DFP_
Localização:Goiânia - Goiás
Duração:362 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Justificativa:
Os desafios propostos para o ensino superior no século XXI; a expansão e democratização do ensino superior; e as incertezas e demandas de um mercado globalizado têm exigido cada vez mais profissionalismo e profissionalização do professor universitário. A maioria das Instituições de Ensino Superior tem em seus quadros professores formados em cursos de bacharelado, sem, contudo, terem neles cursado as disciplinas de formação pedagógica para o exercício da docência. São profissionais que agregam valor ao ministrar aulas por terem condição de enriquecer o conhecimento de seus alunos com a vivência prática, trazida de sua atuação profissional no mercado de trabalho. Não é raro, porém, observar que tais profissionais têm limitações, quando se trata da transposição didática das bases científicas de sua área de conhecimento, quando se trata de uma compreensão da dimensão reflexiva do processo de ensino-aprendizagem, bem como quando se trata do desenvolvimento de uma prática educativa coletiva e interdisciplinar. Esse curso se justifica pela necessidade eminente da formação pedagógica de profissionais que atuam e atuarão na docência de maneira comprometida, responsável e competente
Os desafios propostos para o ensino superior no século XXI; a expansão e democratização do ensino superior; e as incertezas e demandas de um mercado globalizado têm exigido cada vez mais profissionalismo e profissionalização do professor universitário. A maioria das Instituições de Ensino Superior tem em seus quadros professores formados em cursos de bacharelado, sem, contudo, terem neles cursado as disciplinas de formação pedagógica para o exercício da docência. São profissionais que agregam valor ao ministrar aulas por terem condição de enriquecer o conhecimento de seus alunos com a vivência prática, trazida de sua atuação profissional no mercado de trabalho. Não é raro, porém, observar que tais profissionais têm limitações, quando se trata da transposição didática das bases científicas de sua área de conhecimento, quando se trata de uma compreensão da dimensão reflexiva do processo de ensino-aprendizagem, bem como quando se trata do desenvolvimento de uma prática educativa coletiva e interdisciplinar. Esse curso se justifica pela necessidade eminente da formação pedagógica de profissionais que atuam e atuarão na docência de maneira comprometida, responsável e competente
Aula Inaugural
Gestão e planejamento educacional
Políticas educacionais e legislação
Currículos e programas
Didática do Ensino Superior
Novas metodologias para o ensino superior
Avaliação institucional
Avaliação da aprendizagem no ensino superior
Educação e as tecnologias de informação e comunicação
Fundamentos de Pessoas com Necessidades Especiais no Ensino Superior
Seminários Avançados e Interdisciplinares II – Estudo de caso
Metodologia Cientifica
Linguagem e comunicação
Gestão e planejamento educacional
Políticas educacionais e legislação
Currículos e programas
Didática do Ensino Superior
Novas metodologias para o ensino superior
Avaliação institucional
Avaliação da aprendizagem no ensino superior
Educação e as tecnologias de informação e comunicação
Fundamentos de Pessoas com Necessidades Especiais no Ensino Superior
Seminários Avançados e Interdisciplinares II – Estudo de caso
Metodologia Cientifica
Linguagem e comunicação
DFP_