Especialização em Psicopedagogia Clínica - Ciclo II: Abordagem Institucional (Porto Alegre, Rio Grande do Sul)
Centro Universitário Ritter dos Reis
DFP_
Localização:Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Duração:360 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
DFP_
A PSICOPEDAGOGIA é uma área de conhecimento criada em meio às demandas pedagógicas que buscam compreender os efeitos de não aprendizagem, visíveis, principalmente, no âmbito escolar. Organiza-se pela distinção entre fracasso escolar, dificuldades processuais, comprometimentos orgânicos e funcionais e problemas de aprendizagem. Afirma sua singularidade como Psicopedagogia Clínica.
A dimensão clínica desse curso compreende os modos de:
posicionar-se eticamente;
escutar e de olhar as relações de aprendizagem em sua complexidade;
analisar e de intervir nas vicissitudes desses processos.
O curso de Psicopedagogia, em sua 6ª edição, passa por uma reformulação, posicionando-se pela qualidade da formação e visando a compatibilizar as contradições existentes entre carga horária mínima (360h) e carga horária recomendada pela ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia), propondo o estabelecimento de CICLOS de FORMAÇÂO.
Os Ciclos de Formação em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA compreendem 2 (duas) etapas:
CICLO I - ABORDAGEM INSTITUCIONAL
CICLO II - ABORDAGEM TERAPÊUTICA
Cada um dos ciclos atende aos aspectos básicos da formação e mais a especificidade da abordagem, no que diz respeito às suas intervenções e contratos. Assim, este 1º CICLO, cuja ênfase é a ABORDAGEM INSTITUCIONAL, abrange estudos básicos em PSICOPEDAGOGIA e aspectos específicos concernentes aos enquadres na abordagem institucional.
OBJETIVOS
Ao designar-se PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA - ABORDAGEM INSTITUCIONAL esse curso afirma sua direcionalidade para uma práxis, através da qual emergem as interrogações conceituais e abrem-se os espaços de acompanhamento às intervenções. Desse modo, o objetivo desta especialização é oferecer FORMAÇÃO BÁSICA, teórico-prática para profissionais com Graduação em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia para a compreensão e a intervenção em processos e problemas de aprendizagem, considerando suas variadas significações, bem como o necessário enquadre à abordagem institucional. Espera-se de seu egresso o comprometimento e a implicação em favor da promoção da aprendizagem, articulando-se aos movimentos que reconhecem a função social da educação, ao mesmo tempo em que investe na inclusão através do resgate de autorias.
PÚBLICO-ALVO
O curso destina-se aos graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia que buscam a formação básica para a compreensão e a intervenção em processos e problemas de aprendizagem, considerando suas variadas significações, bem como os necessários enquadres à abordagem institucional. Além desses, profissionais egressos de outras áreas terão sua situação examinada caso a caso.
A dimensão clínica desse curso compreende os modos de:
posicionar-se eticamente;
escutar e de olhar as relações de aprendizagem em sua complexidade;
analisar e de intervir nas vicissitudes desses processos.
O curso de Psicopedagogia, em sua 6ª edição, passa por uma reformulação, posicionando-se pela qualidade da formação e visando a compatibilizar as contradições existentes entre carga horária mínima (360h) e carga horária recomendada pela ABPp (Associação Brasileira de Psicopedagogia), propondo o estabelecimento de CICLOS de FORMAÇÂO.
Os Ciclos de Formação em PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA compreendem 2 (duas) etapas:
CICLO I - ABORDAGEM INSTITUCIONAL
CICLO II - ABORDAGEM TERAPÊUTICA
Cada um dos ciclos atende aos aspectos básicos da formação e mais a especificidade da abordagem, no que diz respeito às suas intervenções e contratos. Assim, este 1º CICLO, cuja ênfase é a ABORDAGEM INSTITUCIONAL, abrange estudos básicos em PSICOPEDAGOGIA e aspectos específicos concernentes aos enquadres na abordagem institucional.
OBJETIVOS
Ao designar-se PSICOPEDAGOGIA CLÍNICA - ABORDAGEM INSTITUCIONAL esse curso afirma sua direcionalidade para uma práxis, através da qual emergem as interrogações conceituais e abrem-se os espaços de acompanhamento às intervenções. Desse modo, o objetivo desta especialização é oferecer FORMAÇÃO BÁSICA, teórico-prática para profissionais com Graduação em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia para a compreensão e a intervenção em processos e problemas de aprendizagem, considerando suas variadas significações, bem como o necessário enquadre à abordagem institucional. Espera-se de seu egresso o comprometimento e a implicação em favor da promoção da aprendizagem, articulando-se aos movimentos que reconhecem a função social da educação, ao mesmo tempo em que investe na inclusão através do resgate de autorias.
