Especialização em Linguagem com Enfoque nos Distúrbios de Linguagem, Aprendizagem e na Atuação em Âmbito Educacional (Goiânia, Goiás)
CEFAC - Saúde e Educação
DFP_
Localização:Goiânia - Goiás
Duração:500 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivos:O objetivo deste curso é o de preparar o fonoaudiólogo, em termos teórico-práticos, para poder realizar avaliação, diagnóstico e terapia nos casos de alterações da linguagem oral e escrita, dos distúrbios de aprendizagem, assim como torna-lo apto a integrar equipes educacionais ou multiprofissionais para atuação conjunta ou para prestar trabalho de assessoria/orientação.
Grande demanda na fonoaudiologia concentra-se nas alterações encontradas na oralidade, principalmente na infância ou idade pré-escolar, como no caso dos distúrbios específicos da linguagem e nos transtornos globais do desenvolvimento. As alterações de linguagem também estão presentes nas dislexias e outros distúrbios de aprendizagem, os quais requerem grande atenção uma vez que nestes casos a alfabetização e o domínio da linguagem escrita em geral também estarão comprometidos. Complementarmente, encontramos as alterações de linguagem decorrentes de quadros neurológicos, principalmente na idade adulta, como é o caso das afasias/ apraxias adquiridas e outros transtornos neurológicos evolutivos.
Os distúrbios da linguagem oral, da linguagem escrita e da aprendizagem, em todas as suas manifestações, representam um grande campo de trabalho, nem sempre bem explorado. De modo especial tais distúrbios aproximam o fonoaudiólogo das áreas do desenvolvimento infantil e da aprendizagem escolar. Dessa forma, faz-se necessário que ele se prepare para um trabalho que também vá além da abordagem clínica e tenha uma conotação educacional e desenvolvimentista.
Grande demanda na fonoaudiologia concentra-se nas alterações encontradas na oralidade, principalmente na infância ou idade pré-escolar, como no caso dos distúrbios específicos da linguagem e nos transtornos globais do desenvolvimento. As alterações de linguagem também estão presentes nas dislexias e outros distúrbios de aprendizagem, os quais requerem grande atenção uma vez que nestes casos a alfabetização e o domínio da linguagem escrita em geral também estarão comprometidos. Complementarmente, encontramos as alterações de linguagem decorrentes de quadros neurológicos, principalmente na idade adulta, como é o caso das afasias/ apraxias adquiridas e outros transtornos neurológicos evolutivos.
Os distúrbios da linguagem oral, da linguagem escrita e da aprendizagem, em todas as suas manifestações, representam um grande campo de trabalho, nem sempre bem explorado. De modo especial tais distúrbios aproximam o fonoaudiólogo das áreas do desenvolvimento infantil e da aprendizagem escolar. Dessa forma, faz-se necessário que ele se prepare para um trabalho que também vá além da abordagem clínica e tenha uma conotação educacional e desenvolvimentista.
Programa
- Neurologia aplicada à linguagem e à aprendizagem
- Avaliação, diagnóstico e terapia dos distúrbios e atrasos da linguagem oral I, II e III
- Desenvolvimento cerebral e desenvolvimento de linguagem: uma perspectiva das neurociências
- Fonoaudiologia e Psicopedagogia
- Metodologia Científica
- Alterações da motricidade orofacial relacionadas à clínica da linguagem
- A clínica fonoaudiológica nos transtornos globais do desenvolvimento
- Terapia de linguagem na deficiência auditiva
- Avaliação, diagnóstico e terapia das alterações da Gagueira
- Alterações específicas do desenvolvimento da linguagem: características lingüísticas e processo de reabilitação
- Comunicação alternativa
- Intervenção fonoaudiológica em pacientes neurológicos I, II e III
- Processamento auditivo central e discussão de casos clínicos
- Funções executivas e avaliação neuropsicológica
- Letramento infantil, consciência fonológica e alfabetização
- Avaliação, diagnóstico e atuação nos distúrbios de aprendizagem e dislexias
- Programa de estimulação de linguagem escrita e de orientação a pais
- Distúrbios da leitura e da escrita e o trabalho do fonoaudiólogo no âmbito escolar
- Ética e Biossegurança
- Neurologia aplicada à linguagem e à aprendizagem
- Avaliação, diagnóstico e terapia dos distúrbios e atrasos da linguagem oral I, II e III
- Desenvolvimento cerebral e desenvolvimento de linguagem: uma perspectiva das neurociências
- Fonoaudiologia e Psicopedagogia
- Metodologia Científica
- Alterações da motricidade orofacial relacionadas à clínica da linguagem
- A clínica fonoaudiológica nos transtornos globais do desenvolvimento
- Terapia de linguagem na deficiência auditiva
- Avaliação, diagnóstico e terapia das alterações da Gagueira
- Alterações específicas do desenvolvimento da linguagem: características lingüísticas e processo de reabilitação
- Comunicação alternativa
- Intervenção fonoaudiológica em pacientes neurológicos I, II e III
- Processamento auditivo central e discussão de casos clínicos
- Funções executivas e avaliação neuropsicológica
- Letramento infantil, consciência fonológica e alfabetização
- Avaliação, diagnóstico e atuação nos distúrbios de aprendizagem e dislexias
- Programa de estimulação de linguagem escrita e de orientação a pais
- Distúrbios da leitura e da escrita e o trabalho do fonoaudiólogo no âmbito escolar
- Ética e Biossegurança
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