Especialização em Distúrbios de Aprendizagem, Leitura-Escrita e Alfabetização (São Paulo, São Paulo)
CEFAC - Saúde e Educação
DFP_
Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:400 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos
Nossa educação não vai bem e nossas crianças e jovens estão aprendendo menos do que deveriam: alunos não alfabetizados cursando séries mais avançadas, defasagem idade/série; baixo nível de rendimento em habilidades fundamentais como ler, escrever e calcular, assim como o fracasso e abandono escolar. Encontramos esta situação amplamente divulgada nos meios de comunicação, os quais se baseiam em dados e índices fornecidos pelo próprio governo.
Várias são as razões apontadas para explicar esta realidade desfavorável. Dentre elas merecem destaque as limitações na formação dos educadores, assim como o emprego de recursos pedagógicos pouco eficazes, principalmente nas etapas fundamentais do ensino da leitura e da escrita. Não há dúvidas de que tais fatores estão na base da situação que encontramos.
Por outro lado, além dos problemas de ordem educacional apontados, devemos também considerar a presença daqueles alunos que apresentam déficits funcionais de aprendizagem e que não são simplesmente decorrentes de um ensino falho, embora sejam sensivelmente agravados em razão de tais limitações. Dentre eles podemos citar a dislexia, os distúrbios de aprendizagem e a discalculia. Com uma prevalência estimada em termos de 5% da população escolar, tais crianças e jovens não têm recebido a atenção necessária junto às políticas de educação e saúde. Não sabemos identifica-los e tampouco o que fazer com eles.
Este curso, em sua quarta turma e com novidades importantes em sua programação, aborda todas essas questões de natureza pedagógica, social e individual de uma forma prática e direta, preparando os profissionais que atuam na área do desenvolvimento e da aprendizagem para que possam buscar soluções mais adequadas tanto ao nível clínico quanto educacional.
Compreender os principais tipos de transtornos que podem limitar ou comprometer o aprender, aprofundar e atualizar os conhecimentos no universo complexo do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita, assim como apresentar recursos eficazes para alfabetizar crianças, principalmente aquelas que apresentam algum tipo de problema, é a proposta deste curso.
Para atingir seus objetivos, o curso reúne um grupo diferenciado de professores, predominantemente doutores e que se destacam, de forma brilhante, em suas áreas de atuação. É o conhecimento e a experiência desse time de expoentes, que trazemos até você.
Público alvo: educadores, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos e todos os profissionais envolvidos com o desenvolvimento humano e a aprendizagem.
Nossa educação não vai bem e nossas crianças e jovens estão aprendendo menos do que deveriam: alunos não alfabetizados cursando séries mais avançadas, defasagem idade/série; baixo nível de rendimento em habilidades fundamentais como ler, escrever e calcular, assim como o fracasso e abandono escolar. Encontramos esta situação amplamente divulgada nos meios de comunicação, os quais se baseiam em dados e índices fornecidos pelo próprio governo.
Várias são as razões apontadas para explicar esta realidade desfavorável. Dentre elas merecem destaque as limitações na formação dos educadores, assim como o emprego de recursos pedagógicos pouco eficazes, principalmente nas etapas fundamentais do ensino da leitura e da escrita. Não há dúvidas de que tais fatores estão na base da situação que encontramos.
Por outro lado, além dos problemas de ordem educacional apontados, devemos também considerar a presença daqueles alunos que apresentam déficits funcionais de aprendizagem e que não são simplesmente decorrentes de um ensino falho, embora sejam sensivelmente agravados em razão de tais limitações. Dentre eles podemos citar a dislexia, os distúrbios de aprendizagem e a discalculia. Com uma prevalência estimada em termos de 5% da população escolar, tais crianças e jovens não têm recebido a atenção necessária junto às políticas de educação e saúde. Não sabemos identifica-los e tampouco o que fazer com eles.
Este curso, em sua quarta turma e com novidades importantes em sua programação, aborda todas essas questões de natureza pedagógica, social e individual de uma forma prática e direta, preparando os profissionais que atuam na área do desenvolvimento e da aprendizagem para que possam buscar soluções mais adequadas tanto ao nível clínico quanto educacional.
