DFP_
Localização:Paulo Afonso - Bahia
Duração:15 Meses
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Objetivo
Oferecer aos gestores da cidade de Paulo Afonso e região conhecimentos sobre a área de marketing nas empresas para o desenvolvimento técnico e gerencial nas tomada de decisão em ambientes dinâmicos e competitivos. Fornecer o conhecimento adequado de instrumentos técnicos para que os participantes possam analisar e tomar decisões a respeito de atender necessidades dos mercados, elaborar novos produtos, estratégias de mercado e relacionamento com mercado-alvo.
Público-Alvo
Graduados em Nível Superior de qualquer área do conhecimento que desejem desenvolver seu potencial na área de Marketing Estratégico;
É desejável, porém não obrigatório, que o participante possua experiência profissional na área de Marketing Estratégico e que pretenda atualizar seus conhecimentos e transmitir suas experiências aos outros participantes do curso.
Oferecer aos gestores da cidade de Paulo Afonso e região conhecimentos sobre a área de marketing nas empresas para o desenvolvimento técnico e gerencial nas tomada de decisão em ambientes dinâmicos e competitivos. Fornecer o conhecimento adequado de instrumentos técnicos para que os participantes possam analisar e tomar decisões a respeito de atender necessidades dos mercados, elaborar novos produtos, estratégias de mercado e relacionamento com mercado-alvo.
Público-Alvo
Graduados em Nível Superior de qualquer área do conhecimento que desejem desenvolver seu potencial na área de Marketing Estratégico;
É desejável, porém não obrigatório, que o participante possua experiência profissional na área de Marketing Estratégico e que pretenda atualizar seus conhecimentos e transmitir suas experiências aos outros participantes do curso.
Matriz Curricular
Marketing Estratégico – 30 h/a
Conceito de marketing e outros conceitos. Marketing operativo e estratégico. Orientações das empresas para o mercado. O departamento de marketing na empresa. Fundamentos do marketing estratégico. Direção estratégica e marketing. Natureza do marketing estratégico. Análise estratégica do mercado. Delimitação do mercado de referência e a unidade produto-mercado. O ambiente de marketing. O microambiente e o macroambiente. Segmentação e posicionamento. Processo de segmentação de mercados. Diferenciação da oferta e posicionamento. Analise da concorrência e dos concorrentes.
Gestão Estratégica – 30 h/a
Gestão estratégica do século XXI. Técnicas para a definição do negócio. Análise SWOT - método de análise de ambiente externo e ambiente interno. Técnica de definição da missão. Mercado-alvo. Metodologia do planejamento estratégico e tático. Impacto do comércio eletrônico no relacionamento com clientes e empresas. Tendências da gestão estratégica.
Comportamento do Consumidor – 30 h/a
Visão geral do comportamento do consumidor; o consumidor na sociedade; o consumidor no processo de compra; o consumidor na infância; o consumidor internacional; fortes influências no ato de compra; conseqüências do consumo; modelos do comportamento do consumidor.
Pesquisa de Mercado e Sistema de Informação de Marketing – 30 h/a
Tipos de pesquisa de mercado e seus métodos de coleta de dados. Instrumentos de coletas de dados. Critério para a elaboração do questionário. Universo, amostra e plano de amostragem em pesquisa de mercado. Codificação e tabulação. Estrutura de um banco de dados. Hierarquia dos dados. Tendências para bancos de dados e administração de bancos de dados. Seleção de software de database no mercado nacional. Estrutura do SIM (Sistema de Informação de Marketing). Apresentação de relatórios. Elaboração de um projeto de pesquisa e sua implementação.
Gestão de Produtos e Marcas – 30 h/a
Classificação dos produtos. Ciclos de vida dos produtos. Decisões sobre linhas de produtos. Técnicas de posicionamento de produtos e marcas. O conceito de difusão de inovações. Administração do processo de desenvolvimento de novos produtos. Marcas de bens e serviços. Vantagens das marcas para os consumidores e as empresas. Brand Equity. Identificação dos requisitos dos clientes e conversão em atributo de produto. Desenvolvimento Sustentável. Elaboração e planejamento de um produto.
Custos e Gestão de Preços – 30 h/a
Sistemas de gerenciamento de custos e desempenho. Sistemas de custo padrão e orçamento flexível. Atualização e suplementação dos sistemas de custeio padrão. Custeio Kaisen e centros de pseudolucro-custo. Sistema ABC. Processos de formação de preço. Prática de determinação de preços considerando: custos, percepção de consumo e concorrentes.
