DFP_
Diploma oferecido:Doutor em Administração.
Localização:Belo Horizonte - Minas Gerais
Duração:4 Anos
Tipo:Doutorado
Modalidade:Presenciais
DFP_
A Universidade FUMEC buscando formalizar atividades de pesquisa já praticadas no seu âmbito acadêmico e coordenar esforços e alinhamentos nos vários níveis de ensino, pesquisa e extensão visa o progresso dos sistemas acadêmicos. Nos últimos anos, no desenvolvimento e implantação de Mestrado(s) e Doutorado(s) em vários domínios historicamente acumulados de sua competência acadêmica.
A nova ordem mundial, no plano econômico e social, é caracterizada pelo intenso desenvolvimento tecnológico, pela ruptura de fronteiras geográficas e pela integração cultural e geopolítica das sociedades. Em decorrência, registra-se o aumento da complexidade das organizações e de seus papéis sociais, do que resulta uma lógica crescentemente demandante de profissionais altamente qualificados.
Nesse contexto, o curso de doutorado constitue como importante meio de formação e de atualização profissional, além de se caracterizar como provedor de docentes e pesquisadores para as instituições de ensino.
Assim, a formação de um doutor é direcionada primordialmente no sentido de desenvolver habilidades de pesquisa e de ensino na área de Administração, além de estimular o aprofunda capacidade crítica dos alunos.
Igualmente se espera que os conhecimentos desenvolvidos contribuam para capacitar profissionais para conduzirem os processos de desenvolvimento e crescimento organizacional, em diferentes situações. Nota-se, também, que dentro da perspectiva de a carreira tornar-se cada vez mais autodirigida e multidirecional, muitos profissionais se interessam pela docência com o objetivo de ampliar seu espectro de atuação, assim como de repassar e discutir as suas experiências. Essa alternativa é oferecida pelo curso de doutorado que, assim, possibilita a transição da gerência para a docência ou a atuação concomitante nessas duas atividades.
Área de concentração:
Gestão Estratégica de Organizações.
Linhas de pesquisa:
Estratégia e Tecnologias em Marketing;
Estratégia em Organizações e Comportamento Organizacional.
HISTÓRICO
O curso de Doutorado visa à formação de pesquisadores com elevada competência no desenvolvimento de projetos, modelos e análises críticas relacionados com o fenômeno administrativo.
O curso de doutorado em Administração está estruturado em uma área de concentração: Gestão Estratégica de Organizações e compreende duas linhas de pesquisa: (a) Estratégia e Tecnologias em Marketing; (b) Estratégia e Comportamento Organizacional. A escolha da área de concentração única apoiada em duas linhas de pesquisa está coerente com as demandas regionais e com formação e experiência do corpo docente. O corpo docente, discente e a produção de conhecimento constituem o núcleo de pós-graduação Stricto Sensu em Administração de FACE - FUMEC.
SOBRE O CURSO
O curso de Doutorado em Administração da FUMEC tem como objetivo geral a formação de profissionais com habilidades para o desenvolvimento científico e a produção de conhecimento em Ciências Administrativas.
Objetivos Específicos
• Desenvolver e disseminar institucionalmente o ensino e os resultados de pesquisa através do corpo docente e discente, de forma integrada e participativa;
• Formar gestores para exercerem liderança em processos de transformação, de forma a elevar os padrões de excelência e produtividade na administração brasileira;
• Capacitar administradores para a análise de problemas complexos da gestão de organizações contemporâneas, capacitando-os a formular estratégias e avaliar resultados;
• Capacitar os egressos para a interação com os diversos níveis e áreas das empresas, construindo novas configurações organizacionais pautadas na ética e na responsabilidade social;
• Formar profissionais para exercerem o magistério de ensino superior;
• Capacitar administradores para a utilização de tecnologias de gestão e de informação que promovam a modernização institucional.
A nova ordem mundial, no plano econômico e social, é caracterizada pelo intenso desenvolvimento tecnológico, pela ruptura de fronteiras geográficas e pela integração cultural e geopolítica das sociedades. Em decorrência, registra-se o aumento da complexidade das organizações e de seus papéis sociais, do que resulta uma lógica crescentemente demandante de profissionais altamente qualificados.
