DFP_
Localização:São Paulo - São Paulo
Duração:390 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
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A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, de janeiro de 2008, recomenda o acesso de todos alunos à classe comum e o atendimento educacional especializado (AEE), em caráter complementar, para alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação. O Decreto 6.571, de setembro de 2008, vem orientar e dar diretrizes legais sobre
esse atendimento.
Esses documentos, frutos das deliberações estabelecidas na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência de 2006, ratificado no Brasil em 2008, requerem a criação de canais de diálogo locais para que os sistemas de ensino, diante de suas especificidades, possam redimensionar suas ações no sentido de promover o direito à educação inclusiva como a base do pleno desenvolvimento da pessoa e como um meio para permitir que a pessoa tenha participação efetiva na sua comunidade e na sociedade de maneira geral.
O artigo 24 dessa Convenção trata especificamente da educação e coloca que os Estados garantirão um sistema de Educação inclusiva em todos os níveis. Esse objetivo envolve, além de medidas efetivas de apoio individualizado em complementação ao ensino comum, a formação
de educadores.
objetivo
Formar profissionais para o exercício da gestão escolar e da sala de aula na perspectiva da educação inclusiva.
público-alvo
Profissionais da Educação, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos,
terapeutas ocupacionais e áreas afins.
esse atendimento.
Esses documentos, frutos das deliberações estabelecidas na Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência de 2006, ratificado no Brasil em 2008, requerem a criação de canais de diálogo locais para que os sistemas de ensino, diante de suas especificidades, possam redimensionar suas ações no sentido de promover o direito à educação inclusiva como a base do pleno desenvolvimento da pessoa e como um meio para permitir que a pessoa tenha participação efetiva na sua comunidade e na sociedade de maneira geral.
O artigo 24 dessa Convenção trata especificamente da educação e coloca que os Estados garantirão um sistema de Educação inclusiva em todos os níveis. Esse objetivo envolve, além de medidas efetivas de apoio individualizado em complementação ao ensino comum, a formação
de educadores.
objetivo
Formar profissionais para o exercício da gestão escolar e da sala de aula na perspectiva da educação inclusiva.
público-alvo
Profissionais da Educação, psicólogos, psicopedagogos, fonoaudiólogos,
terapeutas ocupacionais e áreas afins.
Abordar a importante e necessária relação de complementaridade entre a equipe escolar e a família, para garantir uma educação de qualidade, dando especial atenção aos aspectos relacionados às especificidades dos alunos com deficiência e suas famílias.
Discutir o caráter polêmico das dificuldades de aprendizagem enfrentadas atualmente por um número significativo de alunos, bem como enfocar os desafios que se impõem para viabilizar a educação de tais crianças e jovens dentro da escola regular e da classe comum.
Apresentar e discutir o conceito de altas habilidades e superdotação, as políticas de atendimento e as necessidades de pessoas que apresentem este perfil. Estudar os principais documentos e marcos legais da área, bem como as possibilidades de transformar direito em ação por meio da estruturação do Atendimento Educacional Especializado, conforme legislação vigente.
Abordar o conceito de deficiência física e como a população com este tipo de impedimento vem sendo percebida e atendida ao longo do tempo. Além disso, discutir aspectos neurológicos e patológicos da deficiência física, acessibilidade e os direitos das pessoas com deficiência física para garantir o direito à educação e ao atendimento educacional especializado, relacionando os mesmos ao aprimoramento da noção de direitos humanos.
Discutir como tem se dado historicamente, a relação da educação especial e as pessoas com deficiências e como o próprio conceito de deficiência vem sendo (re)construído até os dias atuais. Abordar a articulação entre saúde e educação e suas principais interseções como fundamentais para a compreensão dos modelos clínico (diagnóstico, tratamento e prevenção) e psicossocial (análise de contexto, estudos de casos). Apresentaros principais documentos e marcos legais das áreas e trabalhado com essas questões e sua articulação com o aprimoramento da noção de direitos humanos. Nessa perspectiva, no caso brasileiro, estudar as formas de transformar direito em ação, qual seja, a estruturação do Atendimento Educacional Especializado, conforme legislação.
