DFP_
Diploma oferecido:Doutor em Letras na área de Linguística Aplicada
Localização:Pelotas - Rio Grande do Sul
Duração:2 Anos
Tipo:Doutorado
Modalidade:Presenciais
DFP_
O Programa
O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas - PPG em Letras da UCPel, com área de concentração em Linguística Aplicada, integra os níveis de Mestrado e Doutorado.
Tem, como meta, a formação de profissionais qualificados - Mestres e Doutores -, na área de Linguística Aplicada.
Perfil Profissional
O perfil do profissional que o PPG em Letras da UCPel busca formar inclui
• conhecimento profundo de sua área específica de atuação e capacidade de articulação com áreas afins para a construção de um conhecimento interdisciplinar;
• capacidade de assumir uma postura crítica em relação aos diferentes paradigmas de produção do conhecimento científico, incluindo a relevância do objeto de investigação, aspectos metodológicos, implicações teóricas e aplicações práticas;
• competência acadêmica para produzir trabalhos de pesquisa de qualidade publicável, capazes de gerar impacto na área da Linguística Aplicada, incluindo artigos em periódicos, capítulos de livros e apresentações em congressos;
• capacidade de trabalhar em equipe, explorando os recursos de infraestrutura e sistemas de comunicação, não só de sua própria instituição mas também de outras instituições e órgãos de fomento, estabelecendo parcerias e convênios;
• capacidade para orientar futuros pesquisadores, liderar grupos de pesquisa, avaliar propostas, projetos e trabalhos de colegas e gerir programas, núcleos ou centros de pesquisa;
• capacidade de interagir de modo produtivo com os diferentes segmentos de uma instituição de ensino, incluindo alunos, professores, funcionários e administradores;
• comprometimento com a educação, demonstrando capacidade de conviver com as diferenças, promover o diálogo, administrar conflitos e gerar condições de mudança e aprendizagem;
• capacidade de se envolver com os diferentes níveis de educação, do ensino fundamental ou universitário, incluindo o trabalho de extensão e educação continuada;
• consciência da importância de sua profissão como pesquisador e docente na área da Linguística Aplicada e das contribuições que essa área pode trazer para a construção da cidadania, identidade cultural e compromissos éticos.
Descrição do Programa
Tendo em vista as características da demanda regional e as necessidades educacionais do País, o Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel propõe-se os seguintes objetivos:
Objetivos Gerais
• Formar pesquisadores-docentes e promover a produção de conhecimento na área de Linguística Aplicada.
• Proporcionar a docentes da área de Letras e a outros profissionais da linguagem e áreas afins um programa de estudos linguísticos, teóricos e aplicados, visando a uma melhor qualificação profissional.
Objetivos Específicos
• Implementar e fortalecer as condições para a pesquisa na região, dentro e fora da universidade, através da institucionalização e da consolidação de projetos e grupos de pesquisa.
• Proporcionar aos professores da rede pública e particular oportunidade de formação continuada e de desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos necessários à sua prática pedagógica nos três graus de ensino.
• Oferecer aos alunos dos cursos de Letras da região sul do Estado e dos países do Mercosul a oportunidade de uma formação avançada em pesquisa e de uma prática pedagógica diferenciada, através da participação em projetos vinculados às linhas de pesquisa do Curso.
• Propiciar aos professores-pesquisadores da UCPel e das outras universidades da região a oportunidade de consolidar e ampliar suas pesquisas, pela incorporação de novos projetos e novos pesquisadores.
• Estabelecer bases teóricas e práticas para um projeto de estudos comparativos, no nível da fala e da escrita, entre o português, o espanhol e o inglês, no contexto das culturas pós-coloniais das Américas.
Mestrado
A fim de possibilitar o alcance desses objetivos, o Curso em nível de Mestrado oferece um núcleo básico de DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS, o qual visa à discussão e à pesquisa de conteúdos que permitam não só a solidificação de fundamentos conceituais da área da Linguística Aplicada, mas também o oferecimento de subsídios à escolha consciente, pelos alunos, da linha de investigação a ser seguida. Esse núcleo básico é constituído pelas seguintes disciplinas: (a) Texto e Discurso (03 créditos), (b) Aquisição e Variação da Linguagem (03 créditos), (c) Seminário de Dissertação (02 créditos).
