Especialização em Matemática: Novas Dimensões na Prática Educativa (Bauru, São Paulo)
Universidade do Sagrado Coração
DFP_
Localização:Bauru - São Paulo
Duração:1 Ano
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Este curso oferece aos professores de matemática, e de áreas afins, em exercício ou não, uma formação continuada, fornecendo meios para a construção de novos conhecimentos frente às atuais metas educacionais. Ainda, representa um locus para a reflexão sobre as práticas pedagógicas, operacionalizando momentos de: estudos sobre concepções filosóficas, teorias cognitivas e tendências educacionais e de identificação e de utilização de recursos tecnológicos e pedagógicos que favoreçam o desenvolvimento dos conceitos matemáticos.
Público-alvo
Professores de Matemática e de áreas afins dos Ensinos Fundamental e Médio.
Objetivos
Proporcionar a formação continuada aos professores vinculados à Educação Matemática, das escolas de ensino básico, por meio da discussão e reflexão de tendências educacionais e tecnológicas, visando modificar práticas educativas escolares, levando em consideração o ser humano como um todo. Além de proporcionar ao aluno-professor a: caracterizar, refletir e modificar a prática pedagógica vigente, baseados nos fundamentos filosóficos da Educação Matemática e nas principais teorias de ensino e de aprendizagem; reconhecer e utilizar recursos tecnológicos e estratégias metodológicas que favoreçam a resolução de problemas; desenvolver trabalhos científicos, de acordo com os rigores metodológicos exigidos; efetuar pesquisas em diferentes áreas que dizem respeito à Educação Matemática.
Público-alvo
Professores de Matemática e de áreas afins dos Ensinos Fundamental e Médio.
Objetivos
Proporcionar a formação continuada aos professores vinculados à Educação Matemática, das escolas de ensino básico, por meio da discussão e reflexão de tendências educacionais e tecnológicas, visando modificar práticas educativas escolares, levando em consideração o ser humano como um todo. Além de proporcionar ao aluno-professor a: caracterizar, refletir e modificar a prática pedagógica vigente, baseados nos fundamentos filosóficos da Educação Matemática e nas principais teorias de ensino e de aprendizagem; reconhecer e utilizar recursos tecnológicos e estratégias metodológicas que favoreçam a resolução de problemas; desenvolver trabalhos científicos, de acordo com os rigores metodológicos exigidos; efetuar pesquisas em diferentes áreas que dizem respeito à Educação Matemática.
Disciplinas
· Avaliação da aprendizagem
· Educação à Distância
· Tendências e Filosofia da Educação Matemática
· O trabalho com fractais e o Software Geometricks: construção de conceitos matemáticos
· Políticas Públicas e Inclusão
· Recursos didáticos no desenvolvimento de conceitos matemáticos: Jogos
· Recursos didáticos no desenvolvimento de conceitos matemáticos: Calculadoras gráficas
· Recursos didáticos no desenvolvimento de conceitos matemáticos: História da Matemática
· Recursos didáticos no desenvolvimento de conceitos matemáticos: Desenvolvimento de projetos
· Recursos didáticos no ensino e na aprendizagem de conceitos matemáticos: Pedagogia Histórico-Crítica
· Utilização da informática na Educação Matemática
· Metodologia da Pesquisa Científica
· Metodologia da Pesquisa Científica em Educação Matemática
· Metodologia do Ensino Superior: Didática
· Psicologia da Educação
· Avaliação da aprendizagem
· Educação à Distância
· Tendências e Filosofia da Educação Matemática
· O trabalho com fractais e o Software Geometricks: construção de conceitos matemáticos
· Políticas Públicas e Inclusão
· Recursos didáticos no desenvolvimento de conceitos matemáticos: Jogos
· Recursos didáticos no desenvolvimento de conceitos matemáticos: Calculadoras gráficas
· Recursos didáticos no desenvolvimento de conceitos matemáticos: História da Matemática
· Recursos didáticos no desenvolvimento de conceitos matemáticos: Desenvolvimento de projetos
· Recursos didáticos no ensino e na aprendizagem de conceitos matemáticos: Pedagogia Histórico-Crítica
· Utilização da informática na Educação Matemática
· Metodologia da Pesquisa Científica
· Metodologia da Pesquisa Científica em Educação Matemática
· Metodologia do Ensino Superior: Didática
· Psicologia da Educação
Seleção: Análise do Curriculum Vitae
DFP_