DFP_
Diploma oferecido:Doutor em Administração
Localização:Piracicaba - São Paulo
Duração:4 Anos
Tipo:Doutorado
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
A Faculdade de Gestão e Negócios - FGN da Unimep, preocupada em fornecer respostas aos desafios, contribuir com a inovação organizacional e a inserção global no contexto regional, oferece o PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração. O PPGA é responsável pelos Cursos de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração. O curso de Doutorado propicia a formação de pesquisadores para o trabalho científico, priorizando o aprimoramento do conhecimento e a criação de novos saberes.
Dessa forma o Doutorado, além de contribuir para o desenvolvimento local e regional, fomenta, por meio de temas dos projetos de pesquisa e das produções científicas desenvolvidas, o reforço e a geração de parcerias com os organismos da sociedade civil e com o poder público regional.
A FGN entende que o programa irá suprir lacuna entre universidade e empresas da região: formar professores para o ensino de Administração e contribuir para atender a demanda do ensino de terceiro grau, ao promover um ensino de qualidade, por meio do diálogo entre ensino, pesquisa e extensão.
O Curso de Doutorado em Administração oferece uma contribuição efetiva à formação de pesquisadores e docentes para o ensino de Administração, não pautada apenas na racionalidade instrumental, mas por capacidades que envolvam a razão, a emoção, a sensibilidade, o senso de justiça, a ética, a solidariedade e a sustentabilidade.
Objetivos
O curso tem como objetivo principal formar pesquisadores na área de Administração, com ênfase nas dimensões metodológica e acadêmica,
Os objetivos institucionais do programa são:
a) formar pesquisadores para colaborar com a expansão quantitativa e qualitativa do ensino na área de administração;
b) capacitar docentes e pesquisadores para atuarem no campo da administração, visando contribuir para o aperfeiçoamento do gerenciamento e desempenho das organizações.
c) gerar e disseminar conhecimentos para a teoria e a prática em administração;
d) incentivar a formação de redes de pesquisadores;
e) priorizar o estudo de temas relacionados ao contexto regional.
Histórico
A atuação da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, bem como da Faculdade de Gestão e Negócios - FGN, tem sido bastante expressiva e efetiva no meio empresarial de Piracicaba e região. Após várias solicitações da comunidade empresarial privada e pública, a Faculdade realizou pesquisa junto ao público-alvo interessado, fator determinante que levou a oferecer o Mestrado em Administração, na categoria profissional. O trabalho da UNIMEP e da FGN caracteriza-se pela preocupação em assimilar as reais necessidades das organizações, em níveis local e regional, como forma de contribuição para o desenvolvimento da cidade, da região, e de micro regiões. A Cidade de Piracicaba ao se destacar como pioneira na produção e pesquisa do Etanol, necessita acompanhar os desafios da administração contemporânea com gestores, profissionais e pesquisadores capazes, e buscar sempre uma melhor qualificação de seus recursos humanos.
A FGN, preocupada em fornecer respostas aos desafios, contribuir com a inovação organizacional e a inserção global no contexto regional, e na perspectiva de expansão, investiu para que o atual Mestrado em Administração fosse ampliado com a criação do Programa em Administração - PPGA, que contempla, agora, um curso de Doutorado.
O curso de Doutorado em Administração objetiva promover a formação científica aprofundada de professores, pesquisadores e especialistas; desenvolver estudos sistemáticos e pesquisa avançada e estimular a produção científica, e ainda perguntar e responder sobre o necessário trabalho a respeito dos conceitos e das teorias e suas relações com os sujeitos da sustentabilidade, isto é, o território, as pessoas, os processos de transformação ambiental, as organizações, as emergências e o próprio futuro humano. A Gestão de Organizações, neste doutorado, considera que a universidade está inserida no Vale do Piracicaba, cujas pujança econômica e criatividade, para a governança, não escondem desafios econômicos, humanos e ambientais de monta.
Área de Concentração
O curso tem como área de concentração a Gestão de Organizações, a qual envolve diferentes abordagens teórico-metodológicas aplicadas às relações inter e intraorganizacionais e seus impactos no desenvolvimento sócio-econômico regional. Engloba estudos relacionados à gestão de organizações nas perspectivas econômico-financeira; comportamento organizacional, ao marketing, à gestão de pessoas, às operações, à logística e estratégia e novos modelos de gestão e organização do trabalho.