Gestão de Comunicação – 30 h/a
Processo de comunicação. Marketing e a Comunicação Integrada (CIM). Planejamento da Comunicação Integrada de Marketing. O mix de Comunicação de Marketing Integrada: propaganda, publicidade, merchandising, promoção de vendas, relações públicas, assessoria de imprensa e marketing direto. Era Digital.
Gestão da Logística e Distribuição – 30 h/a
Conceitos, funções, componentes e considerações em Logística. Planejamento da estrutura das áreas operacionais, integrando o back-office ao front-office. Desenho de processos e customização dos processos. Otimização dos recursos. Necessidade de capacitação dos integrantes dos processos. Política de distribuição. Terceirizações e parcerias no processo de logística e distribuição. Terminais intermodais.
Marketing de Serviços – 30 h/a
Evolução histórica recente do setor de serviços no Brasil e tendências para as próximas duas décadas; Serviços - conceitos e classificação; Aspectos estratégicos do Marketing de serviços. Posicionamento de serviços conforme a segmentação da carteira. A dinâmica da melhoria continuada. Construção de cadeia de valor. Gestão da demanda e da capacidade de prestação do serviço.
Marketing de Relacionamento – 30 h/a
O marketing de relacionamento como solução para o marketing; Relacionamento como estratégia; Construindo relacionamento com os clientes; Benefícios e barreiras relacionais; Antecedentes, mediadores e resultantes do marketing de relacionamento.
Antropologia do Consumo – 30 h/a
O campo da antropologia do consumo. A cultura e a construção do imaginário do consumo. Consumo, representações e trocas simbólicas. Publicidade, mídia e consumo moderno. O processo de socialização para o consumo. O consumo como sistema de classificação cultural. Estudos de imagem, práticas e espaços do consumo. Consumo e cultura brasileira.
Metodologia da Pesquisa – 30 h/a
Ciência: possibilidade e origem – O método científico – A pesquisa científica: tipos – Projeto de pesquisa: tema, problema, objetivos, justificativas, metodologia, resultados e conclusão – Instrumentos de levantamento de dados – Análise e interpretação dos resultados – Normas técnicas de apresentação de relatórios científicos – Monografia – Acompanhamento e orientação dos trabalhos finais para conclusão do curso.
Atividades Complementares – 20 h/a
Atividades registradas e interdisciplinares a serem desenvolvidas pelos alunos como organização e ou participação em eventos, congressos, simpósios, mesas redondas, seminários, palestras e workshop envolvidos com a temática do curso de Especialização ao longo do curso, a fim de completarem a carga horária da disciplina.
Trabalho de Conclusão de Curso – 60 h/a
O aluno terá que desenvolver um trabalho acadêmico de conclusão de curso com a orientação de um professor especialista na área em que o trabalho esteja sendo desenvolvido. O trabalho terá que ser apresentado e defendido pelo aluno perante uma banca formada por três professores especialistas na área, sendo um deles o orientador.
Marketing Estratégico – 30 h/a
Conceito de marketing e outros conceitos. Marketing operativo e estratégico. Orientações das empresas para o mercado. O departamento de marketing na empresa. Fundamentos do marketing estratégico. Direção estratégica e marketing. Natureza do marketing estratégico. Análise estratégica do mercado. Delimitação do mercado de referência e a unidade produto-mercado. O ambiente de marketing. O microambiente e o macroambiente. Segmentação e posicionamento. Processo de segmentação de mercados. Diferenciação da oferta e posicionamento. Analise da concorrência e dos concorrentes.
Gestão Estratégica – 30 h/a
Gestão estratégica do século XXI. Técnicas para a definição do negócio. Análise SWOT - método de análise de ambiente externo e ambiente interno. Técnica de definição da missão. Mercado-alvo. Metodologia do planejamento estratégico e tático. Impacto do comércio eletrônico no relacionamento com clientes e empresas. Tendências da gestão estratégica.
Comportamento do Consumidor – 30 h/a
Visão geral do comportamento do consumidor; o consumidor na sociedade; o consumidor no processo de compra; o consumidor na infância; o consumidor internacional; fortes influências no ato de compra; conseqüências do consumo; modelos do comportamento do consumidor.
