DFP_
Localização:Salvador - Bahia
Duração:1 Ano
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
A partir da abordagem e problematização de um novíssimo referencial teórico e técnico, este curso de especialização busca subsidiar profissionais de comunicação, em especial do jornalismo, e áreas afins para lidar com questões como hipertextualidade, interatividade, mobilidade, descentralização da produção, noções de jornalismo colaborativo (blog, chat, fóruns etc.) e jornalismo open source, multimidialidade, convergência midiática e uso de base de dados. A idéia é, também, trabalhar como os meios tradicionais reagem à era da convergência midiática.
Por associar atividades teóricas e da prática em laboratório com esta finalidade, o curso torna-se pioneiro no país e atende a uma demanda do mercado de trabalho. A eclosão de tecnologias da informação e da comunicação e a globalização das culturas, entre outros fatores, provocaram mudanças nos processos produtivos e gerenciais de organizações de produção e distribuição de conteúdo no mundo. Vivemos a era das convergências empresarial, de conteúdo, tecnológica e profissional.
Os suportes com duas ou mais mídias (telefone celular 3G, internet de alta velocidade etc.) exigem novos procedimentos e narrativas para elaboração e disseminação do conteúdo e trazem novas oportunidades de negócios. Com isto, o jornalista, ao invés de se especializar em um ramo (jornal, revista, rádio, TV, assessoria de imprensa etc.), precisa ser capaz de produzir material informativo em texto, áudio, vídeo e fotografia, explorando a tecnologia disponível a seu favor. Muitas vezes, simultaneamente.
Por associar atividades teóricas e da prática em laboratório com esta finalidade, o curso torna-se pioneiro no país e atende a uma demanda do mercado de trabalho. A eclosão de tecnologias da informação e da comunicação e a globalização das culturas, entre outros fatores, provocaram mudanças nos processos produtivos e gerenciais de organizações de produção e distribuição de conteúdo no mundo. Vivemos a era das convergências empresarial, de conteúdo, tecnológica e profissional.
Os suportes com duas ou mais mídias (telefone celular 3G, internet de alta velocidade etc.) exigem novos procedimentos e narrativas para elaboração e disseminação do conteúdo e trazem novas oportunidades de negócios. Com isto, o jornalista, ao invés de se especializar em um ramo (jornal, revista, rádio, TV, assessoria de imprensa etc.), precisa ser capaz de produzir material informativo em texto, áudio, vídeo e fotografia, explorando a tecnologia disponível a seu favor. Muitas vezes, simultaneamente.
Elementos do Jornalismo On-line
Jornalismo e Convergências
Tecnologias aplicadas ao Jornalismo
Oficina de Jornalismo e Tecnologia I
Seminários Avançados
Cibernegócios e Comunicação
Pesquisa de Mercado
Metodologia de Pesquisa
Elaboração de Projetos
Narrativa Jornalística Multimidiática
Arquitetura de Informação Multimídia
Ética e Direito Autoral Contemporâneo
Apuração Jornalística em Redação Virtual
Radiojornalismo e Convergência Midiática
Fotografia na era multimídia
Infografia na era multimídia
Imprensa e Convergência Midiática
Assessoria de Comunicação na Era Multimídia
Edição Jornalística e Convergência Midiática
Telejornalismo na Era Digital
Trabalho de Conclusão de Curso (PEX ou Monografia)
Disciplina Optativa
Jornalismo e Convergências
Tecnologias aplicadas ao Jornalismo
Oficina de Jornalismo e Tecnologia I
Seminários Avançados
Cibernegócios e Comunicação
Pesquisa de Mercado
Metodologia de Pesquisa
Elaboração de Projetos
Narrativa Jornalística Multimidiática
Arquitetura de Informação Multimídia
Ética e Direito Autoral Contemporâneo
Apuração Jornalística em Redação Virtual
Radiojornalismo e Convergência Midiática
Fotografia na era multimídia
Infografia na era multimídia
Imprensa e Convergência Midiática
Assessoria de Comunicação na Era Multimídia
Edição Jornalística e Convergência Midiática
Telejornalismo na Era Digital
Trabalho de Conclusão de Curso (PEX ou Monografia)
Disciplina Optativa
Graduados em Comunicação Social com habilitação em Jornalismo e profissionais graduados em áreas afins (como relações públicas, publicidade e propaganda, rádio e TV, design, marketing e administração) com experiência na área de Jornalismo, além de professores de cursos de graduação, que necessitem aprofundar conhecimento e/ou atualizar-se em jornalismo na era multimídia utilizando diversos suportes, e demais interessados. Incluem-se neste perfil editores, repórteres, repórteres-fotográficos e cinematográficos, editores de áudio e vídeo, chefes de reportagem, pauteiros, redatores, produtores, revisores, assessores de comunicação organizacional e parlamentar, infografistas, programadores visuais, apresentadores, entre outros profissionais.
DFP_