Linhas de Pesquisa
Gestão de Pessoas.
O processo evolutivo da gestão de pessoas no âmbito da teoria organizacional e administrativa; racionalidades objetiva e subjetiva na gestão de pessoas; gestão de pessoas e identidade social; paradoxos entre o modo de gestão prescrito e o modo de gestão real; o capital humano e propostas de gestão; o processo de pesquisa em gestão de pessoas. Sustentabilidade e Governança Corporativa. A sustentabilidade (ambiental, social e econômica- triple bottom line) tem sido um dos fatores principais para o sucesso das organizações, sejam elas governamentais, privadas ou sociais. Faz parte do estudo a estratégias de relações com os stakeholders, Gestão e Gerenciamento de Projetos de Responsabilidade Social, Balanço social, Indicadores de Responsabilidade Social. Certificações Sociais. Neste contexto a governança corporativa indica uma possibilidade de trazer para os debates uma forma de gestão.
Estratégias de Marketing e Operações.
Evolução do Pensamento e das Estratégias de Marketing. Evolução do pensamento e teorias de marketing; paradigmas da gestão contemporânea; análise e comparação dos principais pensadores e autores clásicos até conceitos modernos; marketing e estratégias de marketing em ambientes globais e virtuais; relações e decisões do composto de marketing com aspectos sócioculturais e económicos da realidade brasileira. Gestão de Operações. Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management); evolução histórica; desenvolvimento e gestão de parcerias; insourcing e outsourcing; reestruturação e consolidação de cadeias de suprimentos, práticas e iniciativas recentes na área; tecnologia de informação e comunicação na cadeia de suprimentos; medição de desempenho na cadeia de suprimentos; logística empresarial no contexto da gestão da cadeia de suprimentos; práticas contemporâneas em logística empresarial; benchmarking de processos logísticos; novos desenvolvimentos e tendências da área.
A Faculdade de Gestão e Negócios - FGN da Unimep, preocupada em fornecer respostas aos desafios, contribuir com a inovação organizacional e a inserção global no contexto regional, oferece o PPGA - Programa de Pós-Graduação em Administração. O PPGA é responsável pelos Cursos de Mestrado Profissional e Doutorado em Administração. O curso de Doutorado propicia a formação de pesquisadores para o trabalho científico, priorizando o aprimoramento do conhecimento e a criação de novos saberes.
Dessa forma o Doutorado, além de contribuir para o desenvolvimento local e regional, fomenta, por meio de temas dos projetos de pesquisa e das produções científicas desenvolvidas, o reforço e a geração de parcerias com os organismos da sociedade civil e com o poder público regional.
A FGN entende que o programa irá suprir lacuna entre universidade e empresas da região: formar professores para o ensino de Administração e contribuir para atender a demanda do ensino de terceiro grau, ao promover um ensino de qualidade, por meio do diálogo entre ensino, pesquisa e extensão.
O Curso de Doutorado em Administração oferece uma contribuição efetiva à formação de pesquisadores e docentes para o ensino de Administração, não pautada apenas na racionalidade instrumental, mas por capacidades que envolvam a razão, a emoção, a sensibilidade, o senso de justiça, a ética, a solidariedade e a sustentabilidade.
Objetivos
O curso tem como objetivo principal formar pesquisadores na área de Administração, com ênfase nas dimensões metodológica e acadêmica,
Os objetivos institucionais do programa são:
a) formar pesquisadores para colaborar com a expansão quantitativa e qualitativa do ensino na área de administração;
b) capacitar docentes e pesquisadores para atuarem no campo da administração, visando contribuir para o aperfeiçoamento do gerenciamento e desempenho das organizações.
c) gerar e disseminar conhecimentos para a teoria e a prática em administração;
d) incentivar a formação de redes de pesquisadores;
e) priorizar o estudo de temas relacionados ao contexto regional.