Pesquisa de Mercado e Sistema de Informação de Marketing – 30 h/a
Tipos de pesquisa de mercado e seus métodos de coleta de dados. Instrumentos de coletas de dados. Critério para a elaboração do questionário. Universo, amostra e plano de amostragem em pesquisa de mercado. Codificação e tabulação. Estrutura de um banco de dados. Hierarquia dos dados. Tendências para bancos de dados e administração de bancos de dados. Seleção de software de database no mercado nacional. Estrutura do SIM (Sistema de Informação de Marketing). Apresentação de relatórios. Elaboração de um projeto de pesquisa e sua implementação.
Gestão de Produtos e Marcas – 30 h/a
Classificação dos produtos. Ciclos de vida dos produtos. Decisões sobre linhas de produtos. Técnicas de posicionamento de produtos e marcas. O conceito de difusão de inovações. Administração do processo de desenvolvimento de novos produtos. Marcas de bens e serviços. Vantagens das marcas para os consumidores e as empresas. Brand Equity. Identificação dos requisitos dos clientes e conversão em atributo de produto. Desenvolvimento Sustentável. Elaboração e planejamento de um produto.
Custos e Gestão de Preços – 30 h/a
Sistemas de gerenciamento de custos e desempenho. Sistemas de custo padrão e orçamento flexível. Atualização e suplementação dos sistemas de custeio padrão. Custeio Kaisen e centros de pseudolucro-custo. Sistema ABC. Processos de formação de preço. Prática de determinação de preços considerando: custos, percepção de consumo e concorrentes.
Gestão de Comunicação – 30 h/a
Processo de comunicação. Marketing e a Comunicação Integrada (CIM). Planejamento da Comunicação Integrada de Marketing. O mix de Comunicação de Marketing Integrada: propaganda, publicidade, merchandising, promoção de vendas, relações públicas, assessoria de imprensa e marketing direto. Era Digital.
Gestão da Logística e Distribuição – 30 h/a
Conceitos, funções, componentes e considerações em Logística. Planejamento da estrutura das áreas operacionais, integrando o back-office ao front-office. Desenho de processos e customização dos processos. Otimização dos recursos. Necessidade de capacitação dos integrantes dos processos. Política de distribuição. Terceirizações e parcerias no processo de logística e distribuição. Terminais intermodais.
Marketing de Serviços – 30 h/a
Evolução histórica recente do setor de serviços no Brasil e tendências para as próximas duas décadas; Serviços - conceitos e classificação; Aspectos estratégicos do Marketing de serviços. Posicionamento de serviços conforme a segmentação da carteira. A dinâmica da melhoria continuada. Construção de cadeia de valor. Gestão da demanda e da capacidade de prestação do serviço.
Marketing de Relacionamento – 30 h/a
O marketing de relacionamento como solução para o marketing; Relacionamento como estratégia; Construindo relacionamento com os clientes; Benefícios e barreiras relacionais; Antecedentes, mediadores e resultantes do marketing de relacionamento.
Antropologia do Consumo – 30 h/a
O campo da antropologia do consumo. A cultura e a construção do imaginário do consumo. Consumo, representações e trocas simbólicas. Publicidade, mídia e consumo moderno. O processo de socialização para o consumo. O consumo como sistema de classificação cultural. Estudos de imagem, práticas e espaços do consumo. Consumo e cultura brasileira.
Metodologia da Pesquisa – 30 h/a
Ciência: possibilidade e origem – O método científico – A pesquisa científica: tipos – Projeto de pesquisa: tema, problema, objetivos, justificativas, metodologia, resultados e conclusão – Instrumentos de levantamento de dados – Análise e interpretação dos resultados – Normas técnicas de apresentação de relatórios científicos – Monografia – Acompanhamento e orientação dos trabalhos finais para conclusão do curso.
Atividades Complementares – 20 h/a
Atividades registradas e interdisciplinares a serem desenvolvidas pelos alunos como organização e ou participação em eventos, congressos, simpósios, mesas redondas, seminários, palestras e workshop envolvidos com a temática do curso de Especialização ao longo do curso, a fim de completarem a carga horária da disciplina.
Trabalho de Conclusão de Curso – 60 h/a
O aluno terá que desenvolver um trabalho acadêmico de conclusão de curso com a orientação de um professor especialista na área em que o trabalho esteja sendo desenvolvido. O trabalho terá que ser apresentado e defendido pelo aluno perante uma banca formada por três professores especialistas na área, sendo um deles o orientador.
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