Discutir como tem se dado historicamente, a relação da educação especial e as pessoas com transtornos globais do desenvolvimento, e como o próprio conceito de transtorno global do desenvolvimento apresenta complexidade tal que seu diagnóstico diferencial tem gerado muitas controvérsias. Abordar a articulação entre saúde e educação e suas principais interseções como fundamentais para a compreensão dos modelos de abordagem dos transtornos: clínico (diagnóstico, tratamento e prevenção) e psicossocial (análise de contexto, estudos de casos). Nessa perspectiva, no caso brasileiro, estudar as formas de efetivar o direito à educação para essa parcela da população, em destaque, a estruturação do Atendimento Educacional Especializado, conforme legislação.
Abordar o conceito de acessibilidade na perspectiva do planejamento de ações, materiais, produtos, espaços, recursos e apoios para o acesso, em igualdade de oportunidades com as demais pessoas, ao meio físico, ao transporte, à informação e comunicação, inclusive aos sistemas e tecnologias da informação e comunicação, bem como a outros serviços e instalações abertos ou propiciados ao público, tanto na zona urbana como na rural, de acordo com a Convenção Internacional dos Direitos da Pessoa com deficiência (2006).
Disciplna optativa de aprofundamento, carga horária 30h
Abordar a relação entre o ensino e a aprendizagem na perspectiva do direito à educação para todos os alunos, considerando o papel da educação escolar do professor e dos alunos em salas de aula inclusivas.
Oferecer condições para a compreensão do desenvolvimento neuropsicomotor da criança e do adolescente e suas repercussões na vida adulta, através da inter-relação com o meio ambiente. Abordará as bases funcionais do neurodesenvolvimento, o conceito de neuroplasticidade e a importância da interdisciplinaridade na atenção à pessoa com deficiência. Oferecer, ainda, conteúdos para a reflexão sobre o processo de inclusão da pessoa com e sem deficiência no mundo contemporâneo.
Abordar a relação entre educação e saúde, focando especificamente as possibilidades de complementaridade do trabalho dos fonoaudiólogos com a educação escolar, dado que os mesmos desenvolvem ações no sentido de melhorar a comunicação humana, no que se refere ao seu desenvolvimento, aperfeiçoamento, distúrbios e diferenças, em relação aos aspectos envolvidos na função auditiva periférica e central, na função vestibular, na função cognitiva, na linguagem oral e escrita, na fala, na fluência, na voz, nas funções orofaciais e na deglutição, conforme especificações do Conselho Federal de Fonoaudiologia.
Abordar a relação entre educação e saúde, focando especificamente nas possibilidades de complementaridade da psicologia com a educação escolar, para melhor compreender e intervir em comportamentos e processos mentais (experiências subjetivas) que interfiram no processo de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos.
Abordar a relação entre educação e saúde, focando especificamente nas possibilidades de complementaridade do trabalho dos terapeutas ocupacionais com a educação escolar, uma vez que estes desenvolvem ações no sentido de melhorar as condições físicas, mentais e sociais de pessoas que precisam de ajuda para alcançarem seu nível máximo de funcionalidade e independência.
Abordar o desenvolvimento da linguagem em crianças surdas, filhas de pais surdos e de pais ouvintes, assim como na pessoa com surdo-cegueira. Discutir pesquisas relacionadas à educação de pessoas com deficiência auditiva.
Disciplna optativa de aprofundamento, carga horária 30h
Abordar o desenvolvimento do sistema nervoso, o conceito de inteligência, cognição, neuroplasticidade cerebral, estimulação cognitiva e pesquisas relacionadas ao desenvolvimento e à aprendizagem de pessoas com deficiência intelectual.
