Especialização em Psicopatologia: Subsídios para a Atuação Clínica (Rio de Janeiro, Rio de Janeiro)
Pontifícia Universidade Católica de Goiás
DFP_
Localização:Rio de Janeiro - Rio de Janeiro
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
Informações Gerais
A Coordenação de Pós-Graduação Lato Sensu, juntamente com o Departamento de Psicologia (PSI) oferece o curso de Especialização em Psicopatologia: subsídios para a atuação clínica cujo objetivo geral é complementar a formação de profissionais que buscam aprofundamento no conhecimento de soluções para problemas relacionados ao sofrimento humano. A meta é atualizar e dar subsídios aos profissionais que atuam no contexto de prestação de serviços na clínica psicológica, dentro de uma abordagem científica de análise do comportamento. Os princípios estudados são baseados em evidências empíricas, de alta confiabilidade, por serem testadas experimentalmente com rigor metodológico. O curso aborda também as relações entre a psicopatologia tradicional e a análise do comportamento na prática clínica.
A necessidade do conhecimento sobre os transtornos comportamentais, de um ponto de vista científico, reveste-se de importância, pois a população está cada vez mais consciente dos efeitos prejudiciais dos transtornos psicológicos. A qualidade de vida das pessoas é comprometida de forma importante por problemas que incluem a depressão, fobia, ansiedade, compulsões, esquizofrenia, dentre outros.
O curso de especialização proposto apresenta coerência interna e um sistema explicativo dentro dos princípios e conceitos fundamentais para a eficácia do tratamento clínico.
Objetivos
* Qualificar o Pós-Graduando com conhecimentos gerais e específicos necessários ao estudo do fenômeno comportamental.
* Proporcionar ao profissional os subsídios de cunho científico para uma atuação clínica eficaz.
* Ampliar os conhecimentos sobre diversos transtornos comportamentais para aplicações clínicas e comunitárias.
Público Alvo:
Diplomados em curso superior de Psicologia e Medicina (bacharéis em psicologia, psicólogos e médicos residentes em psiquiatria/neurologia).
DFP_