Além dos 8 (oito) créditos obrigatórios, os alunos devem cursar no mínimo 13 (treze) créditos em disciplinas eletivas. Entretanto, caso haja interesse, os mestrandos podem matricular-se em outras disciplinas eletivas de seu interesse, cumprindo um número de créditos além do mínimo exigido legalmente.
O Programa oferece disciplinas eletivas, dentre as quais estão estas a seguir referidas:
• Análise de Discurso (02 créditos);
• Discurso e Relações Sociais (02 créditos);
• Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira (03 créditos);
• Ensino e Aprendizagem da Língua Materna (03 créditos);
• Paradigmas de Investigação em Linguística Aplicada (03 créditos);
• Pesquisa em Sala de Aula (02 créditos);
• Produção e Avaliação de Materiais de Ensino (02 créditos);
• Produção Textual (02 créditos);
• Psicolinguística da Leitura (02 créditos);
• Teorias Linguísticas e Gramáticas Pedagógicas (02 créditos);
• Tópicos Especiais em Aquisição de Segunda Língua (02 créditos);
• Tópicos Especiais em Fonologias Não-Lineares (02 créditos);
• Tópicos Especiais em Linguagem e Cognição (03 créditos).
Com essas (e outras) disciplinas eletivas, os mestrandos têm condições de compor um currículo adequado a uma formação sólida, de forma a serem articuladas as subáreas de investigação das Dissertações de Mestrado por eles realizadas com as duas grandes Linhas de Pesquisa que orientam o Programa: AQUISIÇÃO, VARIAÇÃO E ENSINO e TEXTO, DISCURSO E RELAÇÕES SOCIAIS.
Doutorado
O Curso em nível de Doutorado também oferece um núcleo básico, constituído de 02 (duas) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS, que somam 08 (oito) créditos: a) Seminário de Linha de Pesquisa (04 créditos), b) Leitura Orientada (04 créditos).
Além dos 08 (oito) créditos obrigatórios, os alunos devem cumprir no mínimo 34 (trinta e quatro) créditos. Esses créditos são obtidos por meio de disciplinas eletivas e de publicação de artigos (quatro créditos). Entre as disciplinas eletivas estão aquelas acima arroladas, já que podem ser compartilhadas com o nível de Mestrado.
Destaca-se que, dentre as disciplinas eletivas, encontram-se "Tópicos Especiais". Essas disciplinas - conforme previa sua caracterização no currículo da proposta aprovada pela CAPES - apresentam temática variável, visando a aprofundar aspectos específicos do conhecimento, conforme necessidade de pesquisa dos alunos e/ou especialidade dos docentes (do Programa e visitantes). Os créditos dessas disciplinas podem variar de 01 a 03.
Breve Histórico
O nível de Mestrado do PPG em Letras da UCPel teve o início do funcionamento em 1994, tendo sido o primeiro Mestrado em Letras da região sul do Rio Grande do Sul e um dos primeiros do interior do Estado. Foi aprovado pelo Conselho Universitário da UCPel em sua centésima quadragésima oitava reunião ordinária, realizada no dia 20 de outubro de 1993, e foi reconhecido pela CAPES na reunião do CTC realizada em 22/09/2000, tendo sido tal ato publicado no D.O.U. em 06/04/2001.
Tendo em vista a consolidação desse nível de estudos, o Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel, em 2005, propôs à CAPES a implantação do nível de Doutorado, aprovado pelo Conselho Universitário da UCPel em sua ducentésima quadragésima sexta reunião ordinária, realizada no dia 20 de abril de 2005. O Curso de Doutorado do PPG em Letras da UCPel foi reconhecido pela CAPES na reunião do CTC realizada no período de 13 a 15 de setembro de 2005, tendo sido registrado tal reconhecimento no D.O.U. de 29/12/2005 e teve o ingresso de sua primeira turma em agosto de 2006.