Histórico
A atuação da Universidade Metodista de Piracicaba - UNIMEP, bem como da Faculdade de Gestão e Negócios - FGN, tem sido bastante expressiva e efetiva no meio empresarial de Piracicaba e região. Após várias solicitações da comunidade empresarial privada e pública, a Faculdade realizou pesquisa junto ao público-alvo interessado, fator determinante que levou a oferecer o Mestrado em Administração, na categoria profissional. O trabalho da UNIMEP e da FGN caracteriza-se pela preocupação em assimilar as reais necessidades das organizações, em níveis local e regional, como forma de contribuição para o desenvolvimento da cidade, da região, e de micro regiões. A Cidade de Piracicaba ao se destacar como pioneira na produção e pesquisa do Etanol, necessita acompanhar os desafios da administração contemporânea com gestores, profissionais e pesquisadores capazes, e buscar sempre uma melhor qualificação de seus recursos humanos.
A FGN, preocupada em fornecer respostas aos desafios, contribuir com a inovação organizacional e a inserção global no contexto regional, e na perspectiva de expansão, investiu para que o atual Mestrado em Administração fosse ampliado com a criação do Programa em Administração - PPGA, que contempla, agora, um curso de Doutorado.
O curso de Doutorado em Administração objetiva promover a formação científica aprofundada de professores, pesquisadores e especialistas; desenvolver estudos sistemáticos e pesquisa avançada e estimular a produção científica, e ainda perguntar e responder sobre o necessário trabalho a respeito dos conceitos e das teorias e suas relações com os sujeitos da sustentabilidade, isto é, o território, as pessoas, os processos de transformação ambiental, as organizações, as emergências e o próprio futuro humano. A Gestão de Organizações, neste doutorado, considera que a universidade está inserida no Vale do Piracicaba, cujas pujança econômica e criatividade, para a governança, não escondem desafios econômicos, humanos e ambientais de monta.
Área de Concentração
O curso tem como área de concentração a Gestão de Organizações, a qual envolve diferentes abordagens teórico-metodológicas aplicadas às relações inter e intraorganizacionais e seus impactos no desenvolvimento sócio-econômico regional. Engloba estudos relacionados à gestão de organizações nas perspectivas econômico-financeira; comportamento organizacional, ao marketing, à gestão de pessoas, às operações, à logística e estratégia e novos modelos de gestão e organização do trabalho.
Linhas de Pesquisa
Gestão de Pessoas.
O processo evolutivo da gestão de pessoas no âmbito da teoria organizacional e administrativa; racionalidades objetiva e subjetiva na gestão de pessoas; gestão de pessoas e identidade social; paradoxos entre o modo de gestão prescrito e o modo de gestão real; o capital humano e propostas de gestão; o processo de pesquisa em gestão de pessoas. Sustentabilidade e Governança Corporativa. A sustentabilidade (ambiental, social e econômica- triple bottom line) tem sido um dos fatores principais para o sucesso das organizações, sejam elas governamentais, privadas ou sociais. Faz parte do estudo a estratégias de relações com os stakeholders, Gestão e Gerenciamento de Projetos de Responsabilidade Social, Balanço social, Indicadores de Responsabilidade Social. Certificações Sociais. Neste contexto a governança corporativa indica uma possibilidade de trazer para os debates uma forma de gestão.
Estratégias de Marketing e Operações.
Evolução do Pensamento e das Estratégias de Marketing. Evolução do pensamento e teorias de marketing; paradigmas da gestão contemporânea; análise e comparação dos principais pensadores e autores clásicos até conceitos modernos; marketing e estratégias de marketing em ambientes globais e virtuais; relações e decisões do composto de marketing com aspectos sócioculturais e económicos da realidade brasileira. Gestão de Operações. Gestão da Cadeia de Suprimentos (Supply Chain Management); evolução histórica; desenvolvimento e gestão de parcerias; insourcing e outsourcing; reestruturação e consolidação de cadeias de suprimentos, práticas e iniciativas recentes na área; tecnologia de informação e comunicação na cadeia de suprimentos; medição de desempenho na cadeia de suprimentos; logística empresarial no contexto da gestão da cadeia de suprimentos; práticas contemporâneas em logística empresarial; benchmarking de processos logísticos; novos desenvolvimentos e tendências da área.
Descrição Detalhada
02 disciplinas obrigatórias gerais (8 créditos). Estas disciplinas têm mais de um docente indicado para o seu lecionamento, porém, não necessariamente serão ministradas em conjunto por esses docentes.
