Especialização em Educação Inclusiva - Desafios Atuais para a Educação Básica (Santos, São Paulo)
Universidade Católica de Santos
DFP_
Localização:Santos - São Paulo
Duração:360 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivo:
Aprofundar as reflexões e práticas pertinentes às relações entre inclusão e educação, igualdade e diferença, na sua complexidade e multidimensionalidade e instrumentalizar os educadores para o exercício de seu papel como agentes da inclusão educacional e sócio-cultural de todos os alunos
Público Alvo:
Profissionais de educação e outras áreas afins (psicólogos, assistentes sociais, profissionais da área da saúde, etc) que exercem suas funções dentro ou em estreito contato com a escola.
Aprofundar as reflexões e práticas pertinentes às relações entre inclusão e educação, igualdade e diferença, na sua complexidade e multidimensionalidade e instrumentalizar os educadores para o exercício de seu papel como agentes da inclusão educacional e sócio-cultural de todos os alunos
Público Alvo:
Profissionais de educação e outras áreas afins (psicólogos, assistentes sociais, profissionais da área da saúde, etc) que exercem suas funções dentro ou em estreito contato com a escola.
Conteúdo:
Módulo I - Fundamentos da Educação Inclusiva
• Acesso e Permanência na Escola: o enfrentamento do fracasso escolar
• As Políticas Públicas de Inclusão e a Legislação Pertinente
• Os Fundamentos da Educação Inclusiva e a Transversalidade da Educação Especial
Módulo II - Desenvolvimento e aprendizagem: abordagens pedagógicas inclusivas
• Abordagens Pedagógicas Inclusivas: as habilidades das crianças com deficiência física e intelectual
• Abordagens Pedagógicas Inclusivas: as habilidades das crianças com deficiência visual e auditiva
• Abordagens Pedagógicas Inclusivas: desenvolvimento lingüístico e prática de LIBRAS
• Desenvolvimento e Aprendizagem na Perspectiva Inclusiva
Módulo III – Intervenção
• Acessibilidade: novas tecnologias na construção de uma escola inclusiva
• Educação Física: a corporeidade numa perspectiva inclusiva
• Linguagem numa Perspectiva Inclusiva
• Metodologia de Pesquisa e Orientação dos Trabalhos de Conclusão de Curso
Módulo I - Fundamentos da Educação Inclusiva
• Acesso e Permanência na Escola: o enfrentamento do fracasso escolar
• As Políticas Públicas de Inclusão e a Legislação Pertinente
• Os Fundamentos da Educação Inclusiva e a Transversalidade da Educação Especial
Módulo II - Desenvolvimento e aprendizagem: abordagens pedagógicas inclusivas
• Abordagens Pedagógicas Inclusivas: as habilidades das crianças com deficiência física e intelectual
• Abordagens Pedagógicas Inclusivas: as habilidades das crianças com deficiência visual e auditiva
• Abordagens Pedagógicas Inclusivas: desenvolvimento lingüístico e prática de LIBRAS
• Desenvolvimento e Aprendizagem na Perspectiva Inclusiva
Módulo III – Intervenção
• Acessibilidade: novas tecnologias na construção de uma escola inclusiva
• Educação Física: a corporeidade numa perspectiva inclusiva
• Linguagem numa Perspectiva Inclusiva
• Metodologia de Pesquisa e Orientação dos Trabalhos de Conclusão de Curso
Documentação necessária: Cópias do RG, CPF, certidão de nascimento ou casamento, diploma (autenticado), comprovante de residência, duas fotos 3x4 e Curriculum Vitae (resumido).
A inscrição presencial só poderá ser efetuada pelo interessado no curso ou por pessoa munida de uma procuração autenticada em cartório.
A efetivação da matrícula está condicionada ao pagamento do boleto da 1ª parcela e entrega da documentação exigida.
A inscrição presencial só poderá ser efetuada pelo interessado no curso ou por pessoa munida de uma procuração autenticada em cartório.
A efetivação da matrícula está condicionada ao pagamento do boleto da 1ª parcela e entrega da documentação exigida.
DFP_