Doutorado em Serviço Social (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
DFP_
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Tipo:Doutorado
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
O Programa de Pós-Graduação em Serviço Social visa desenvolver a capacidade de análise e crítica consistentes sobre a realidade social e as estratégias de intervenção do Serviço Social, procurando, na dinâmica de sua execução, as seguintes características: perspectiva pluralista, caráter de flexibilidade, integração pesquisa-ensino e pós-graduação com a graduação.
Objetivos
Observando a diferenciação entre os níveis de formação – Mestrado e Doutorado – o Programa de Pós-Graduação tem como objetivos:
* Formar docentes e pesquisadores em Serviço Social, capacitando-os no domínio dos paradigmas teórico-metodológicos contemporâneos, com vistas à análise crítica da inserção do Serviço Social em diferentes formações sociais.
* Fomentar a pesquisa e a produção de conhecimentos relativos à articulação histórica do Serviço Social com a questão social, as políticas sociais e com os direitos sociais no Brasil.
Histórico
O projeto acadêmico do Departamento de Serviço Social foi iniciado em 1937, com a criação do segundo curso de Graduação em Serviço Social do país. Esta foi uma das unidades que permitiram a própria constituição da Universidade Católica do Rio de Janeiro, em 1941. Em 1972 sua atividade acadêmica foi enriquecida com a criação do Programa de Mestrado - o primeiro a ser oficialmente credenciado pelo Conselho Federal de Educação (Parecer 4.428/76) - voltado, sobretudo, para a formação de docentes e pesquisadores. Seu objetivo era o de capacitar para a análise crítica da realidade social e para o desenvolvimento de estratégias de intervenção do Serviço Social.
Quando de seu início, em 1972, o Programa priorizou objetos e objetivos de pesquisa voltados para a construção da Teoria do Serviço Social seguindo as indagações teórico-metodológicas que norteavam o debate profissional na época. A repercussão nacional das primeiras dissertações defendidas foi imediatamente sentida, na medida em que essas se transformaram nas primeiras publicações nacionais de produção de conhecimento desta área básica. A partir de 1986, com o redimensionamento do curso e introdução de nova área de concentração, o Programa voltou-se para a análise do Serviço Social em sua inter-relação com as políticas sociais, com ênfase numa abordagem interdisciplinar.
Mediante um processo de redefinição de sua área de concentração, iniciado em 1995, o Programa assumiu como núcleo central de análise o Serviço Social em sua articulação histórica com a Questão Social, e na sua relação com os direitos sociais, implantando, em 1997, um novo projeto curricular articulado em torno da área de concentração: Serviço Social, Questão Social, Direitos Sociais. O Departamento de Serviço Social da PUC-Rio, ao propor a ampliação de seu Programa de Pós-Graduação, através da criação do Doutorado em 2003, busca manter-se em permanente esforço de renovação para fazer face aos desafios lançados à Universidade pelos processos de transformações sociais e políticas recentes.
Com a aprovação do Doutorado em 30/12/2002 (Portaria 3949, do MEC), o Programa manteve a área de concentração tendo como seu núcleo central a articulação histórica do Serviço Social com a questão social e os direitos sociais.
Disciplinas Obrigatórias
Questão Social, Serviço Social e Direitos Sociais
Estado, Sociedade e Ação do Serviço Social na Esfera Pública
Tese de Doutorado
Disciplinas Eletivas
Direitos Humanos e Serviço Social
Violência, Cidadania e Serviço Social
Família, Sociedade e Serviço Social
Políticas Sociais, Serviço Social e Construção do Espaço Público no Brasil
A Prática no Serviço Social
Construção Histórica do Serviço Social na América Latina e no Brasil
Política Social no Brasil
Trabalho e Exclusão Social
Avaliação de Políticas Assistenciais
Questão Agrária no Brasil
Fundamentos Éticos da Relação Homem-Natureza
Estudos Culturais e Desenvolvimento Sustentável
Política Ambiental e Desenvolvimento Sustentável no Brasil
Cultura e Identidade
Perspectivas de Análise das Práticas Sociais
Ideologia, Representações Sociais e Práticas
Questão Social na América Latina e no Brasil
Cidadania e Processo Democrático no Brasil
Estado e Sociedade na América Latina
Estudos Avançados em Pesquisa
Estudos Avançados em Teoria E Prática I
Estudos Avançados em Teoria E Prática II
Estudos Avançados em Teoria E Prática III
Seminário
Seminário de Doutorado I
Seminário de Doutorado II
Exame de Qualificação e Defesa do Projeto de Tese
Exame de Qualificação
Defesa de Projeto de Tese
Estágio Docência (Obrigatório para bolsistas CAPES)
Estágio Docência na Graduação (mestrado)
Estágio Docência na Graduação (doutorado)
Estágio Docência na Graduação (doutorado)
Doutorado
* Possuir o grau de Mestre em Serviço Social, ou em área afim, de acordo com o Parecer da Comissão de Pós-Graduação.
* Ser aprovado no processo de seleção do Programa.
Documentação necessária:
* Cópia autenticada do Diploma de Mestrado ou Certificado de Conclusão;
* Cópia autenticada do Histórico Escolar;
* 05 (cinco) cópias do Curriculum Vitae comprovado, no formato definido pelo Programa (modelo na Secretaria do Depto. de Serviço Social);
* Certidão de Nascimento ou Casamento (cópia autenticada);
* Carteira de Identidade e CPF (cópia autenticada);
* Três fotos 3x4;
* Duas cartas de Referência (Modelo PUC) de professores e/ou profissionais que não tenham nenhum vínculo de parentesco com o candidato;
* Formulário Pedido de Admissão aos Programas de Pós-Graduação (Modelo PUC) devidamente preenchido;
* Pagamento da taxa de inscrição;
* 05 (cinco) cópias do ante-projeto de tese, de aproximadamente 08 (oito) páginas, explicitando a temática e a metodologia de pesquisa e a bibliografia pertinente, levando-se em conta as linhas de investigação desenvolvidas pelo Programa;
* 01 (uma) cópia da dissertação de Mestrado.
Da Seleção:
A seleção constará de três etapas a saber:
1) Avaliação do ante-projeto que será julgado por seu mérito acadêmico e pelas condições de exeqüibilidade neste Departamento (eliminatória);
2) Os ante-projetos homologados serão selecionados à etapa subseqüente de entrevista (eliminatória) que observará os seguintes critérios:
a) Exame do curriculum vitae;
b) Questionamento gerais acerca da pontencialidade acadêmica do candidato;
c) Informações a respeito do ante-projeto apresentado;
d) Questionamentos gerais sobre a formação do candidato e de suas condições objetivas para elaboração da tese a partir do tema proposto.
3) Aprovação em duas línguas estrangeiras (de habilitação) – Inglês, Francês ou Espanhol, a ser realizada apenas para os candidatos classificados.
DFP_