DFP_
Localização:Teixeira de Freitas - Bahia
Duração:360 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Justificativa
O cenário atual da educação escolar exige qualificação para o exercício de diferentes funções nas unidades escolares, destacando dentre elas a gestão.
O exercício da gestão não é mais uma função meramente burocrática, mas é uma ação que exige articulação entre os saberes da escola, da comunidade e da administração. A gestão em instituições educacionais é uma atividade que complexificada, demanda então construir outro perfil.
Frente às variadas perspectivas políticas e pedagógicas de redes publicas e particulares de ensino dos municípios da região, cuja dinâmica e interatividade traz para o campo da escola exigências sociais e pedagógicas diversas, acarretando à gestão educacional uma característica mutante e transitória.
Este movimento gera a necessidade de uma formação diferenciada, que atenda às atuais perspectivas que marcam esta outra lógica de gestão educacional. A oferta deste curso vem ao encontro deste contexto.
Objetivo Geral
Qualificar os profissionais da educação para exercício e reflexão da gestão educacional.
Objetivos Específicos
Conhecer a história da escolarização; estudar os fundamentos da gestão educacional, em sua relação com o todo social e a prática pedagógica, como eixo da gestão; analisar as diferentes perspectivas políticas e legislativas da educação sob a ótica da gestão; Identificar os pressupostos epistemológicos da educação; analisar a trajetória das políticas curriculares e suas implicações na educação; reconhecer o planejamento educacional como articulador do fazer pedagógico; discutir a avaliação educacional como elemento articulador e integrador da gestão educacional; compreender e utilizar as tecnologias como instrumento de mediação na gestão educacional.
O cenário atual da educação escolar exige qualificação para o exercício de diferentes funções nas unidades escolares, destacando dentre elas a gestão.
O exercício da gestão não é mais uma função meramente burocrática, mas é uma ação que exige articulação entre os saberes da escola, da comunidade e da administração. A gestão em instituições educacionais é uma atividade que complexificada, demanda então construir outro perfil.
Frente às variadas perspectivas políticas e pedagógicas de redes publicas e particulares de ensino dos municípios da região, cuja dinâmica e interatividade traz para o campo da escola exigências sociais e pedagógicas diversas, acarretando à gestão educacional uma característica mutante e transitória.
Este movimento gera a necessidade de uma formação diferenciada, que atenda às atuais perspectivas que marcam esta outra lógica de gestão educacional. A oferta deste curso vem ao encontro deste contexto.
Objetivo Geral
Qualificar os profissionais da educação para exercício e reflexão da gestão educacional.
Objetivos Específicos
Conhecer a história da escolarização; estudar os fundamentos da gestão educacional, em sua relação com o todo social e a prática pedagógica, como eixo da gestão; analisar as diferentes perspectivas políticas e legislativas da educação sob a ótica da gestão; Identificar os pressupostos epistemológicos da educação; analisar a trajetória das políticas curriculares e suas implicações na educação; reconhecer o planejamento educacional como articulador do fazer pedagógico; discutir a avaliação educacional como elemento articulador e integrador da gestão educacional; compreender e utilizar as tecnologias como instrumento de mediação na gestão educacional.
Currículo e Gestão Educacional
Epistemologia e Educação
Gestão das Relações com a Comunidade Escolar
Gestão e Avaliação Educacional
Gestão e Contemporaneidade
Gestão e Tecnologias
História da Escolarização
Identidade Local e Gestão
Metodologia da Pesquisa (opcional)
Metodologia do Ensino Superior (opcional)
Políticas Públicas e Gestão Educacional
Produção da Subjetividade Escolar
Epistemologia e Educação
Gestão das Relações com a Comunidade Escolar
Gestão e Avaliação Educacional
Gestão e Contemporaneidade
Gestão e Tecnologias
História da Escolarização
Identidade Local e Gestão
Metodologia da Pesquisa (opcional)
Metodologia do Ensino Superior (opcional)
Políticas Públicas e Gestão Educacional
Produção da Subjetividade Escolar
Profissionais da Educação
Documentação para Inscrição
- curriculum-vitae
- fotocópia autenticada do diploma de graduação
- fotocópia da cédula de identidade
- fotocópia do CPF
- fotocópia do histórico escolar de graduação
- 1 foto 3x4 colorida
Documentação para Inscrição
- curriculum-vitae
- fotocópia autenticada do diploma de graduação
- fotocópia da cédula de identidade
- fotocópia do CPF
- fotocópia do histórico escolar de graduação
- 1 foto 3x4 colorida
DFP_