Nesse contexto, o curso de doutorado constitue como importante meio de formação e de atualização profissional, além de se caracterizar como provedor de docentes e pesquisadores para as instituições de ensino.
Assim, a formação de um doutor é direcionada primordialmente no sentido de desenvolver habilidades de pesquisa e de ensino na área de Administração, além de estimular o aprofunda capacidade crítica dos alunos.
Igualmente se espera que os conhecimentos desenvolvidos contribuam para capacitar profissionais para conduzirem os processos de desenvolvimento e crescimento organizacional, em diferentes situações. Nota-se, também, que dentro da perspectiva de a carreira tornar-se cada vez mais autodirigida e multidirecional, muitos profissionais se interessam pela docência com o objetivo de ampliar seu espectro de atuação, assim como de repassar e discutir as suas experiências. Essa alternativa é oferecida pelo curso de doutorado que, assim, possibilita a transição da gerência para a docência ou a atuação concomitante nessas duas atividades.
Área de concentração:
Gestão Estratégica de Organizações.
Linhas de pesquisa:
Estratégia e Tecnologias em Marketing;
Estratégia em Organizações e Comportamento Organizacional.
HISTÓRICO
O curso de Doutorado visa à formação de pesquisadores com elevada competência no desenvolvimento de projetos, modelos e análises críticas relacionados com o fenômeno administrativo.
O curso de doutorado em Administração está estruturado em uma área de concentração: Gestão Estratégica de Organizações e compreende duas linhas de pesquisa: (a) Estratégia e Tecnologias em Marketing; (b) Estratégia e Comportamento Organizacional. A escolha da área de concentração única apoiada em duas linhas de pesquisa está coerente com as demandas regionais e com formação e experiência do corpo docente. O corpo docente, discente e a produção de conhecimento constituem o núcleo de pós-graduação Stricto Sensu em Administração de FACE - FUMEC.
SOBRE O CURSO
O curso de Doutorado em Administração da FUMEC tem como objetivo geral a formação de profissionais com habilidades para o desenvolvimento científico e a produção de conhecimento em Ciências Administrativas.
Objetivos Específicos
• Desenvolver e disseminar institucionalmente o ensino e os resultados de pesquisa através do corpo docente e discente, de forma integrada e participativa;
• Formar gestores para exercerem liderança em processos de transformação, de forma a elevar os padrões de excelência e produtividade na administração brasileira;
• Capacitar administradores para a análise de problemas complexos da gestão de organizações contemporâneas, capacitando-os a formular estratégias e avaliar resultados;
• Capacitar os egressos para a interação com os diversos níveis e áreas das empresas, construindo novas configurações organizacionais pautadas na ética e na responsabilidade social;
• Formar profissionais para exercerem o magistério de ensino superior;
• Capacitar administradores para a utilização de tecnologias de gestão e de informação que promovam a modernização institucional.
Disciplinas
Teoria do conhecimento e metodologia (epistemologia)
Gestão do Conhecimento
Comportamento do Consumidor
Teorias de estratégia Organizacional
Governança Corporativa
Métodos Qualitativos
Métodos Quantitativos
Gerenciamentos de processos de negócios
Estratégias em Redes Sociais
Concepção e Avaliação de Modelos, Métricas e Escalas em Administração
Teoria do conhecimento e metodologia (epistemologia)
Gestão do Conhecimento
Comportamento do Consumidor
Teorias de estratégia Organizacional
Governança Corporativa
Métodos Qualitativos
Métodos Quantitativos
Gerenciamentos de processos de negócios
Estratégias em Redes Sociais
Concepção e Avaliação de Modelos, Métricas e Escalas em Administração
PÚBLICO ALVO
Destina-se a portadores de diploma de mestrado, reconhecidos pela CAPES e que tenham se submetido ao teste da ANPAD – Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração.