Este módulo é composto por um conjunto de disciplinas de caráter obrigatório que, em função da diversificação na formação acadêmica dos ingressantes, visa homogeneizar os conhecimentos dos alunos, levando-os a uma compreensão crítica e sólida da evolução do pensamento administrativo e dos fundamentos metodológicos e científicos para a produção de pesquisas. Como forma de integrar e capacitar os alunos das linhas de pesquisa nas competências básicas de doutor, docente e pesquisador em Administração, estabelecem-se como obrigatórias gerais as seguintes disciplinas:
Disciplina: Teorias Administrativas
Ementa: Evolução dos estudos em teoria das organizações; conceitos centrais em teoria das organizações; burocracia na sociedade moderna; paradigmas sociológicos em análise organizacional; novo institucionalismo; ecologia das populações; dependências de recursos, contingência estrutural; redes e campos organizacionais; interacionismo simbólico; etnometodologia; poder e dominação.
Disciplina: Pesquisa em Administração: métodos qualitativos e quantitativos. Ementa: Estudo das abordagens teóricas e epistemiológicas suscitadas pelo conhecimento científico em Administração; a natureza da investigação qualitativa; desenho de estudos qualitativos; métodos: abordagens estruturadas e não estruturadas; testes de validade; análise e interpretação qualitativa; generalização na pesquisa qualitativa; conceitos gerais de análise de dados; organização de dados e medidas descritivas; probabilidade; variáveis aleatórias discretas e contínuas; dados multidimensionais; regressão linear simples, com múltiplas variáveis e regressão logística; análise de agrupamento; fatorial; modelos de equações estruturais.
02 disciplinas obrigatórias na linha de pesquisa pela qual o aluno optar (8 créditos)
Este módulo é composto por disciplinas consideradas obrigatórias na linha de pesquisa na qual o aluno desenvolverá sua tese. A finalidade deste módulo é capacitar os alunos das linhas nas competências básicas ligadas à área do saber:
- Gestão de Pessoas
- Estratégias de Marketing e Operações
São consideradas obrigatórias nas linhas de pesquisa as seguintes disciplinas:
a)Linha de Gestão de Pessoas
Disciplina: Gestão de Pessoas, Teorização, Pesquisa e Instrumentalização
Ementa: O processo evolutivo da gestão de pessoas no âmbito da teoria organizacional e administrativa; racionalidades objetiva e subjetiva na gestão de pessoas; gestão de pessoas e identidade social; paradoxos entre o modo de gestão prescrito e o modo de gestão real; o capital humano e propostas de gestão; o processo de pesquisa em gestão de pessoas.
Disciplina: Liderança e Mudança Organizacional
Ementa: A natureza da liderança. A natureza do trabalho gerencial. Perspectivas sobre o comportamento da liderança eficaz. Comportamentos específicos para gerenciar o trabalho e os relacionamentos. Liderança em grupos de tomada de decisão. Liderando a mudança. O coração da mudança. Sucesso em processos de mudança. As mudanças organizacionais e as possibilidades de estabelecer um ambiente criativo e inovador. O problema da mudança. As etapas do processo de mudança. A mudança organizacional contínua, planejada e de transformação.
b)Linha de Estratégias de Marketing e Operações
Disciplina: Evolução do Pensamento e das Estratégias de Marketing
Ementa: Evolução do pensamento e teorias de marketing; paradigmas da gestão contemporânea; análise e comparação dos principais pensadores e autores clásicos até conceitos modernos; marketing e estratégias de marketing em ambientes globais e virtuais; relações e decisões do composto de marketing com aspectos socioculturais e econômicos da realidade brasileira.
Disciplina: Gestão de Operações
Ementa: Gestão de Operações; Papel Estratégico das Operações; Estratégias de Operações; Gestão de Operações em Manufatura e Serviços; Sistemas de Produção; Planejamento e Controle de Operações/Produção; Gestão de Cadeias de Suprimentos; Gestão de Sistemas Logísticos; Gestão da Demanda e Estoques; Gestão da Qualidade; Gestão de Desenvolvimento de Produtos; Gestão de Tecnologia; Tecnologia de Informação e Comunicação Aplicada à Gestão de Operações; Sistemas de Medição de Desempenho; Gestão de Projetos e Tendências na área.
