Especialização em Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira (Torres, Rio Grande do Sul)
Universidade Luterana do Brasil
DFP_
Localização:Torres - Rio Grande do Sul
Duração:18 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentação
O Curso de Pós-Graduação Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira visa atender às necessidades da realidade educacional, abordando o trabalho pedagógico numa perspectiva interdisciplinar que articula as ações dos docentes no contexto educativo. Além disso, o trabalho linguístico-pedagógico é um conjunto de experiências ricas em dinâmicas que visam ao desenvolvimento afetivo, físico, cognitivo, ético, estético, de inter-relação pessoal e de inserção social, previsto nos PCNs (Brasil, 1998). Constata-se, assim, a necessidade de subsidiar e revitalizar a prática dos professores de língua portuguesa por meio de um estudo coletivo que privilegie a troca, o diálogo, a ação e a reflexão crítica, sem pretender impor propostas, mas construindo-as em conjunto.
Objetivo Geral
O curso de Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira visa a capacitar professores do ensino fundamental e médio, diretores de escolas, orientadores educacionais, supervisores pedagógicos para o aperfeiçoamento da prática pedagógica de profissionais da educação, na área de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, inseridos no cotidiano escolar, propiciando aos participantes um espaço para problematização e elaboração de novos conhecimentos e campos de análise para suas práticas e investigações. Os módulos propostos buscam incentivar a produção e a socialização de práticas alternativas de metodologias de ensino, assim como propiciar reflexões e debates acerca de práticas frequentes no cotidiano das aulas.
Objetivos Específicos
- Incentivar a construção de práticas didáticas discursivas e sócio-historicamente embasadas. - Capacitar os professores a produzirem novas metodologias para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira à luz dos PCNs.
- Mostrar a língua sob a perspectiva dinâmica e viva, a partir da utilização de textos autênticos em circulação nas diversas práticas e esferas sociais. - Possibilitar condições para que os professores dominem criticamente um repertório representativo do patrimônio literário nacional.
- Oportunizar aos professores o reconhecimento de alguns dos trabalhos mais significativos na área de Literatura Brasileira, seja no âmbito da historiografia literária, seja no âmbito da fortuna crítica dos autores enfocados. - Despertar nos professores a sensibilidade para a importância da leitura e da literatura na formação humanística de nossos alunos
Público-Alvo
Graduados em Letras e demais Cursos de Licenciatura Plena em Formação de Professores que queiram ampliar seus conhecimentos e a sua área de atuação profissional no Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.
O Curso de Pós-Graduação Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira visa atender às necessidades da realidade educacional, abordando o trabalho pedagógico numa perspectiva interdisciplinar que articula as ações dos docentes no contexto educativo. Além disso, o trabalho linguístico-pedagógico é um conjunto de experiências ricas em dinâmicas que visam ao desenvolvimento afetivo, físico, cognitivo, ético, estético, de inter-relação pessoal e de inserção social, previsto nos PCNs (Brasil, 1998). Constata-se, assim, a necessidade de subsidiar e revitalizar a prática dos professores de língua portuguesa por meio de um estudo coletivo que privilegie a troca, o diálogo, a ação e a reflexão crítica, sem pretender impor propostas, mas construindo-as em conjunto.
Objetivo Geral
O curso de Especialização em Língua Portuguesa e Literatura Brasileira visa a capacitar professores do ensino fundamental e médio, diretores de escolas, orientadores educacionais, supervisores pedagógicos para o aperfeiçoamento da prática pedagógica de profissionais da educação, na área de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira, inseridos no cotidiano escolar, propiciando aos participantes um espaço para problematização e elaboração de novos conhecimentos e campos de análise para suas práticas e investigações. Os módulos propostos buscam incentivar a produção e a socialização de práticas alternativas de metodologias de ensino, assim como propiciar reflexões e debates acerca de práticas frequentes no cotidiano das aulas.
Objetivos Específicos
- Incentivar a construção de práticas didáticas discursivas e sócio-historicamente embasadas. - Capacitar os professores a produzirem novas metodologias para o ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira à luz dos PCNs.
- Mostrar a língua sob a perspectiva dinâmica e viva, a partir da utilização de textos autênticos em circulação nas diversas práticas e esferas sociais. - Possibilitar condições para que os professores dominem criticamente um repertório representativo do patrimônio literário nacional.
- Oportunizar aos professores o reconhecimento de alguns dos trabalhos mais significativos na área de Literatura Brasileira, seja no âmbito da historiografia literária, seja no âmbito da fortuna crítica dos autores enfocados. - Despertar nos professores a sensibilidade para a importância da leitura e da literatura na formação humanística de nossos alunos
Público-Alvo
Graduados em Letras e demais Cursos de Licenciatura Plena em Formação de Professores que queiram ampliar seus conhecimentos e a sua área de atuação profissional no Ensino de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira.
Matriz Curricular
Coesão E Coerência Textais: Aplicação Em Sala De Aula
Construção do Conhecimento Científico
Discurso E Gramática
Gêneros Discursivos e Ensino de Língua Portuguesa
Leitura, Literatura e Ensino: a formação do leitor
Literatura Brasileira Contemporânea E Cultura Escrita Na Era
Literatura Brasileira Contemporânea: Descentralizando O Câno
Produção de Gêneros Acadêmicos: Fichamentos,Resumos,Resenha
Trabalho De Conclusão De Curso
Variação Linguística e Ensino de Língua Portuguesa
Coesão E Coerência Textais: Aplicação Em Sala De Aula
Construção do Conhecimento Científico
Discurso E Gramática
Gêneros Discursivos e Ensino de Língua Portuguesa
Leitura, Literatura e Ensino: a formação do leitor
Literatura Brasileira Contemporânea E Cultura Escrita Na Era
Literatura Brasileira Contemporânea: Descentralizando O Câno
Produção de Gêneros Acadêmicos: Fichamentos,Resumos,Resenha
Trabalho De Conclusão De Curso
Variação Linguística e Ensino de Língua Portuguesa
DFP_