Documentação exigida:
a) Formulário de inscrição (disponível no site do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC, devidamente preenchido e impresso;
b) Duas fotos 3 x 4 recentes;
c) Comprovante de pagamento da inscrição;
d) Cópia do diploma e do histórico escolar do curso de graduação expedidos por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido;
e) Cópia do diploma e do histórico escolar do curso de mestrado reconhecido pela Capes;
f) Resultado do teste da ANPAD, com pontuação superior a 280 pontos, dos 600 pontos desse teste.
g) 03 (três) cópias do pré-projeto de tese, apresentado de forma impressa em até 12 (doze) páginas digitadas, em espaço 1,5, fonte Arial, tamanho 12, contendo: título, introdução, problema de pesquisa, objetivo geral e objetivos específicos, fundamento teórico, metodologia e referências. O candidato deverá escolher um dentre os seguintes temas relacionados às linhas de pesquisa do programa:
Linha de pesquisa - Estratégia em Organizações e Comportamento Organizacional
Temas:
Estratégia e competitividade;
Estratégias cooperativas;
Governança corporativa;
Cultura e mudança organizacional;
Gestão do conhecimento;
Desempenho estratégico;
Gestão de carreiras;
Inovação e novas competências;
Gestão internacional;
Processo decisório;
Gestão estratégica de tecnologia da informação;
Empreendedorismo.
Linha de pesquisa – Estratégia e tecnologias em marketing
Temas:
Comportamento do consumidor;
Logística;
Gestão de marcas;
Imagem e identidade em marketing;
Marketing e desempenho organizacional;
Ética em marketing;
Marketing de serviços;
Marketing de relacionamentos;
Marketing digital.
h) Currículo Lattes, elaborado segundo modelo disponível na Plataforma Lattes do CNPq e documentado com os respectivos comprovantes (cópia de diplomas e títulos, cópia de publicações, participações em eventos e outros). Considerando que o Currículo Lattes é de natureza predominantemente científico-acadêmico, recomenda-se que o candidato enfatize sua experiência profissional, usando uma folha complementar se achar necessário.
Destina-se a portadores de diploma de mestrado, reconhecidos pela CAPES e que tenham se submetido ao teste da ANPAD – Associação Nacional dos Programas de Pós-graduação em Administração.
Documentação exigida:
a) Formulário de inscrição (disponível no site do Programa de Doutorado e Mestrado em Administração da Universidade FUMEC, devidamente preenchido e impresso;
b) Duas fotos 3 x 4 recentes;
c) Comprovante de pagamento da inscrição;
d) Cópia do diploma e do histórico escolar do curso de graduação expedidos por estabelecimento oficial ou oficialmente reconhecido;
e) Cópia do diploma e do histórico escolar do curso de mestrado reconhecido pela Capes;
f) Resultado do teste da ANPAD, com pontuação superior a 280 pontos, dos 600 pontos desse teste.
g) 03 (três) cópias do pré-projeto de tese, apresentado de forma impressa em até 12 (doze) páginas digitadas, em espaço 1,5, fonte Arial, tamanho 12, contendo: título, introdução, problema de pesquisa, objetivo geral e objetivos específicos, fundamento teórico, metodologia e referências. O candidato deverá escolher um dentre os seguintes temas relacionados às linhas de pesquisa do programa:
Linha de pesquisa - Estratégia em Organizações e Comportamento Organizacional
Temas:
Estratégia e competitividade;
Estratégias cooperativas;
Governança corporativa;
Cultura e mudança organizacional;
Gestão do conhecimento;
Desempenho estratégico;
Gestão de carreiras;
Inovação e novas competências;
Gestão internacional;
Processo decisório;
Gestão estratégica de tecnologia da informação;
Empreendedorismo.
Linha de pesquisa – Estratégia e tecnologias em marketing
Temas:
Comportamento do consumidor;
Logística;
Gestão de marcas;
Imagem e identidade em marketing;
Marketing e desempenho organizacional;
Ética em marketing;
Marketing de serviços;
Marketing de relacionamentos;
Marketing digital.
h) Currículo Lattes, elaborado segundo modelo disponível na Plataforma Lattes do CNPq e documentado com os respectivos comprovantes (cópia de diplomas e títulos, cópia de publicações, participações em eventos e outros). Considerando que o Currículo Lattes é de natureza predominantemente científico-acadêmico, recomenda-se que o candidato enfatize sua experiência profissional, usando uma folha complementar se achar necessário.
DFP_