Público-alvo: docentes da área de Letras e outros profissionais da linguagem e áreas afins.
Linhas de Pesquisa
O Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel mantém duas linhas de pesquisa -Texto, Discurso e Relações Sociais e Aquisição, Variação e Ensino -, que reúnem todos os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos professores e pelos pós-graduandos.
Tais linhas, explicitadas a seguir, são capazes de integrar diferentes subáreas da Linguística Aplicada, no complexo e amplo campo do saber que a caracteriza:
• Texto, Discurso e Relações Sociais
Essa linha congrega toda investigação de processos textuais/discursivos em sua organização interna e em seu funcionamento em diferentes práticas sociais, dentro e fora do contexto escolar.
• Aquisição, Variação e Ensino
Nessa linha integra-se toda investigação dos processos naturais e formais de aquisição da língua (materna e estrangeira), bem como da variação da linguagem e sua articulação com o ensino e outras interações que envolvam fronteiras linguísticas, culturais, políticas e/ou sociais.
PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO
São estes os projetos atualmente desenvolvidos pelo corpo docente do Programa.
Linha de Pesquisa: Texto, Discurso e Relações Sociais
• A representação de si e do outro em discursos produzidos no espaço escolar
• Diga-me com quem falas e dir-te-ei quem és – conversação e as redes sociais na Internet
• Relações Interlocutivas e Intergenericidade na Formação e na Incorporação de Gêneros do Discurso
• Ressonâncias discursivas: de gênero (gendre) a gênero (gender)
• Retratos digitais: auto-representação, discurso e identidade no Orkut
Linha de Pesquisa: Aquisição, Variação e Ensino
• Aprendendo em nuvem: ensino de línguas online (ANELO)
• Aquisição da Fonologia e Sistemas Fonológicos
• As representações de “professor” na pesquisa em linguística aplicada no Brasil: as identidades socialmente designadas
• Benefícios cognitivos verbais e não-verbais decorrentes do bi/multilinguismo
• O papel da frequência (lexical e segmental) na formação da gramática fônica em crianças de 1 a 4 anos: incluindo parâmetros contínuos da aquisição fonológica
• Percepção e produção de sons do inglês por falantes nativos de português brasileiro e europeu
• Pesquisa em Linguística Aplicada no Brasil - a questão do ensino e aprendizagem de línguas
• Produção de Materiais Didáticos para o Ensino de Línguas Online
O Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Católica de Pelotas - PPG em Letras da UCPel, com área de concentração em Linguística Aplicada, integra os níveis de Mestrado e Doutorado.
Tem, como meta, a formação de profissionais qualificados - Mestres e Doutores -, na área de Linguística Aplicada.
Perfil Profissional
O perfil do profissional que o PPG em Letras da UCPel busca formar inclui
• conhecimento profundo de sua área específica de atuação e capacidade de articulação com áreas afins para a construção de um conhecimento interdisciplinar;
• capacidade de assumir uma postura crítica em relação aos diferentes paradigmas de produção do conhecimento científico, incluindo a relevância do objeto de investigação, aspectos metodológicos, implicações teóricas e aplicações práticas;
• competência acadêmica para produzir trabalhos de pesquisa de qualidade publicável, capazes de gerar impacto na área da Linguística Aplicada, incluindo artigos em periódicos, capítulos de livros e apresentações em congressos;
• capacidade de trabalhar em equipe, explorando os recursos de infraestrutura e sistemas de comunicação, não só de sua própria instituição mas também de outras instituições e órgãos de fomento, estabelecendo parcerias e convênios;
• capacidade para orientar futuros pesquisadores, liderar grupos de pesquisa, avaliar propostas, projetos e trabalhos de colegas e gerir programas, núcleos ou centros de pesquisa;
• capacidade de interagir de modo produtivo com os diferentes segmentos de uma instituição de ensino, incluindo alunos, professores, funcionários e administradores;
• comprometimento com a educação, demonstrando capacidade de conviver com as diferenças, promover o diálogo, administrar conflitos e gerar condições de mudança e aprendizagem;
• capacidade de se envolver com os diferentes níveis de educação, do ensino fundamental ou universitário, incluindo o trabalho de extensão e educação continuada;
• consciência da importância de sua profissão como pesquisador e docente na área da Linguística Aplicada e das contribuições que essa área pode trazer para a construção da cidadania, identidade cultural e compromissos éticos.