04 disciplinas optativas (16 créditos)
Este módulo é formado por um conjunto de disciplinas optativas e instrumentais que visa oferecer aos alunos o aprofundamento da formação acadêmica, por meio dos conhecimentos específicos de Administração, de pesquisa e de docência. Essas disciplinas nem sempre serão oferecidas, dependendo da área de interesse do conjunto de alunos. O objetivo dessas disciplinas é de oferecer aos alunos e professores-orientadores maior flexibilidade em termos de adequação à sequência ideal de conteúdos, podendo contemplar plenamente os objetivos pretendidos pelos alunos, individualmente. O total de créditos a ser obtido pelos alunos nas disciplinas optativas é de 16 (dezesseis). Com aprovação do Colegiado do Curso, de acordo com seu orientador e, conforme o tema da tese, o aluno poderá também complementar os créditos das disciplinas optativas com disciplinas já cursadas no Mestrado, ou cursadas em outros cursos de pós-graduação. Neste caso o limite de aproveitamento será de 2 disciplinas optativas, perfazendo um total de 8 de créditos. As disciplinas optativas poderão ser escolhidas a partir do elenco de disciplinas oferecidas, que atendem às Linhas de Gestão de Pessoas e de Estratégias de Marketing e Operações. Também permitir-se-á que o aluno curse duas disciplinas optativas em áreas afins, em Instituições de Ensino que ofereçam cursos devidamente credenciados pela Capes.
01 disciplinas de Atividades Supervisionadas (4 créditos)
Estas atividades são indicadas pelo professor orientador, segundo o regulamento do curso, envolvendo, também, o estágio de docência, e serão avaliadas pelo Conselho do Curso, para a sua consolidação. É obrigatório ao aluno ter concluído os créditos em atividades supervisionadas antes do exame de qualificação.
01 disciplina de Seminários de Pesquisa (4 créditos)
Esta disciplina é reservada à realização de seminários relativos a teorias relevantes para o tema de pesquisa desenvolvido pelo aluno. Essa disciplina deverá ser cursada após a conclusão dos créditos em disciplinas obrigatórias gerais, específicas e optativas.
Exame de qualificação (04 créditos)
No exame de qualificação, o doutorando deverá apresentar e defender seu projeto de tese perante uma comissão examinadora, conforme o regulamento do curso, após terem sido completados todos os créditos, no prazo máximo de 24 meses após o ingresso no programa.
Defesa de Tese (16 créditos)
Neste módulo, o aluno deverá se inscrever em Seminário de Tese, destinado a oferecer a orientação necessária ao desenvolvimento do trabalho final do Curso. A tese consistirá num trabalho de pesquisa escrito sobre o assunto correspondente à área de concentração, realizado sob a orientação de um professor-orientador. A defesa da tese e o cumprimento de todos os requisitos anteriormente relacionados, dará direito ao aluno de receber o Diploma de Doutor em Administração.
Proficiência em Língua Estrangeira - antes da realização do exame de qualificação, o aluno deverá obter a aprovação no exame de proficiência em língua Inglesa.
Observações: com a aprovação do Colegiado do Curso, de acordo com seu orientador e conforme o tema da tese, o aluno poderá também completar os créditos de formação específica em disciplinas de outros programas de pós-graduação da UNIMEP, ou de outras instituições de ensino superior, devidamente credenciadas, brasileiras ou estrangeiras, conforme o regulamento do curso.
02 disciplinas obrigatórias gerais (8 créditos). Estas disciplinas têm mais de um docente indicado para o seu lecionamento, porém, não necessariamente serão ministradas em conjunto por esses docentes.
Este módulo é composto por um conjunto de disciplinas de caráter obrigatório que, em função da diversificação na formação acadêmica dos ingressantes, visa homogeneizar os conhecimentos dos alunos, levando-os a uma compreensão crítica e sólida da evolução do pensamento administrativo e dos fundamentos metodológicos e científicos para a produção de pesquisas. Como forma de integrar e capacitar os alunos das linhas de pesquisa nas competências básicas de doutor, docente e pesquisador em Administração, estabelecem-se como obrigatórias gerais as seguintes disciplinas:
Disciplina: Teorias Administrativas
Ementa: Evolução dos estudos em teoria das organizações; conceitos centrais em teoria das organizações; burocracia na sociedade moderna; paradigmas sociológicos em análise organizacional; novo institucionalismo; ecologia das populações; dependências de recursos, contingência estrutural; redes e campos organizacionais; interacionismo simbólico; etnometodologia; poder e dominação.
