Especialização em Educação Profissional Técnica Integrada ao Ensino Médio na Modalidade de Educação de Jovens e Adultos (Belo Horizonte, Minas Gerais)

Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais
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Localização:Belo Horizonte - Minas Gerais
Duração:360 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
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APRESENTAÇÃO:
Formar profissionais com capacidades para atuar na elaboração de estratégias, no estabelecimento de formas criativas de atividades de ensino-aprendizagem e na previsão pro-ativa das condições necessárias e das alternativas possíveis para o desenvolvimento adequado da educação profissional integrada à educação básica na modalidade educação de jovens e adultos, considerando as peculiaridades, as circunstâncias particulares e as situações contextuais concretas em que programas e projetos deste campo são implementados.
OBJETIVOS DO CURSO:
O curso visa a formação de um novo profissional que possa atuar na integração entre a educação profissional e a educação básica na modalidade EJA como docente-pesquisador; gestor educacional de programas e projetos ou formulador e executor de políticas públicas.
Pretende-se ainda construir bases para propiciar a integração entre trabalho, ciência, técnica, tecnologia, humanismo e cultura geral, contribuindo para o enriquecimento científico, cultural, político e profissional dos sujeitos que atuam nessa esfera educativa, sustentando-se nos princípios da interdisciplinaridade, contextualização e flexibilidade como exigência historicamente construída pela sociedade.
PÚBLICO ALVO:
Docentes, servidores, pedagogos, dirigentes e gestores de escolas públicas que atuam ou estejam em vias de atuar na Educação Profissional integrada à educação básica na modalidade EJA.
Formar profissionais com capacidades para atuar na elaboração de estratégias, no estabelecimento de formas criativas de atividades de ensino-aprendizagem e na previsão pro-ativa das condições necessárias e das alternativas possíveis para o desenvolvimento adequado da educação profissional integrada à educação básica na modalidade educação de jovens e adultos, considerando as peculiaridades, as circunstâncias particulares e as situações contextuais concretas em que programas e projetos deste campo são implementados.
OBJETIVOS DO CURSO:
O curso visa a formação de um novo profissional que possa atuar na integração entre a educação profissional e a educação básica na modalidade EJA como docente-pesquisador; gestor educacional de programas e projetos ou formulador e executor de políticas públicas.
Pretende-se ainda construir bases para propiciar a integração entre trabalho, ciência, técnica, tecnologia, humanismo e cultura geral, contribuindo para o enriquecimento científico, cultural, político e profissional dos sujeitos que atuam nessa esfera educativa, sustentando-se nos princípios da interdisciplinaridade, contextualização e flexibilidade como exigência historicamente construída pela sociedade.
PÚBLICO ALVO:
Docentes, servidores, pedagogos, dirigentes e gestores de escolas públicas que atuam ou estejam em vias de atuar na Educação Profissional integrada à educação básica na modalidade EJA.
DISCIPLINAS:
Fundamentos da Educação Profissional, da Educação Básica e da Educação de Jovens e Adultos
Processos de Ensino-Aprendizagem na EJA, na Educação Básica e na Educação Profissional
História da Educação Profissional no Brasil
Gestão democrática dos processos educativos: princípios gerais
Gestão democrática na EP, no EM e na EJA – análise de estudos e casos
Políticas Educacionais I
Políticas Educacionais II: legislação
Teorias do Currículo
Modelos curriculares na EP, no EM e na EJA
Didática e Metodologia do Ensino
Didática e Metodologia da Educação Profissional na modalidade EJA
Didática e Metodologia do Ensino Médio na modalidade EJA
Fundamentos da Educação Profissional, da Educação Básica e da Educação de Jovens e Adultos
Processos de Ensino-Aprendizagem na EJA, na Educação Básica e na Educação Profissional
História da Educação Profissional no Brasil
Gestão democrática dos processos educativos: princípios gerais
Gestão democrática na EP, no EM e na EJA – análise de estudos e casos
Políticas Educacionais I
Políticas Educacionais II: legislação
Teorias do Currículo
Modelos curriculares na EP, no EM e na EJA
Didática e Metodologia do Ensino
Didática e Metodologia da Educação Profissional na modalidade EJA
Didática e Metodologia do Ensino Médio na modalidade EJA
SELEÇÃO DE CANDIDATOS:
A seleção dos candidatos será de acordo com os critérios apresentados no Edital.
A seleção dos candidatos será de acordo com os critérios apresentados no Edital.
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