Descrição do Programa
Tendo em vista as características da demanda regional e as necessidades educacionais do País, o Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel propõe-se os seguintes objetivos:
Objetivos Gerais
• Formar pesquisadores-docentes e promover a produção de conhecimento na área de Linguística Aplicada.
• Proporcionar a docentes da área de Letras e a outros profissionais da linguagem e áreas afins um programa de estudos linguísticos, teóricos e aplicados, visando a uma melhor qualificação profissional.
Objetivos Específicos
• Implementar e fortalecer as condições para a pesquisa na região, dentro e fora da universidade, através da institucionalização e da consolidação de projetos e grupos de pesquisa.
• Proporcionar aos professores da rede pública e particular oportunidade de formação continuada e de desenvolvimento dos conhecimentos linguísticos necessários à sua prática pedagógica nos três graus de ensino.
• Oferecer aos alunos dos cursos de Letras da região sul do Estado e dos países do Mercosul a oportunidade de uma formação avançada em pesquisa e de uma prática pedagógica diferenciada, através da participação em projetos vinculados às linhas de pesquisa do Curso.
• Propiciar aos professores-pesquisadores da UCPel e das outras universidades da região a oportunidade de consolidar e ampliar suas pesquisas, pela incorporação de novos projetos e novos pesquisadores.
• Estabelecer bases teóricas e práticas para um projeto de estudos comparativos, no nível da fala e da escrita, entre o português, o espanhol e o inglês, no contexto das culturas pós-coloniais das Américas.
Mestrado
A fim de possibilitar o alcance desses objetivos, o Curso em nível de Mestrado oferece um núcleo básico de DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS, o qual visa à discussão e à pesquisa de conteúdos que permitam não só a solidificação de fundamentos conceituais da área da Linguística Aplicada, mas também o oferecimento de subsídios à escolha consciente, pelos alunos, da linha de investigação a ser seguida. Esse núcleo básico é constituído pelas seguintes disciplinas: (a) Texto e Discurso (03 créditos), (b) Aquisição e Variação da Linguagem (03 créditos), (c) Seminário de Dissertação (02 créditos).
Além dos 8 (oito) créditos obrigatórios, os alunos devem cursar no mínimo 13 (treze) créditos em disciplinas eletivas. Entretanto, caso haja interesse, os mestrandos podem matricular-se em outras disciplinas eletivas de seu interesse, cumprindo um número de créditos além do mínimo exigido legalmente.
O Programa oferece disciplinas eletivas, dentre as quais estão estas a seguir referidas:
• Análise de Discurso (02 créditos);
• Discurso e Relações Sociais (02 créditos);
• Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira (03 créditos);
• Ensino e Aprendizagem da Língua Materna (03 créditos);
• Paradigmas de Investigação em Linguística Aplicada (03 créditos);
• Pesquisa em Sala de Aula (02 créditos);
• Produção e Avaliação de Materiais de Ensino (02 créditos);
• Produção Textual (02 créditos);
• Psicolinguística da Leitura (02 créditos);
• Teorias Linguísticas e Gramáticas Pedagógicas (02 créditos);
• Tópicos Especiais em Aquisição de Segunda Língua (02 créditos);
• Tópicos Especiais em Fonologias Não-Lineares (02 créditos);
• Tópicos Especiais em Linguagem e Cognição (03 créditos).