Disciplna optativa de aprofundamento, carga horária 30h
Abordar aspectos relacionados à cegueira adquirida e congênita, à visão sub-normal, os recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual (Braille, livro acessível, áudio-descrição, softwares de tradução de voz...), alguns mitos e dicas de relacionamento, assim como pesquisas relacionadas ao desenvolvimento e à aprendizagem de pessoas com deficiência visual.
Abordar as relações entre desenvolvimento, aprendizagem e educação, discutindo aspectos como: o desenvolvimento humano (ciclo vital), as etapas e aspectos do desenvolvimento psicológico, a aprendizagem enquanto processo e as interações humanas como base para a aprendizagem, o vínculo professor-aluno, e os contextos de desenvolvimento.
Abordar o exercício da docência no ensino superior, discutindo aspectos relacionados à compreensão das especificidades deste trabalho e elementos teóricos e práticos que possibilitem condições para refletir e repensar a didática no ensino superior.
Apresentar e discutir os pressupostos ético-político-filosóficos que sustentam as práticas pedagógicas e analisá-los na perspectiva da inclusão. Abordar os conceitos de forma crítica de maneira a possibilitar a ampliação de repertório de reflexão/ação para atuação no desenvolvimento educacional de todos e de cada um, no sentido da despatologização da diferença. Para isso, apresentar e discutir os principais documentos que tratam dos direitos humanos, suas contribuições e implicações para a educação. Oferecer, ainda, conteúdos para a reflexão sobre temáticas do cotidiano escolar, enfatizando os matizes sociais e institucionais na constituição da subjetividade.
Apresentar e discutir os conceitos de gestão, com foco no espaço escolar e de que forma esses têm se modificado ao longo do tempo por conta do aprimoramento das noções de direito, democracia e participação que tem adquirido importância central não só em relação ao alunado, como também entre os educadores na escola e nos sistemas de maneira geral. Relacionar a gestão democrática com a educação na perspectiva da inclusão discutindo noções de pertencimento e participação como pilares do direito à educação para todos e para cada um. Especificamente em relação à sala de aula, a abordar a relação entre o ensino e a aprendizagem, considerando o papel da educação escolar, do professor e dos alunos em salas de aula inclusivas.
Abordar a evolução da Educação Especial no Brasil e no mundo, com ênfase na história das relações entre as pessoas com deficiência e sociedade, que resultam de diferentes visões da deficiência e dos direitos das pessoas que a possuem.
Estudar as leis, decretos e portarias e sua relação com os princípios norteadores da educação inclusiva, com ênfase na pratica e em estudos de casos fictícios, procedimentos de avaliação de processos e análise de projetos de lei.
Analisar e discutir questões teórico-metodológicas das pesquisas em ciências humanas. Far-se-á uma exploração de diversos modos de pesquisa, suas vantagens e desvantagens, para introduzir o olhar investigativo sobre a prática e preparar os alunos para o trabalho de conclusão do curso. Investigar também o gênero de escrita na produção científica, bem como as normas acadêmicas para a publicação.
Orientar e acompanhar o processo de cada um dos alunos na elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC), de modo que possam ter bons interrogantes, bons argumentos usando a fundamentação teórica construída ao longo do curso, e construam um texto com qualidade acadêmica.
Abordar as principais políticas públicas em educação, especialmente as relacionadas à educação especial na perspectiva da educação inclusiva, discutindo aspectos do movimento de descentralização e municipalização ocorrido nos últimos anos, as formas de gestão da educação no Brasil, e a participação coletiva como instrumento de controle social para a implementação de políticas educacionais e a efetivação do direito de todos e cada uma a uma educação de qualidade.
Abordar aspectos relacionados à comunicação e a socialização de crianças com transtornos globais do desenvolvimento, bem como aspectos da dinâmica familiar e as contribuições da psicanálise para melhor compreendê-las e atendê-las no espaço escolar. Além disso, discutir a implicação da adoção do conceito de transtorno global do desenvolvimento em termos de políticas públicas que se articula com outros como autismo, psicose etc.
Formação superior
Aprovação no processo seletivo
Aprovação no processo seletivo
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