DFP_
Localização:Bauru - São Paulo
Duração:2 Anos
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Justificativa:
O curso de Especialização em Educação Infantil é proposto como uma resposta da Universidade do Sagrado Coração à comunidade educacional de Bauru e região às necessidades de formação de profissionais para educação infantil. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n.º 9394/96, a Educação Infantil – creche e pré-escola - passa a integrar o Sistema de Ensino Brasileiro, com a ampliação do número de vagas e recursos financeiros (FUNDEB). Portanto, mais do que atender ao apelo legal, este curso, pretende qualificar a ação dos educadores de educação infantil desenvolvendo uma visão ampla quanto ao papel da educação nessa faixa etária, da formação da pessoa humana, das questões didáticas e do papel social e político neste nível de ensino.
Público-alvo: O curso é destinado aos portadores de diploma de curso superior, como professores e diretores, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfim profissionais que atuem na educação e promoção do desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos
Objetivos:
. Atualizar e aprimorar os conhecimentos teóricos – práticos necessários à atuação direta no processo ensino-aprendizagem com crianças da Educação Infantil (creches e pré-escolas), considerando os aspectos físico, cognitivo, psicológico e social que envolvem o desenvolvimento da criança e sua inserção como cidadão na sociedade
· Discutir os fundamentos legais e históricos da educação infantil
· Abordar as diferentes concepções epistemológicas, psicológicos e pedagógicos da infância
· Compreender os conceitos, os procedimentos e as estratégias de ação específicas para creches e pré-escolas
· Identificar as diversas linguagens que compõem as ações didático - pedagógicas na educação infantil
· Aprimorar conceitualmente e metodologicamente os conteúdos das áreas de conhecimentos próprias da educação infantil
· Promover uma postura inclusiva em Educação Infantil
O curso de Especialização em Educação Infantil é proposto como uma resposta da Universidade do Sagrado Coração à comunidade educacional de Bauru e região às necessidades de formação de profissionais para educação infantil. Com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n.º 9394/96, a Educação Infantil – creche e pré-escola - passa a integrar o Sistema de Ensino Brasileiro, com a ampliação do número de vagas e recursos financeiros (FUNDEB). Portanto, mais do que atender ao apelo legal, este curso, pretende qualificar a ação dos educadores de educação infantil desenvolvendo uma visão ampla quanto ao papel da educação nessa faixa etária, da formação da pessoa humana, das questões didáticas e do papel social e político neste nível de ensino.
Público-alvo: O curso é destinado aos portadores de diploma de curso superior, como professores e diretores, psicólogos, fonoaudiólogos, assistentes sociais, terapeutas ocupacionais, enfim profissionais que atuem na educação e promoção do desenvolvimento da criança de 0 a 6 anos
Objetivos:
. Atualizar e aprimorar os conhecimentos teóricos – práticos necessários à atuação direta no processo ensino-aprendizagem com crianças da Educação Infantil (creches e pré-escolas), considerando os aspectos físico, cognitivo, psicológico e social que envolvem o desenvolvimento da criança e sua inserção como cidadão na sociedade
· Discutir os fundamentos legais e históricos da educação infantil
· Abordar as diferentes concepções epistemológicas, psicológicos e pedagógicos da infância
· Compreender os conceitos, os procedimentos e as estratégias de ação específicas para creches e pré-escolas
· Identificar as diversas linguagens que compõem as ações didático - pedagógicas na educação infantil
· Aprimorar conceitualmente e metodologicamente os conteúdos das áreas de conhecimentos próprias da educação infantil
· Promover uma postura inclusiva em Educação Infantil
Eixos Temáticos:
. Fundamentos da Educação Infantil
. Fundamentos Teórico-metodológicos da Educação Infantil
. Fundamentação metodológica científica
. Fundamentos da Educação Infantil
. Fundamentos Teórico-metodológicos da Educação Infantil
. Fundamentação metodológica científica
Critério de Seleção: Entrevista e Análise Curricular
DFP_