Doutorado em Relações Internacionais (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
DFP_
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Tipo:Doutorado
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais oferecido pelo Instituto de Relações Internacionais da PUC-Rio é constituído por um curso de Mestrado e um curso de Doutorado. Estes dois cursos, com características distintas do ponto de vista do tempo exigido para sua realização e do nível de exigência e titulação que cada um se propõe a alcançar, estão intrinsecamente articulados entre si em termos de ensino e pesquisa, formando uma estrutura curricular comum e um programa único de investigação.
Objetivos
Doutorado
O Doutorado em Relações Internacionais visa a formação de pesquisadores no campo das Relações Internacionais com amplo conhecimento teórico e substantivo da área.
Histórico
A história da Pós-Graduação do IRI se inicia em 1987 quando o Instituto, tendo completado, aproximadamente, sete anos de criação – anos dedicados à institucionalização da área de estudos de Relações Internacionais dentro da universidade brasileira e a institucionalização do próprio Instituto – se propôs a dar mais um passo nesse caminho abrindo um Programa de Mestrado em Relações Internacionais. Logo no primeiro semestre deste ano o Programa incorpora sua primeira turma. Em seguida ao reconhecimento pela CAPES, na forma de um “Curso de Mestrado em Relações Internacionais em Fase de Implantação”, seus alunos passaram a ser beneficiados com bolsas de manutenção concedidas pelas agências de fomento CAPES e CNPq, concessão que permitiu que se dedicassem, em tempo integral, às atividades do programa.
Paralelamente, o Programa de Pesquisa do IRI se fortaleceu com a constituição de linhas temáticas com maior grau de definição e especialização em termos de seu objeto de estudo e dos instrumentos teórico-metodológicos utilizados.
Nos anos que se seguiram, o IRI prosseguiu no caminho de integrar, cada vez mais pesquisa e ensino, mediante uma reavaliação permanente de suas linhas de investigação, de seus projetos individuais de pesquisa e da grade curricular de seu curso de Mestrado. No segundo semestre letivo de 1999 o IRI implantou um Curso de Complementação de Estudos (Curso Seqüencial) em nível de graduação, que deu ao Instituto maior legitimidade no seio da comunidade acadêmica do país e conduziu a um avanço na institucionalização do campo de estudos das Relações Internacionais. Finalmente em 2002 inaugurou-se o bacharelado em Relações Internacionais.
Em termos de recursos humanos, o IRI, depois de um início em que seu corpo acadêmico fora constituído por professores/pesquisadores de diferente formação no campo das Ciências Sociais, optou por privilegiar a incorporação a seu corpo docente de professores com Ph.D em Relações Internacionais obtidos em universidades estrangeiras.
Após esse período em que o Instituto como um todo testemunhou a consolidação da área de conhecimento no qual o programa está inserido e tendo em vista a incorporação à sua equipe de doutores em Relações Internacionais egressos das melhores universidades da Europa e dos Estados Unidos, foi criado no segundo semestre de 2001 o seu curso de Doutorado, dessa forma oferecendo à comunidade discente uma formação completa na área com um programa avaliado com nota 5 pela CAPES.
Disciplinas Obrigatórias no Doutorado
Teoria das Relações Internacionais I
Teoria das Relações Internacionais II
Teoria das Relações Internacionais III
Temas de Política Internacional Contemporânea
Seminário de Projeto (p/ alunos que ingressaram até 2005.1 (inclusive))
Seminário de Projeto (para alunos que ingressaram a partir de 2006.1)
Seminário de Tese (para alunos que ingressaram até 2005.1 (inclusive))
Seminário de Tese (para alunos que ingressaram a partir de 2006.1)
Exame de Qualificação (p/alunos que ingressaram até 2005.1 (inclusive))
Exame de Qualificação (para alunos que ingressaram a partir de 2006.1)
Tese de Doutorado (para alunos que ingressaram até 2005.1 (inclusive))
Tese de Doutorado (para alunos que ingressaram a partir de 2006.1)
Disciplinas Eletivas
Relações Internacionais da América Latina
Organizações e Instituições Internacionais
Tópicos de Relações Internacionais I
Tópicos de Relações Internacionais II
Tópicos de Política Externa Brasileira I
Tópicos de Política Externa Brasileira II
Relações Internacionais e Meio Ambiente
Segurança Internacional
Economia Política das Relações Internacionais
Direitos Humanos e Relações Internacionais
Estado e Democracia na América Latina
Teoria Política Moderna
Direito das Relações Internacionais
Processo de Integração Regional
História das Relações Internacionais
Análise de Política Externa
Política Externa Brasileira
Estágio Docente
O Programa exige dos candidatos ao título de doutor:
- Diploma de Pós-Graduação: Mestrado (strictu sensu), em uma área das Ciências Sociais ou Humanas
Processo de Seleção:
- Avaliação do ante-projeto (especificando a temática, metodologia e bibliografia inicial, levando-se em conta as linhas de investigação desenvolvidas pelos professores do programa); cópia do histórico escolar da graduação e do mestrado; do curriculum vitae documentado; da cópia da dissertação de mestrado;
- Apresentação de uma carta de aceitação do futuro orientador;
- Prova de conhecimento de duas línguas estrangeiras: inglês e francês - eliminatórias;
- Entrevista
Documentação:
- ficha de inscrição;
- duas folhas de referência lacradas;
- uma foto; xerox do diploma de graduação e da certidão de casamento ou nascimento.
O Edital do processo de seleção que, a cada ano, estabelece as regras de admissão é divulgado sempre no mês de agosto de modo a que a seleção ocorra entre os meses de novembro e dezembro para ingresso em março do ano seguinte.
DFP_
Oferta Educativa semelhante
DFP_
DFP_