Compreender os principais tipos de transtornos que podem limitar ou comprometer o aprender, aprofundar e atualizar os conhecimentos no universo complexo do ensino e da aprendizagem da leitura e da escrita, assim como apresentar recursos eficazes para alfabetizar crianças, principalmente aquelas que apresentam algum tipo de problema, é a proposta deste curso.
Para atingir seus objetivos, o curso reúne um grupo diferenciado de professores, predominantemente doutores e que se destacam, de forma brilhante, em suas áreas de atuação. É o conhecimento e a experiência desse time de expoentes, que trazemos até você.
Público alvo: educadores, psicopedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos e todos os profissionais envolvidos com o desenvolvimento humano e a aprendizagem.
Programa
Programa do curso
· Neurologia aplicada à educação e à aprendizagem
· Função executiva, memória e atenção aplicadas em programas de intervenção nos problemas de aprendizagem
· Educação especial, inclusão e políticas educacionais
· Aquisição e avaliação dos processos de leitura-escrita
· Metodologia Científica e orientação de TCC
· Neurociências, educação e aprendizagem
· Os transtornos da aprendizagem: aspectos diagnósticos e interdisciplinares nas dislexias e distúrbios de aprendizagem
· Discussão e supervisão de casos
· Letramento infantil, consciência fonológica e alfabetização
· Programa de estimulação de linguagem escrita e de orientação a pais e escolas
· Discalculia e aprendizado da matemática
· Psicomotricidade e aprendizagem
· Os distúrbios neuropsiquiátricos na infância e adolescência
· Transtornos globais do desenvolvimento e deficiência mental: desafios para a aprendizagem e educação
· Ensinando a produzir e interpretar textos a partir dos gêneros textuais
· Déficit de atenção e hiperatividade: aspectos clínicos e educacionais
· Processamento auditivo, linguagem e aprendizagem
· Discussão e supervisão de casos
· Por que as crianças erram quando escrevem: o que fazer para ensinar ortografia
· Aspectos psicológicos e familiares de crianças e jovens com problemas de aprendizagem
· Processamento visual da informação e os problemas de aprendizagem
· Avaliação neuropsicológica e apresentação de casos
· Abordagem fonoaudiológica dos distúrbios de aprendizagem e a apresentação de casos
· Abordagem psicopedagógica dos distúrbios de aprendizagem e a apresentação de casos
· PEI _ programa de enriquecimento instrumental e os distúrbios de aprendizagem
· Apresentação do TCC
Programa do curso
· Neurologia aplicada à educação e à aprendizagem
· Função executiva, memória e atenção aplicadas em programas de intervenção nos problemas de aprendizagem
· Educação especial, inclusão e políticas educacionais
· Aquisição e avaliação dos processos de leitura-escrita
· Metodologia Científica e orientação de TCC
· Neurociências, educação e aprendizagem
· Os transtornos da aprendizagem: aspectos diagnósticos e interdisciplinares nas dislexias e distúrbios de aprendizagem
· Discussão e supervisão de casos
· Letramento infantil, consciência fonológica e alfabetização
· Programa de estimulação de linguagem escrita e de orientação a pais e escolas
· Discalculia e aprendizado da matemática
· Psicomotricidade e aprendizagem
· Os distúrbios neuropsiquiátricos na infância e adolescência
· Transtornos globais do desenvolvimento e deficiência mental: desafios para a aprendizagem e educação
· Ensinando a produzir e interpretar textos a partir dos gêneros textuais
· Déficit de atenção e hiperatividade: aspectos clínicos e educacionais
· Processamento auditivo, linguagem e aprendizagem
· Discussão e supervisão de casos
· Por que as crianças erram quando escrevem: o que fazer para ensinar ortografia
· Aspectos psicológicos e familiares de crianças e jovens com problemas de aprendizagem
· Processamento visual da informação e os problemas de aprendizagem
· Avaliação neuropsicológica e apresentação de casos
· Abordagem fonoaudiológica dos distúrbios de aprendizagem e a apresentação de casos
· Abordagem psicopedagógica dos distúrbios de aprendizagem e a apresentação de casos
· PEI _ programa de enriquecimento instrumental e os distúrbios de aprendizagem
· Apresentação do TCC
DFP_