Especialização em Desenvolvimento de Produtos e Gestão na Indústria de Alimentos (Passo Fundo, Rio Grande do Sul)
Universidade de Passo Fundo
DFP_
Localização:Passo Fundo - Rio Grande do Sul
Duração:375 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
Conforme dados da pesquisa de inovação tecnológica (PINTEC/IBGE), a taxa de
inovação das empresas brasileiras é de 33%, índice considerado baixo. Entre 2000 e
2005, o crescimento apresentado foi inferior a 02 pontos percentuais. Contudo,
representantes governamentais enfatizam que o Brasil precisa dobrar seus investimentos
em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para enfrentar a competição internacional e
consolidar sua presença no mercado mundial.
Considerando que na região de abrangência da Universidade de Passo Fundo a dinâmica
industrial subiu um patamar em relação à participação na renda per capita média
estadual, entende-se importante para qualificar o desenvolvimento regional a oferta de
um curso de pós-graduação que amplie as competências dos profissionais do setor
industrial regional para práticas de inovação tecnológicas. Neste sentido, a
especialização em desenvolvimento de produtos e gestão na indústria de alimentos
busca aprimorar os conhecimentos dos profissionais que atuam na área de alimentos à
gestão estratégica e orientada ao mercado, focando na inovação de produtos.
Empregabilidade
Nos municípios que fazem parte do Corede Produção, a dinâmica industrial passou de
valores semelhantes à média estadual para valores 10% acima da média estadual (R$ 10
970,00). Além disso, o Corede da região da Produção situa-se no grupo de COREDEs
com alto crescimento do VAB e alto crescimento do emprego, e seu desempenho
apresenta vantagem competitiva especializada. Neste cenário de crescimento, aqueles
que qualificarem competências relacionadas ao processo de desenvolvimento de
produtos sustentáveis, que forem capazes de tomar decisões relacionadas aos processos
administrativos das organizações e às engenharias do produto, e capazes de promover a
qualificação dos processos de desenvolvimento de produtos, estarão aptos a ocupar
cargos gerenciais e a crescerem profissionalmente.
Público-alvo
Alunos egressos do curso de engenharia de alimentos, engenharia mecânica, engenharia
de produção, engenharia química, química, administração, agronomia, medicina
veterinária, nutrição e áreas afins. Profissionais que atuam em cargos de gestão nas
pequenas, médias e grandes indústrias da região.
Conforme dados da pesquisa de inovação tecnológica (PINTEC/IBGE), a taxa de
inovação das empresas brasileiras é de 33%, índice considerado baixo. Entre 2000 e
2005, o crescimento apresentado foi inferior a 02 pontos percentuais. Contudo,
representantes governamentais enfatizam que o Brasil precisa dobrar seus investimentos
em pesquisa e desenvolvimento (P&D) para enfrentar a competição internacional e
consolidar sua presença no mercado mundial.
Considerando que na região de abrangência da Universidade de Passo Fundo a dinâmica
industrial subiu um patamar em relação à participação na renda per capita média
estadual, entende-se importante para qualificar o desenvolvimento regional a oferta de
um curso de pós-graduação que amplie as competências dos profissionais do setor
industrial regional para práticas de inovação tecnológicas. Neste sentido, a
especialização em desenvolvimento de produtos e gestão na indústria de alimentos
busca aprimorar os conhecimentos dos profissionais que atuam na área de alimentos à
gestão estratégica e orientada ao mercado, focando na inovação de produtos.
Empregabilidade
Nos municípios que fazem parte do Corede Produção, a dinâmica industrial passou de
valores semelhantes à média estadual para valores 10% acima da média estadual (R$ 10
970,00). Além disso, o Corede da região da Produção situa-se no grupo de COREDEs
com alto crescimento do VAB e alto crescimento do emprego, e seu desempenho
apresenta vantagem competitiva especializada. Neste cenário de crescimento, aqueles
que qualificarem competências relacionadas ao processo de desenvolvimento de
produtos sustentáveis, que forem capazes de tomar decisões relacionadas aos processos
administrativos das organizações e às engenharias do produto, e capazes de promover a
qualificação dos processos de desenvolvimento de produtos, estarão aptos a ocupar
cargos gerenciais e a crescerem profissionalmente.
Público-alvo
Alunos egressos do curso de engenharia de alimentos, engenharia mecânica, engenharia
de produção, engenharia química, química, administração, agronomia, medicina
veterinária, nutrição e áreas afins. Profissionais que atuam em cargos de gestão nas
pequenas, médias e grandes indústrias da região.
Disciplinas
- Administração Orientada ao Mercado
- Desenvolvimento de Produtos e Pesquisa de Mercado
- Melhoria dos Processos no Desenvolvimento de Produtos
- Customização em Massa para Produtos Alimentícios
- Viabilidade Econômica de Novos Projetos
- Gestão de Portfólio e de Marcas
- Gestão Ambiental
- Novos Produtos e Segmentação de Mercado
- Tendências em Novos Produtos na Área de Leite
- Tendências em Novos Produtos na Área de Carnes
- Tendências em Novos Produtos na área de Cereais
- Alimentos Funcionais
- Análise Sensorial para o Desenvolvimento de Novos Produtos
- Gestão da Qualidade de Alimentos
- Desenvolvimento de Embalagens para Produtos Inovadores
- Estratégias de Distribuição e Comercialização
- Propaganda e Promoção de Vendas
- Comércio Exterior
- Metodologia de Pesquisa
- Trabalho de Conclusão
- Administração Orientada ao Mercado
- Desenvolvimento de Produtos e Pesquisa de Mercado
- Melhoria dos Processos no Desenvolvimento de Produtos
- Customização em Massa para Produtos Alimentícios
- Viabilidade Econômica de Novos Projetos
- Gestão de Portfólio e de Marcas
- Gestão Ambiental
- Novos Produtos e Segmentação de Mercado
- Tendências em Novos Produtos na Área de Leite
- Tendências em Novos Produtos na Área de Carnes
- Tendências em Novos Produtos na área de Cereais
- Alimentos Funcionais
- Análise Sensorial para o Desenvolvimento de Novos Produtos
- Gestão da Qualidade de Alimentos
- Desenvolvimento de Embalagens para Produtos Inovadores
- Estratégias de Distribuição e Comercialização
- Propaganda e Promoção de Vendas
- Comércio Exterior
- Metodologia de Pesquisa
- Trabalho de Conclusão
DFP_
Oferta Educativa semelhante
DFP_
DFP_