Com essas (e outras) disciplinas eletivas, os mestrandos têm condições de compor um currículo adequado a uma formação sólida, de forma a serem articuladas as subáreas de investigação das Dissertações de Mestrado por eles realizadas com as duas grandes Linhas de Pesquisa que orientam o Programa: AQUISIÇÃO, VARIAÇÃO E ENSINO e TEXTO, DISCURSO E RELAÇÕES SOCIAIS.
Doutorado
O Curso em nível de Doutorado também oferece um núcleo básico, constituído de 02 (duas) DISCIPLINAS OBRIGATÓRIAS, que somam 08 (oito) créditos: a) Seminário de Linha de Pesquisa (04 créditos), b) Leitura Orientada (04 créditos).
Além dos 08 (oito) créditos obrigatórios, os alunos devem cumprir no mínimo 34 (trinta e quatro) créditos. Esses créditos são obtidos por meio de disciplinas eletivas e de publicação de artigos (quatro créditos). Entre as disciplinas eletivas estão aquelas acima arroladas, já que podem ser compartilhadas com o nível de Mestrado.
Destaca-se que, dentre as disciplinas eletivas, encontram-se "Tópicos Especiais". Essas disciplinas - conforme previa sua caracterização no currículo da proposta aprovada pela CAPES - apresentam temática variável, visando a aprofundar aspectos específicos do conhecimento, conforme necessidade de pesquisa dos alunos e/ou especialidade dos docentes (do Programa e visitantes). Os créditos dessas disciplinas podem variar de 01 a 03.
Breve Histórico
O nível de Mestrado do PPG em Letras da UCPel teve o início do funcionamento em 1994, tendo sido o primeiro Mestrado em Letras da região sul do Rio Grande do Sul e um dos primeiros do interior do Estado. Foi aprovado pelo Conselho Universitário da UCPel em sua centésima quadragésima oitava reunião ordinária, realizada no dia 20 de outubro de 1993, e foi reconhecido pela CAPES na reunião do CTC realizada em 22/09/2000, tendo sido tal ato publicado no D.O.U. em 06/04/2001.
Tendo em vista a consolidação desse nível de estudos, o Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel, em 2005, propôs à CAPES a implantação do nível de Doutorado, aprovado pelo Conselho Universitário da UCPel em sua ducentésima quadragésima sexta reunião ordinária, realizada no dia 20 de abril de 2005. O Curso de Doutorado do PPG em Letras da UCPel foi reconhecido pela CAPES na reunião do CTC realizada no período de 13 a 15 de setembro de 2005, tendo sido registrado tal reconhecimento no D.O.U. de 29/12/2005 e teve o ingresso de sua primeira turma em agosto de 2006.
Público-alvo: docentes da área de Letras e outros profissionais da linguagem e áreas afins.
Linhas de Pesquisa
O Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel mantém duas linhas de pesquisa -Texto, Discurso e Relações Sociais e Aquisição, Variação e Ensino -, que reúnem todos os projetos de pesquisa desenvolvidos pelos professores e pelos pós-graduandos.
Tais linhas, explicitadas a seguir, são capazes de integrar diferentes subáreas da Linguística Aplicada, no complexo e amplo campo do saber que a caracteriza:
• Texto, Discurso e Relações Sociais
Essa linha congrega toda investigação de processos textuais/discursivos em sua organização interna e em seu funcionamento em diferentes práticas sociais, dentro e fora do contexto escolar.
• Aquisição, Variação e Ensino
Nessa linha integra-se toda investigação dos processos naturais e formais de aquisição da língua (materna e estrangeira), bem como da variação da linguagem e sua articulação com o ensino e outras interações que envolvam fronteiras linguísticas, culturais, políticas e/ou sociais.
PROJETOS DE PESQUISA EM ANDAMENTO
São estes os projetos atualmente desenvolvidos pelo corpo docente do Programa.
