prática; 2) a articulação entre áreas do conhecimento ou disciplinas; 3) a articulação Instituição-contexto externo; 4) a valorização de experiências anteriores; 5) a comunicação e a versatilidade (simplicidade e velocidade); 6) a absorção das novas tecnologias; 7) a ampliação dos horizontes culturais e o desenvolvimento da sensibilidade para as transformações do mundo contemporâneo. A história da Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena, marcada por sucessivos esforços e vitórias, comprova a capacidade empreendedora da instituição e o seu constante foco no processo de crescimento. Estando o principal compromisso da Faculdade centrado no aluno, todas as suas ações serão orientadas para a facilitação do aprendizado e para a formação de profissionais com consciência crítica de suas responsabilidades, visão holística e comprometimento social. Vale lembrar que, quando o professor tem, à sua frente, uma turma de alunos, ele não é responsável apenas por aquela turma, ou pelas demais para as quais ministra aulas; ele é responsável por gerações. Por essa razão, a Instituição buscará a qualidade em tudo o que faz, desde o planejamento das atividades, dos materiais de apoio, dos instrumentos de avaliação, até os procedimentos pedagógicos, dos mais elementares aos mais complexos. Formar profissionais aptos a interpretar a realidade e a enfrentar o desconhecido, a pesquisar e a experimentar novas idéias, a buscar a autonomia e o constante aprimoramento profissional, a investir na melhoria das condições de trabalho e na promoção da qualidade de vida do homem e de suas condições de felicidade - eis a árdua e complexa tarefa, mas o instigante e nobre desafio que têm, pela frente, a Faculdade de Ciências Gerenciais de Dracena. A Faculdade, no que tange ao ensino, pretende ser considerada como de ponta, em termos regionais, e, para desempenhar essa vocação, propõe-se seguir um conjunto de princípios em direção à qualidade, destacados abaixo: 1) O aluno como razão de ser da Faculdade e dos cursos ministrados; 2) Capacitação intensiva e constante de seus recursos humanos, desenvolvendo modernas técnicas pedagógicas e didáticas e estimulando os seus professores a um contínuo processo de aperfeiçoamento; 3) Desenvolvimento de cursos e técnicas pedagógicas, cabendo ao professor conhecer profundamente sua disciplina e, também, as melhores técnicas e processos para ministrá-la; 4) Avaliação sistemática do esforço educacional, no sentido de se obter um aperfeiçoamento constante e duradouro a médio e longo prazos; 5) Utilização permanente de técnicas qualitativas e quantitativas para a medição dos resultados obtidos; 6) Utilização da informática como instrumento de ensino e suporte às demais atividades; 7) Abertura para o mundo, promovendo a execução de convênios com centros de excelência universitária, absorvendo as mais modernas experiências e adaptando-as à realidade regional; 8) Investimento em instalações físicas, bibliotecas e demais instrumentos que proporcionem condições adequadas ao ensino de qualidade; 9) Desenvolvimento de condições de reconhecimento, por parte da comunidade, para que seus concursos vestibulares sejam procurados por um elevado número de candidatos e, como conseqüência, a seleção seja pautada pela qualidade; 10) Busca de parcerias com empresas e instituições, procurando conscientizá-las de que a qualificação profissional começa na Escola. 1) Promover o desenvolvimento da Instituição de forma orientada para a sua futura transformação em Centro Universitário. 2) Promover a implementação e o aprimoramento dos cursos já existentes. 3) Promover a expansão da Instituição com a criação de novos cursos. 4) Implementar uma estrutura de apoio institucional. 1) Ser reconhecida como uma instituição modelo de ensino superior, em vista de seu comprometimento com a qualidade de ensino superior e com a formação de profissionais e de cidadãos diferenciados e qualificados para a vida e para o mercado de trabalho. 2) Oferecer cursos de pós-graduação de alto padrão de qualidade, capazes, de um lado, de atenderem à demanda por profissionais especializados em Dracena e região e, de outro, de constituírem-se em um espaço de aprofundamento de estudos, de produção de conhecimentos, de fomento à prática da investigação científica. 1) Promover a participação docente e discente em programas, projetos e atividades de iniciação científica ou em práticas de investigação. 2) Promover a participação docente e discente em programas ou projetos de extensão. 3) Produzir novos conhecimentos e tecnologias pertinentes às áreas em que atua, contribuindo com as organizações locais e regionais. 1) Promover a articulação e a integração interna, em todos os níveis da dinâmica acadêmica. 2) Promover a articulação externa, na linha da integração escola-comunidade. 1) Expandir, na medida das necessidades, as edificações da Faculdade. 2) Expandir, na medida das necessidades, o acervo da biblioteca, mantendo-o permanentemente atualizado. 3) Aprimorar e ou expandir, na medida das necessidades, os laboratórios e as instalações físicas, mantendo um ambiente limpo, arejado e saudável. 4) Aprimorar os processos de serviços através da absorção de novas tecnologias. 1) Zelar pela qualidade através de processos contínuos de avaliação, internos e ou externos. 2) Zelar pela qualidade através da observância das orientações sobre padrões de qualidade emanadas dos órgãos competentes do Ministério da Educação.
Categorias
CategoriasSedes do Centro de Ensino Superior de Dracena
Sedes