Disciplina: Pesquisa em Administração: métodos qualitativos e quantitativos. Ementa: Estudo das abordagens teóricas e epistemiológicas suscitadas pelo conhecimento científico em Administração; a natureza da investigação qualitativa; desenho de estudos qualitativos; métodos: abordagens estruturadas e não estruturadas; testes de validade; análise e interpretação qualitativa; generalização na pesquisa qualitativa; conceitos gerais de análise de dados; organização de dados e medidas descritivas; probabilidade; variáveis aleatórias discretas e contínuas; dados multidimensionais; regressão linear simples, com múltiplas variáveis e regressão logística; análise de agrupamento; fatorial; modelos de equações estruturais.
02 disciplinas obrigatórias na linha de pesquisa pela qual o aluno optar (8 créditos)
Este módulo é composto por disciplinas consideradas obrigatórias na linha de pesquisa na qual o aluno desenvolverá sua tese. A finalidade deste módulo é capacitar os alunos das linhas nas competências básicas ligadas à área do saber:
- Gestão de Pessoas
- Estratégias de Marketing e Operações
São consideradas obrigatórias nas linhas de pesquisa as seguintes disciplinas:
a)Linha de Gestão de Pessoas
Disciplina: Gestão de Pessoas, Teorização, Pesquisa e Instrumentalização
Ementa: O processo evolutivo da gestão de pessoas no âmbito da teoria organizacional e administrativa; racionalidades objetiva e subjetiva na gestão de pessoas; gestão de pessoas e identidade social; paradoxos entre o modo de gestão prescrito e o modo de gestão real; o capital humano e propostas de gestão; o processo de pesquisa em gestão de pessoas.
Disciplina: Liderança e Mudança Organizacional
Ementa: A natureza da liderança. A natureza do trabalho gerencial. Perspectivas sobre o comportamento da liderança eficaz. Comportamentos específicos para gerenciar o trabalho e os relacionamentos. Liderança em grupos de tomada de decisão. Liderando a mudança. O coração da mudança. Sucesso em processos de mudança. As mudanças organizacionais e as possibilidades de estabelecer um ambiente criativo e inovador. O problema da mudança. As etapas do processo de mudança. A mudança organizacional contínua, planejada e de transformação.
b)Linha de Estratégias de Marketing e Operações
Disciplina: Evolução do Pensamento e das Estratégias de Marketing
Ementa: Evolução do pensamento e teorias de marketing; paradigmas da gestão contemporânea; análise e comparação dos principais pensadores e autores clásicos até conceitos modernos; marketing e estratégias de marketing em ambientes globais e virtuais; relações e decisões do composto de marketing com aspectos socioculturais e econômicos da realidade brasileira.
Disciplina: Gestão de Operações
Ementa: Gestão de Operações; Papel Estratégico das Operações; Estratégias de Operações; Gestão de Operações em Manufatura e Serviços; Sistemas de Produção; Planejamento e Controle de Operações/Produção; Gestão de Cadeias de Suprimentos; Gestão de Sistemas Logísticos; Gestão da Demanda e Estoques; Gestão da Qualidade; Gestão de Desenvolvimento de Produtos; Gestão de Tecnologia; Tecnologia de Informação e Comunicação Aplicada à Gestão de Operações; Sistemas de Medição de Desempenho; Gestão de Projetos e Tendências na área.
04 disciplinas optativas (16 créditos)
Este módulo é formado por um conjunto de disciplinas optativas e instrumentais que visa oferecer aos alunos o aprofundamento da formação acadêmica, por meio dos conhecimentos específicos de Administração, de pesquisa e de docência. Essas disciplinas nem sempre serão oferecidas, dependendo da área de interesse do conjunto de alunos. O objetivo dessas disciplinas é de oferecer aos alunos e professores-orientadores maior flexibilidade em termos de adequação à sequência ideal de conteúdos, podendo contemplar plenamente os objetivos pretendidos pelos alunos, individualmente. O total de créditos a ser obtido pelos alunos nas disciplinas optativas é de 16 (dezesseis). Com aprovação do Colegiado do Curso, de acordo com seu orientador e, conforme o tema da tese, o aluno poderá também complementar os créditos das disciplinas optativas com disciplinas já cursadas no Mestrado, ou cursadas em outros cursos de pós-graduação. Neste caso o limite de aproveitamento será de 2 disciplinas optativas, perfazendo um total de 8 de créditos. As disciplinas optativas poderão ser escolhidas a partir do elenco de disciplinas oferecidas, que atendem às Linhas de Gestão de Pessoas e de Estratégias de Marketing e Operações. Também permitir-se-á que o aluno curse duas disciplinas optativas em áreas afins, em Instituições de Ensino que ofereçam cursos devidamente credenciados pela Capes.