Linha de Pesquisa: Texto, Discurso e Relações Sociais
• A representação de si e do outro em discursos produzidos no espaço escolar
• Diga-me com quem falas e dir-te-ei quem és – conversação e as redes sociais na Internet
• Relações Interlocutivas e Intergenericidade na Formação e na Incorporação de Gêneros do Discurso
• Ressonâncias discursivas: de gênero (gendre) a gênero (gender)
• Retratos digitais: auto-representação, discurso e identidade no Orkut
Linha de Pesquisa: Aquisição, Variação e Ensino
• Aprendendo em nuvem: ensino de línguas online (ANELO)
• Aquisição da Fonologia e Sistemas Fonológicos
• As representações de “professor” na pesquisa em linguística aplicada no Brasil: as identidades socialmente designadas
• Benefícios cognitivos verbais e não-verbais decorrentes do bi/multilinguismo
• O papel da frequência (lexical e segmental) na formação da gramática fônica em crianças de 1 a 4 anos: incluindo parâmetros contínuos da aquisição fonológica
• Percepção e produção de sons do inglês por falantes nativos de português brasileiro e europeu
• Pesquisa em Linguística Aplicada no Brasil - a questão do ensino e aprendizagem de línguas
• Produção de Materiais Didáticos para o Ensino de Línguas Online
Disciplinas gerais (obrigatórias)
Seminário de Linha de Pesquisa - 04 (quatro) créditos;
Leitura Orientada - 04 (quatro) créditos;
Disciplinas específicas (eletivas)
Análise de Discurso - 03 (três) créditos;
Aprendizagem Mediada por Computador - 02 (dois) créditos;
Discurso e Relações Sociais - 02 (dois) créditos;
Discursos e Identidades nas Práticas Educacionais - 02 (dois) créditos;
Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira - 03 (três) créditos;
Ensino e Aprendizagem da Língua Materna - 03 (três) créditos;
Mídia e Discurso - 02 (dois) créditos;
Paradigmas de Investigação em Linguística Aplicada - 03 (três) créditos;
Pesquisa em Sala de Aula - 02 (dois) créditos;
Produção e Avaliação de Materiais de Ensino - 02 (dois) créditos;
Produção Textual - 02 (dois) créditos;
Psicolinguística da Leitura - 02 (dois) créditos;
Teoria da Enunciação - 02 (dois) créditos;
Teorias Linguísticas e Gramáticas Pedagógicas - 02 (dois) créditos;
Tópicos Especiais em Aquisição de Segunda Língua - 02 (dois) créditos;
Tópicos Especiais em Autoria de Materiais de Ensino - 02 (dois) créditos
Tópicos Especiais em Conexionismo e Aquisição da Linguagem - 03 (três) créditos
Tópicos Especiais em Identidades e Etnias - 03 (três) créditos;
Tópicos Especiais em Fonética Experimental - 02 (dois) créditos;
Tópicos Especiais em Fonologia na Aquisição de LM e de LE - 02 (dois) créditos;
Tópicos Especiais em Fonologias Não-Lineares - 02 (dois) créditos;
Tópicos Especiais em Letramento e Leitura – 03 (três) créditos;
Tópicos Especiais em Gênero e Discurso - 03 (três) créditos;
Tópicos Especiais em Práticas (Não) Escolares/Acadêmicas de Letramento - 03 (três) créditos;
Tópicos Especiais em Linguagem e Cognição - 02 (dois) créditos;
Tópicos Especiais em Metodologia Quantitativa de Análise de Dados - 03 (três) créditos;
Tópicos Especiais em Redes Sociais na Internet - 02 (dois) créditos;
Tópicos Especiais em Teoria em Análise Dialógica do Discurso - 02 (dois) créditos;
Tópicos Especiais: O Discurso Político e a Política do Discurso - 02 (dois) créditos;
Seminário de Linha de Pesquisa - 04 (quatro) créditos;
Leitura Orientada - 04 (quatro) créditos;
Disciplinas específicas (eletivas)
Análise de Discurso - 03 (três) créditos;
Aprendizagem Mediada por Computador - 02 (dois) créditos;
