Especialização em Educação Especial com Ênfase em Deficiência Mental (Torres, Rio Grande do Sul)
Universidade Luterana do Brasil
DFP_
Localização:Torres - Rio Grande do Sul
Duração:18 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
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Apresentação
A proposta de Educação Inclusiva, progressivamente implementada no país, acrescentou novas demandas para a capacitação de recursos humanos na área da educação em função da necessidade de preparar toda a comunidade educacional para a inserção dos educandos com necessidades educativas especiais nas escolas comuns. Por outro lado, o diagnóstico da realidade da Educação Especial no país apontou para a necessidade de incrementar o processo de formação nessa área, tendo em vista o desequilíbrio entre o contingente dos que requerem um atendimento especial e o contingente dos que estão aptos a prestá-lo. Tais aspectos levaram a inclusão, nos currículos dos cursos de graduação, de disciplinas ou de conteúdos relacionados à Educação Especial, colocando em evidência concepções e sensibilidade em relação aos direitos e necessidades das pessoas com deficiência e, despertando a identificação e o interesse profissional dos licenciados em aprofundar cientificamente sua compreensão em torno da deficiência intelectual e suas implicações sócio-afetivas e cognitivas.
Objetivo Geral
Formar profissionais da educação e saúde para a realização de intervenções no contexto escolar e social por meio da apropriação de conhecimentos teórico-metodológicos que permitam o reconhecimento e identificação da surdez ou deficiência mental, bem como a mediação em seus processos de aprendizagem pautada nos princípios de uma educação que valorize a diversidade humana fazendo valer o direito à educação para todos.
Objetivos Específicos
- Refletir sobre o Sistema Educacional Brasileiro em seus aspectos filosóficos, sociais, culturais e legais, tendo em vista o paradigma da Educação Especial. - Analisar criticamente as diretrizes legais que embasam a Educação Especial, as propostas governamentais, as implicações e as articulações com a Educação e Saúde. - Ampliar a compreensão a cerca dos processos cognitivos e da aprendizagem do educando com deficiência.
- Diagnosticar problema de aprendizagem, propondo alternativas a partir de tendências educativas que viabilizem a superação dos mesmos, minimizando os processos de exclusão. - Capacitar, teórico-técnico e pedagógicamente, os profissionais para atuarem junto a educandos com necessidade especial auditiva ou mental; - Capacitar profissionais para uma análise critica dos processos educacionais, de diagnóstico e de encaminhamento.
- Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborar programas de ensino específicos. - Ampliar o campo de atuação daqueles que lidam com processo de ensino e aprendizagem em clínicas, empresas privadas e públicas, organismos do terceiro setor, em seus aspectos educacionais.
Público-Alvo
Profissionais da educação (professores, pedagogos, gestores) e da saúde (psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais) que atuam ou desejam atuar no contexto da educação especial
A proposta de Educação Inclusiva, progressivamente implementada no país, acrescentou novas demandas para a capacitação de recursos humanos na área da educação em função da necessidade de preparar toda a comunidade educacional para a inserção dos educandos com necessidades educativas especiais nas escolas comuns. Por outro lado, o diagnóstico da realidade da Educação Especial no país apontou para a necessidade de incrementar o processo de formação nessa área, tendo em vista o desequilíbrio entre o contingente dos que requerem um atendimento especial e o contingente dos que estão aptos a prestá-lo. Tais aspectos levaram a inclusão, nos currículos dos cursos de graduação, de disciplinas ou de conteúdos relacionados à Educação Especial, colocando em evidência concepções e sensibilidade em relação aos direitos e necessidades das pessoas com deficiência e, despertando a identificação e o interesse profissional dos licenciados em aprofundar cientificamente sua compreensão em torno da deficiência intelectual e suas implicações sócio-afetivas e cognitivas.
Objetivo Geral
Formar profissionais da educação e saúde para a realização de intervenções no contexto escolar e social por meio da apropriação de conhecimentos teórico-metodológicos que permitam o reconhecimento e identificação da surdez ou deficiência mental, bem como a mediação em seus processos de aprendizagem pautada nos princípios de uma educação que valorize a diversidade humana fazendo valer o direito à educação para todos.
Objetivos Específicos
- Refletir sobre o Sistema Educacional Brasileiro em seus aspectos filosóficos, sociais, culturais e legais, tendo em vista o paradigma da Educação Especial. - Analisar criticamente as diretrizes legais que embasam a Educação Especial, as propostas governamentais, as implicações e as articulações com a Educação e Saúde. - Ampliar a compreensão a cerca dos processos cognitivos e da aprendizagem do educando com deficiência.
- Diagnosticar problema de aprendizagem, propondo alternativas a partir de tendências educativas que viabilizem a superação dos mesmos, minimizando os processos de exclusão. - Capacitar, teórico-técnico e pedagógicamente, os profissionais para atuarem junto a educandos com necessidade especial auditiva ou mental; - Capacitar profissionais para uma análise critica dos processos educacionais, de diagnóstico e de encaminhamento.
- Capacitar os profissionais para avaliarem as necessidades educativas especiais, em cada caso, e elaborar programas de ensino específicos. - Ampliar o campo de atuação daqueles que lidam com processo de ensino e aprendizagem em clínicas, empresas privadas e públicas, organismos do terceiro setor, em seus aspectos educacionais.
Público-Alvo
Profissionais da educação (professores, pedagogos, gestores) e da saúde (psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais) que atuam ou desejam atuar no contexto da educação especial
Matriz curricular
A estimulação precoce na educação especial
A formação do profissional para a educação especial
Afetividade e sexualidade da pessoa com deficiência mental
Alfabetização e letramento: aspectos teóricos e práticos
Construção do conhecimento científico
Desenvolvimento e aprendizagem do deficiente mental/intelectual
Direitos humanos e aspectos jurídicos da pessoa com necessidades especiais
Família e suas relações com a pessoa com deficiência
Fundamentos filosóficos, sociais, culturais e legais da educação
O currículo, avaliação e o projeto pedagógico na diversidade
Processos neurológicos e aprendizagem do educando com necessidades especiais
Tecnologia de informação e comunicação para a educação especial
Teorias e técnicas de aprendizagem no ensino da matemática
Trabalho de conclusão de curso
A estimulação precoce na educação especial
A formação do profissional para a educação especial
Afetividade e sexualidade da pessoa com deficiência mental
Alfabetização e letramento: aspectos teóricos e práticos
Construção do conhecimento científico
Desenvolvimento e aprendizagem do deficiente mental/intelectual
Direitos humanos e aspectos jurídicos da pessoa com necessidades especiais
Família e suas relações com a pessoa com deficiência
Fundamentos filosóficos, sociais, culturais e legais da educação
O currículo, avaliação e o projeto pedagógico na diversidade
Processos neurológicos e aprendizagem do educando com necessidades especiais
Tecnologia de informação e comunicação para a educação especial
Teorias e técnicas de aprendizagem no ensino da matemática
Trabalho de conclusão de curso
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