PÚBLICO-ALVO
O curso destina-se aos graduados em Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia que buscam a formação básica para a compreensão e a intervenção em processos e problemas de aprendizagem, considerando suas variadas significações, bem como os necessários enquadres à abordagem institucional. Além desses, profissionais egressos de outras áreas terão sua situação examinada caso a caso.
COMPOSIÇÃO CURRICULAR
Instâncias de Aprendizagem em Psicopedagogia
Gênese dos Processos Objetivantes em PSP:
Epistemologia Genética
Gênese dos Processos Subjetivantes em PSP:
Desenvolvimento Socioafetivo
Instrumentos da Organicidade: processos neuropsicológicos
Corporeidade e Corpo em PSP: brincar e aprender
SEMINÁRIO INTEGRADOR I: instâncias de aprendizagem
Olhar e Escuta
Procedimentos e Intervenções nos Processos Objetivantes:
Conhecimentos Específicos: psicogênese da língua escrita e do número
• Procedimentos e Intervenções nos Processos Subjetivantes:
Dispositivos e Instrumentos para Compreensão de Grupos e Coletivos
• Sociedade e Cultura nas Relações de Aprendizagem
• Abordagem Institucional e a Intervenção Psicopedagógica:
Grupos, Organizações e Instituições
Práticas Sociais e Institucionais
Estratégias de Sistematização da Abordagem Institucional
• Metodologia de Pesquisa em Psicopedagogia
• SEMINÁRIO INTEGRADOR II: fracasso escolar e problemas de aprendizagem
Clínica em Psicopedagogia – abordagem institucional
• Prática Supervisionada em Psicopedagogia
• SEMINÁRIO INTEGRADOR III: formação profissional e Grupos de Aprendizagem (Genealogia da Escola e a Invenção da Infância; Diversidade, Diferença e Inclusão; Jogos Cooperativos); Oficina de Escrita; Qualificação de Projetos; Ações Locais (Práticas)
Instâncias de Aprendizagem em Psicopedagogia
Gênese dos Processos Objetivantes em PSP:
Epistemologia Genética
Gênese dos Processos Subjetivantes em PSP:
Desenvolvimento Socioafetivo
Instrumentos da Organicidade: processos neuropsicológicos
Corporeidade e Corpo em PSP: brincar e aprender
SEMINÁRIO INTEGRADOR I: instâncias de aprendizagem
Olhar e Escuta
Procedimentos e Intervenções nos Processos Objetivantes:
Conhecimentos Específicos: psicogênese da língua escrita e do número
• Procedimentos e Intervenções nos Processos Subjetivantes:
Dispositivos e Instrumentos para Compreensão de Grupos e Coletivos
• Sociedade e Cultura nas Relações de Aprendizagem
• Abordagem Institucional e a Intervenção Psicopedagógica:
Grupos, Organizações e Instituições
Práticas Sociais e Institucionais
Estratégias de Sistematização da Abordagem Institucional
• Metodologia de Pesquisa em Psicopedagogia
• SEMINÁRIO INTEGRADOR II: fracasso escolar e problemas de aprendizagem
Clínica em Psicopedagogia – abordagem institucional
• Prática Supervisionada em Psicopedagogia
• SEMINÁRIO INTEGRADOR III: formação profissional e Grupos de Aprendizagem (Genealogia da Escola e a Invenção da Infância; Diversidade, Diferença e Inclusão; Jogos Cooperativos); Oficina de Escrita; Qualificação de Projetos; Ações Locais (Práticas)
SELEÇÃO
Análise curricular, participação em uma entrevista coletiva e entrevista individual quando indicada.
DOCUMENTAÇÃO PARA A MATRÍCULA
Diploma de curso superior (fotocópia autenticada)
Histórico do curso superior (fotocópia autenticada)
Cédula de identidade (fotocópia)
Cédula de Identidade de Estrangeiro (RNE) com o visto de permanência atualizada, para alunos de nacionalidade estrangeira (fotocópia);
CPF (fotocópia)
Registro civil de nascimento ou casamento (fotocópia)
Título eleitoral (fotocópia)
Comprovante de cumprimento das obrigações com o serviço militar para alunos do sexo masculino (fotocópia)
1 Foto 3x4
Análise curricular, participação em uma entrevista coletiva e entrevista individual quando indicada.
DOCUMENTAÇÃO PARA A MATRÍCULA
Diploma de curso superior (fotocópia autenticada)
Histórico do curso superior (fotocópia autenticada)
Cédula de identidade (fotocópia)
Cédula de Identidade de Estrangeiro (RNE) com o visto de permanência atualizada, para alunos de nacionalidade estrangeira (fotocópia);
CPF (fotocópia)
Registro civil de nascimento ou casamento (fotocópia)
Título eleitoral (fotocópia)
Comprovante de cumprimento das obrigações com o serviço militar para alunos do sexo masculino (fotocópia)
1 Foto 3x4
DFP_