Discurso e Relações Sociais - 02 (dois) créditos;
Discursos e Identidades nas Práticas Educacionais - 02 (dois) créditos;
Ensino e Aprendizagem de Língua Estrangeira - 03 (três) créditos;
Ensino e Aprendizagem da Língua Materna - 03 (três) créditos;
Mídia e Discurso - 02 (dois) créditos;
Paradigmas de Investigação em Linguística Aplicada - 03 (três) créditos;
Pesquisa em Sala de Aula - 02 (dois) créditos;
Produção e Avaliação de Materiais de Ensino - 02 (dois) créditos;
Produção Textual - 02 (dois) créditos;
Psicolinguística da Leitura - 02 (dois) créditos;
Teoria da Enunciação - 02 (dois) créditos;
Teorias Linguísticas e Gramáticas Pedagógicas - 02 (dois) créditos;
Tópicos Especiais em Aquisição de Segunda Língua - 02 (dois) créditos;
Tópicos Especiais em Autoria de Materiais de Ensino - 02 (dois) créditos
Tópicos Especiais em Conexionismo e Aquisição da Linguagem - 03 (três) créditos
Tópicos Especiais em Identidades e Etnias - 03 (três) créditos;
Tópicos Especiais em Fonética Experimental - 02 (dois) créditos;
Tópicos Especiais em Fonologia na Aquisição de LM e de LE - 02 (dois) créditos;
Tópicos Especiais em Fonologias Não-Lineares - 02 (dois) créditos;
Tópicos Especiais em Letramento e Leitura – 03 (três) créditos;
Tópicos Especiais em Gênero e Discurso - 03 (três) créditos;
Tópicos Especiais em Práticas (Não) Escolares/Acadêmicas de Letramento - 03 (três) créditos;
Tópicos Especiais em Linguagem e Cognição - 02 (dois) créditos;
Tópicos Especiais em Metodologia Quantitativa de Análise de Dados - 03 (três) créditos;
Tópicos Especiais em Redes Sociais na Internet - 02 (dois) créditos;
Tópicos Especiais em Teoria em Análise Dialógica do Discurso - 02 (dois) créditos;
Tópicos Especiais: O Discurso Político e a Política do Discurso - 02 (dois) créditos;
Documentos necessários para inscrição
Formulário de Inscrição (disponível na Secretaria do Curso e no Site).
Histórico Escolar do Mestrado (cópia autenticada)
Diploma de Mestre (cópia autenticada). Diplomas expedidos no exterior devem apresentar revalidação, no Brasil, por instituição qualificada.
Duas (02) cartas de recomendação (As cartas devem ser enviadas em formulário próprio, solicitado à Secretaria do Curso ou obtido no site)
Duas (02) fotos 3 x 4 recentes
Curriculum Vitae - modelo Lattes, com documentação
Cópia da Dissertação de Mestrado (exceto para egressos da UCPEL)
Carteira de Identidade e CPF (cópias autenticadas)
Duas (02) cópias de um Projeto de Pesquisa, com o máximo de 4.000 palavras, incluindo:
Identificação do problema a ser investigado
Justificativa
Objetivos e hipóteses ou questões norteadoras
Pressupostos teóricos
Metodologia a ser utilizada
Bibliografia preliminar
Formulário de Inscrição (disponível na Secretaria do Curso e no Site).
Histórico Escolar do Mestrado (cópia autenticada)
Diploma de Mestre (cópia autenticada). Diplomas expedidos no exterior devem apresentar revalidação, no Brasil, por instituição qualificada.
Duas (02) cartas de recomendação (As cartas devem ser enviadas em formulário próprio, solicitado à Secretaria do Curso ou obtido no site)
Duas (02) fotos 3 x 4 recentes
Curriculum Vitae - modelo Lattes, com documentação
Cópia da Dissertação de Mestrado (exceto para egressos da UCPEL)
Carteira de Identidade e CPF (cópias autenticadas)
Duas (02) cópias de um Projeto de Pesquisa, com o máximo de 4.000 palavras, incluindo:
Identificação do problema a ser investigado
Justificativa
Objetivos e hipóteses ou questões norteadoras
Pressupostos teóricos
Metodologia a ser utilizada
Bibliografia preliminar
DFP_