Doutorado em História (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
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Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Tipo:Doutorado
Modalidade:Presenciais
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Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura está formado pelo Curso de Mestrado e o Curso de Doutorado, entendidos como níveis distintos e com terminalidade própria, articulados, porém, em termos de ensino e pesquisa.
A organização curricular compreende disciplinas e atividades acadêmicas relativas à Área de Concentração: História Social da Cultura; aos Eixos Temáticos: História Social dos Processos Culturais e História dos Bens Simbólicos; e às Linhas de Pesquisa: Teoria e Historiografia, História Cultural, e História da Arte e da Arquitetura.
Entende-se por Área de Concentração o campo específico do conhecimento histórico que constitui a referência central dos estudos e pesquisas desenvolvidos no Programa. Eixos Temáticos são os recortes efetuados no âmbito da Área de Concentração de acordo com as tendências intelectuais e de investigação dominantes no Programa. Linhas de Pesquisa são as subáreas especializadas que agregam e sistematizam as pesquisas docentes e discentes desenvolvidas a partir de projetos de pesquisa coordenados por professores do Departamento. Os grupos de pesquisa estão cadastrados no Diretório dos Grupos de Pesquisa do CNPq e são integrados por docentes, discentes e, ainda, por alunos de graduação com bolsas de IC, PET ou voluntários. São, portanto, um dos espaços de integração entre a pós graduação e a graduação no Departamento de História. Alguns dos Grupos de Pesquisa têm um caráter interdepartamental ou interinstitucional.
A estrutura curricular do Programa é constituída pelos seguintes grupos de disciplinas:
1 - Disciplinas obrigatórias;
2 - Disciplinas eletivas da área de concentração;
3 - Disciplinas eletivas de domínio conexo;
4 - Seminários de dissertação e de tese.
1 - Disciplinas obrigatórias: são assim designadas as disciplinas História e Historiografia da Cultura, cujo conteúdo caracteriza e define a identidade teórico-metodológica do Programa. Devem constar necessariamente dos planos de estudo de todos os mestrandos e doutorandos, na proporção de, no mínimo, 8 (oito) créditos para o Mestrado e 4 (quatro) para o Doutorado.
2 - Disciplinas eletivas da área de concentração: são as disciplinas oferecidas pelo Programa a cada semestre, a partir de um elenco previamente aprovado pelo Colegiado do Programa de Pós-Graduação e que devem ser representativas das três Linhas de Pesquisa. Os planos de estudo tanto de mestrandos quanto de doutorandos deverão prever a obtenção de pelo menos 8 (oito) créditos em disciplinas desta natureza.
3 - Disciplinas eletivas de domínio conexo: são disciplinas oferecidas pelo Programa ou por outros Programas de Pós- Graduação credenciados, sejam eles da PUC-Rio ou de outras IESs, e que possam, por um lado, responder a interesses acadêmicos dos discentes e de suas pesquisas para o Mestrado ou o Doutorado e, por, outro, ampliar a interlocução acadêmica dos discentes e do Programa. Os planos de estudo de mestrandos e de doutorandos devem prever a obtenção de 3 (três) créditos em disciplinas desta natureza.
4 - Seminários de dissertação e de tese: são disciplinas organizadas na forma de atividades programadas, quer em grupo, quer individualmente que deverão ser planejadas em função de cronograma de leituras, debates, seminários e trabalhos escritos, e podem também incluir estágios supervisionados em arquivos e bibliotecas. Devem concluir-se com a apresentação de relatório final, crítico e circunstanciado, das atividades realizadas. Cabe a um docente designado pelo Colegiado da Pós-Graduação o acompanhamento e supervisão dos Seminários de grupo. No caso de Seminários feitos em regime de trabalho individual, as tarefas de acompanhamento e supervisão competem ao professor orientador do mestrando ou do doutorando.
Os planos de estudo dos mestrandos deverão prever a obtenção de 8 (oito) créditos em Seminário de Dissertação, e, no caso dos doutorandos, a obtenção de 16 (dezesseis) créditos em Seminários de Doutorado.
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item Objetivos
O Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura destina-se aos graduados ou mestres de diferentes áreas de formação, preferencialmente nas áreas das Ciências Sociais e Humanas, e tem por objetivos:
1. fornecer aos professores e pesquisadores o instrumental teórico e prático necessário às exigências de sua formação pós graduada em História.
2. Estabelecer o equilíbrio entre a formação do pesquisador, a complementação e ampliação dos estudos históricos e o enriquecimento intelectual do profissional de História.
3. Valorizar a perspectiva humanística através de uma proposta de estudos aberta à interdisciplinariedade.
4. Favorecer a conquista da autonomia intelectual através de uma sólida formação e de um currículo que forneça os princípios básicos para uma reflexão inovadora e sempre norteada pela intervenção no mundo das ciências, das humanidades e na realidade social.
5. Contribuir para a produção de conhecimento em História Social da Cultura e sua divulgação.
6. Incentivar o intercâmbio docente e discente.
7. Construir cotidianamente a integração necessária e orgânica entre, por um lado, a pesquisa e o ensino e, por outro, a graduação e a pós graduação.
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item Histórico
O Programa de Pós Graduação em História Social da Cultura, do Departamento de História da PUC-Rio, iniciou suas atividades no ano de 1986, com o curso de Mestrado. Foi aprovado pelo Conselho Universitário da PUC-Rio em 20/08/86, selecionou sua primeira turma no início de 1987 e foi recomendado pela CAPES em 13/04/87.
