Especialização em Intervenção Sociopsicoeducativa na Área de Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
DFP_
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Duração:11 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Apresentração
O Instituto Brasileiro de Estudos, Pesquisas e Formação para a Inovação Social (IBEPIS) em convênio com a Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu da Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO) oferecerão o curso de Pós- Graduação Lato Sensu em Intervenção Sociopsicoeducativa na Área de Exploração Sexual Contra Crianças e Adolescentes, com a finalidade de investir na formação profissional enquanto ferramenta para a inovação e transformação social. Para tanto estruturaram um currículo de modo que permitirá a discussão dos programas de intervenção social existentes na área no Brasil, bem como a elaboração de metodologia que respalde as práxis dos profissionais. Será dado realce aos estudos sobre as modalidades da exploração sexual: prostituição, pornografia infantil, exploração sexual no turismo e tráfico para fins sexuais, abordadas a partir de uma perspectiva pluricausal e pluridimensional. Os dispositivos de formação estão organizados para favorecer o aprendizado e a resignificação dos conhecimentos na área.
Objetivo Geral
Especializar profissionais que atuam na intervenção sociopsicoeducativa a crianças e adolescentes em situação de exploração sexual.
Objetivos Específicos
- Oferecer aos profissionais um espaço de reflexão para a construção de uma visão crítica a cerca do fenômeno da exploração sexual, no âmbito dos temas abordados em cada disciplina;
- Refletir sobre as dificuldades e impasses presentes na intervenção sociopsicoeducativa direta às crianças e adolescentes em situação de exploração sexual;
- Instrumentalizar os profissionais com a fundamentação teórica – metodológica com vistas a fortalecê-los profissionalmente;
- Desenvolver a capacidade didática e científica dos participantes, através da difusão dos conhecimentos fundamentais da ciência da Educação e da Metodologia do Ensino Superior, com ênfase nas técnicas de pesquisa, análise crítica de textos, redação e técnicas didáticas.
I - Seminário I – A construção de novos conhecimentos.
Política para infância e adolescência e seu marco legal.
II - Infância e adolescência: Sujeito e subjetividade.
Política para infância e adolescência e seu marco legal.
III - Prostituição, trabalho sexual e exploração sexual.
Infância e adolescência: sujeito e subjetividade.
IV - Sexualidade, gênero, classe social, poder e cultura.
Sexualidade, gênero, classe social, poder e cultura.
V -Prostituição, trabalho sexual e exploração sexual.
Metodologia de pesquisa.
VI - Exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Metodologia de pesquisa.
VII - Exploração sexual contra crianças e adolescentes.
Seminário II – Intervenção psicossocial ao autor da exploração sexual.
VIII -Intervenção sóciopsicoeducativa e jurídica.
Supervisão de Caso - 01 – Jurídico.
IX - Intervenção sóciopsicoeducativa e jurídica.
Supervisão de caso - 02 - Rede de Proteção.
X - olíticas e Programas Sociais.
Supervisão de casos - 03 – Sexualidade.
XI - Políticas e Programas Sociais.
Supervisão de caso – 04 – Psicológica.
XII - Seminário III - Socialização do conhecimento.
Orientação para trabalho final.
Público Alvo
Profissionais com diploma de nível superior completo, expedido por instituições de ensino superior reconhecidas pelo Ministério de Educação (MEC), nas áreas de ciências humanas, ciências sociais aplicadas e da saúde, ou seja, diplomados em Psicologia, Serviço Social, Pedagogia, Direito, Medicina, Enfermagem e demais cursos afins. Terão preferências os (as) profissionais que estejam atuando em áreas de legítimo interesse da infância e adolescência.
DFP_