01 disciplinas de Atividades Supervisionadas (4 créditos)
Estas atividades são indicadas pelo professor orientador, segundo o regulamento do curso, envolvendo, também, o estágio de docência, e serão avaliadas pelo Conselho do Curso, para a sua consolidação. É obrigatório ao aluno ter concluído os créditos em atividades supervisionadas antes do exame de qualificação.
01 disciplina de Seminários de Pesquisa (4 créditos)
Esta disciplina é reservada à realização de seminários relativos a teorias relevantes para o tema de pesquisa desenvolvido pelo aluno. Essa disciplina deverá ser cursada após a conclusão dos créditos em disciplinas obrigatórias gerais, específicas e optativas.
Exame de qualificação (04 créditos)
No exame de qualificação, o doutorando deverá apresentar e defender seu projeto de tese perante uma comissão examinadora, conforme o regulamento do curso, após terem sido completados todos os créditos, no prazo máximo de 24 meses após o ingresso no programa.
Defesa de Tese (16 créditos)
Neste módulo, o aluno deverá se inscrever em Seminário de Tese, destinado a oferecer a orientação necessária ao desenvolvimento do trabalho final do Curso. A tese consistirá num trabalho de pesquisa escrito sobre o assunto correspondente à área de concentração, realizado sob a orientação de um professor-orientador. A defesa da tese e o cumprimento de todos os requisitos anteriormente relacionados, dará direito ao aluno de receber o Diploma de Doutor em Administração.
Proficiência em Língua Estrangeira - antes da realização do exame de qualificação, o aluno deverá obter a aprovação no exame de proficiência em língua Inglesa.
Observações: com a aprovação do Colegiado do Curso, de acordo com seu orientador e conforme o tema da tese, o aluno poderá também completar os créditos de formação específica em disciplinas de outros programas de pós-graduação da UNIMEP, ou de outras instituições de ensino superior, devidamente credenciadas, brasileiras ou estrangeiras, conforme o regulamento do curso.
O candidato deverá enviar à Secretaria de Pós-Graduação Stricto Sensu, o requerimento e os documentos exigidos, abaixo descritos:
• 1 Foto 3x4
• Cadastro de Pessoa Física (CPF) - 1 cópia autenticada
• Cédula de Identidade ou RNE (para estrangeiros) - 2 cópias autenticadas
• Certificado de Reservista - 1 cópia autenticada
• Certidão de nascimento ou casamento - 1 cópia autenticada
• Comprovante de Pagamento de Taxa de Inscrição
• Currículo Lattes - documentado
• Diploma de Mestrado devidamente registrado – 1 cópia autenticada. Diploma obtido no exterior deverá estar revalidado no Brasil.
• Histórico Escolar - 1 cópia autenticada. Histórico Escolar do exterior deverá estar autenticado pela autoridade consular brasileira no país de origem da documentação e com a tradução registrada
• Titulo de Eleitor - 1 cópia autenticada
• Ficha de Inscrição devidamente preenchida
• Comprovante de pagamento de taxa de inscrição
• 1 Foto 3x4
• Cadastro de Pessoa Física (CPF) - 1 cópia autenticada
• Cédula de Identidade ou RNE (para estrangeiros) - 2 cópias autenticadas
• Certificado de Reservista - 1 cópia autenticada
• Certidão de nascimento ou casamento - 1 cópia autenticada
• Comprovante de Pagamento de Taxa de Inscrição
• Currículo Lattes - documentado
• Diploma de Mestrado devidamente registrado – 1 cópia autenticada. Diploma obtido no exterior deverá estar revalidado no Brasil.
• Histórico Escolar - 1 cópia autenticada. Histórico Escolar do exterior deverá estar autenticado pela autoridade consular brasileira no país de origem da documentação e com a tradução registrada
• Titulo de Eleitor - 1 cópia autenticada
• Ficha de Inscrição devidamente preenchida
• Comprovante de pagamento de taxa de inscrição
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