A partir de 1998 teve início o curso de Doutorado, mantida a área de concentração em História Social da Cultura.
O Programa como um todo, mestrado e doutorado, foi reconhecido pela primeira vez através da Portaria 2530 do MEC, datada de 04/09/2002, publicada no Diário Oficial da União de 06/09/2002, número 173, Seção 1, p. 26.
O Programa de Pós-Graduação em História Social da Cultura mantém os três princípios programáticos que orientaram a criação do curso de Mestrado e que desenham sua identidade e se expressam nos projetos de pesquisa docentes e discentes nele desenvolvidos: uma concepção filosófica, um formato curricular e um horizonte temático.
A concepção do Curso se define historicamente pela busca de equilíbrio entre a perspectiva humanística e a pesquisa especializada, por entender que, se a primeira abre um horizonte de sentido amplo e interdisciplinar, a segunda situa e especifica este horizonte de sentido no campo de experiência constituído pelas pesquisas concretas desenvolvidas. A sinergia criada por esses dois vetores permitirá, simultaneamente, a identidade e a plasticidade da Área de Concentração e das Linhas de Pesquisa.
O formato do Curso, traduzido em seu currículo, foi pensado de maneira a por em prática as opções acima e, para tanto, estabelecer um mínimo de disciplinas obrigatórias e eletivas, evitar pré-requisitos, e sublinhar o papel decisivo do professor orientador na formação dos pós graduandos. Cabe lembrar que, além da orientação de pesquisa, compete ao orientador a presença ativa na elaboração do plano de estudo de cada aluno e a interlocução acadêmica constante com seus orientandos.
A Área de Concentração foi pensada e definida, desde o primeiro momento do Programa, como um horizontetemático em função dos denominadores comuns entre as reflexões dos docentes do Programa, pioneiro na definição da História Social da Cultura como traço mais geral de sua identidade. Este traço mais geral de identidade ganha contornos mais específicos nas Linhas de Pesquisa que a conformam e que a dinâmica dos Projetos de Pesquisa traduz no quotidiano acadêmico.
No diálogo com os Programas já existentes na área, no país e no exterior, o Programa de Pós Graduação em História Social da Cultura da PUC-Rio faz da ênfase na abordagem sócio histórica dos fenômenos culturais e nas preocupações de ordem teórica e historiográfica o seu lugar específico de interlocução intelectual e o seu diferencial.
Até o início de janeiro de 2009, o Programa produziu 243 dissertações de mestrado e 46 teses de doutorado, o que representa um dos índices de sua consolidação. A presença dos egressos do Programa em Universidades do país e mesmo do exterior, em Instituições de Pesquisa, no mundo das artes e da criação cultural parece confirmar essa consolidação e indicar que o Programa vem alcançando seus objetivos.
As teses e dissertações defendidas no Programa, assim como a produção acadêmica docente, põem de manifesto que, para o Programa, o estudo das diversas formas de conceber e escrever a história das criações ou manifestações culturais, inclusive do próprio conceito de cultura, fundamenta-se na premissa da historicidade dessas mesmas formas e subentende opções metodológicas. Assim, se a referência ao social remete sempre à investigação das condições históricas de produção, tanto dos objetos culturais como dos discursos a eles referidos, as dimensões teórica, metodológica e empírica e sua conjugação na escrita da História remetem a suas várias configurações possíveis. Entendida como uma História da história, a historiografia é pensada como uma análise da produção de obras históricas em termos de explicitação de suas premissas teóricas e da contextualização de sua escrita.
Disciplinas Obrigatórias
História e Historiografia da Cultura III
História e Historiografia da Cultura IV
História e Historiografia da Cultura V
Tese de Doutorado
Disciplinas Eletivas da Área Principal de Estudos
História e Historiografia da Cultura I
História e Historiografia da Cultura II
História e Cultura no Barroco
História e Cultura no Iluminismo
História e Cultura no Romantismo
História e Cultura no Modernismo
História e Teoria Literária
História da Arquitetura
História da Arte
Seminários Especiais em Teoria e Historiografia
Seminários Especiais em História Cultural
Seminários Especiais em História da Arte e Arquitetura
Historia e Cultura do Renascimento
História e Tempo
História e Cultura Urbana
História e Idéias
História e Estética
História e Estruturas
História e Movimentos Sociais
Exame de Qualificação
Seminário de Tese I
Seminário de Tese II
Seminário de Tese III
Seminário de Tese IV
Estágio Docência (doutorado)
Estágio Docência (doutorado)
A inscrição e a seleção de candidatos será realizada no segundo semestre de cada ano letivo e obedecerá ao calendário fixado pela PUC-RIO.
Além dos requisitos gerais regulamentares, o Departamento de História exige do candidato:
* Ser graduado em curso de nível superior, preferencialmente nas Áreas das Ciências Sociais e Humanas.
* Demonstrar conhecimentos e aptidões que o qualifiquem para estudos avançados e pesquisa em História.
* Comprovar conhecimentos que o habilitem à leitura de textos de História em língua estrangeira (inglês ou francês) para o Mestrado e em duas línguas estrangeiras (Inglês, Francês, Italiano ou Alemão) para o Doutorado.
Ter disponibilidade de tempo para acompanhar os cursos e cumprir as demais tarefas exigidas pelo Programa.
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