Especialização em Supervisão Escolar e Orientação Educacional: Tecendo a Ação Coletiva (Porto Alegre, Rio Grande do Sul)
Centro Universitário Ritter dos Reis
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Localização:Porto Alegre - Rio Grande do Sul
Duração:480 Horas
Tipo:Pós-Graduação
Modalidade:Presenciais
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O curso de Pedagogia do Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter) iniciou suas atividades em 1992, estruturado para formar especialistas em educação, através das habilitações de Supervisão Escolar, Orientação Educacional ou Administração Escolar. A partir de 1995, consoante com orientação legal, ampliou sua estrutura curricular com a habilitação de Magistério das Séries Iniciais, desenvolvida concomitantemente com as demais habilitações, a partir do entendimento de que nenhum profissional poderia ser especialista em educação sem ser professor. No entanto, com as novas Diretrizes Curriculares Nacionais para o curso de graduação em Pedagogia – Licenciatura, aprovadas em 2006, as habilitações foram extintas, voltando-se a formação do pedagogo para o magistério e para a gestão de espaços e processos educativos.
No entanto, mesmo com a extinção das habilitações, as instituições de ensino, públicas e privadas, bem como empresas e outras instituições que empregam pedagogos, continuam a mencionar os especialistas em suas estruturas organizacionais, com atribuições relativas à coordenação pedagógica ou à formação de educadores, buscando-os através de processos de seleção que incluem instrumentos específicos que avaliam a formação em Supervisão Escolar ou Orientação Educacional, cujos resultados apontam significativo aproveitamento de nossos egressos. Sendo assim, temos sido demandados por profissionais das comunidades que atuam com o UniRitter e por egressos recentes (atingidos pela reformulação do curso), bem como por Secretarias de Educação, a oferecer curso de pós-graduação lato sensu nessa direção.
Consulta às associações de classe – ASSERS e AOERGS – contribuiu para organizar-se a estrutura curricular do curso de pós-graduação atendendo preceitos legais, especialmente da Orientação Educacional (profissão regulamentada), e princípios políticos e pedagógicos que vêm norteando as funções de supervisores e orientadores educacionais no contexto educacional. Portanto, esse curso de pós-graduação tem como diferencial a habilitação nas duas áreas: Supervisão Escolar e Orientação Educacional, mediante disciplinas e estágios supervisionados específicos.
PÚBLICO-ALVO
O curso destina-se a profissionais portadores de diploma de curso superior ligados à educação, na área da docência, da gestão de instituições educacionais, empresas e organizações, da formação de educadores e de recursos humanos em geral. Destes profissionais são requeridas competências para a compreensão e reflexão dos fenômenos sociais contemporâneos, sendo capazes de intervir na realidade, propondo e participando do desenvolvimento de projetos pedagógicos construídos de forma coletiva, assim como atuando no sentido da instalação de processos de gestão democrática nos espaços institucionais, revelando domínio na área pedagógica e compromisso com o exercício da dimensão política da profissão.
No entanto, mesmo com a extinção das habilitações, as instituições de ensino, públicas e privadas, bem como empresas e outras instituições que empregam pedagogos, continuam a mencionar os especialistas em suas estruturas organizacionais, com atribuições relativas à coordenação pedagógica ou à formação de educadores, buscando-os através de processos de seleção que incluem instrumentos específicos que avaliam a formação em Supervisão Escolar ou Orientação Educacional, cujos resultados apontam significativo aproveitamento de nossos egressos. Sendo assim, temos sido demandados por profissionais das comunidades que atuam com o UniRitter e por egressos recentes (atingidos pela reformulação do curso), bem como por Secretarias de Educação, a oferecer curso de pós-graduação lato sensu nessa direção.
Consulta às associações de classe – ASSERS e AOERGS – contribuiu para organizar-se a estrutura curricular do curso de pós-graduação atendendo preceitos legais, especialmente da Orientação Educacional (profissão regulamentada), e princípios políticos e pedagógicos que vêm norteando as funções de supervisores e orientadores educacionais no contexto educacional. Portanto, esse curso de pós-graduação tem como diferencial a habilitação nas duas áreas: Supervisão Escolar e Orientação Educacional, mediante disciplinas e estágios supervisionados específicos.
PÚBLICO-ALVO
O curso destina-se a profissionais portadores de diploma de curso superior ligados à educação, na área da docência, da gestão de instituições educacionais, empresas e organizações, da formação de educadores e de recursos humanos em geral. Destes profissionais são requeridas competências para a compreensão e reflexão dos fenômenos sociais contemporâneos, sendo capazes de intervir na realidade, propondo e participando do desenvolvimento de projetos pedagógicos construídos de forma coletiva, assim como atuando no sentido da instalação de processos de gestão democrática nos espaços institucionais, revelando domínio na área pedagógica e compromisso com o exercício da dimensão política da profissão.
COMPOSIÇÃO CURRICULAR
Formação Geral
Escola e a Construção da Categoria Social Aluno
Currículo e Aprendizagem
Planejamento e Avaliação Institucional e da Aprendizagem
Seminário: temas emergentes em Educação
Estruturas da Subjetividade e Processos de Aprendizagem
O Olhar Psicopedagógico na Aprendizagem e nas Relações Institucionais
Formação Específica
Gestão de Processos e de Espaços Educativos
Supervisão Escolar: concepções e práticas
Supervisão Escolar: trabalho coletivo e ação compartilhada no cotidiano da escola
Orientação Educacional: concepções e práticas
Orientação Educacional: trabalho coletivo e ação compartilhada no cotidiano da escola
Pesquisa em Educação
Pesquisa em Educação
Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação
Educação e Diversidade
Políticas Públicas e Novos Formatos Curriculares
Educação para a Inclusão
Orientação à Prática de Estágio Supervisionado
Estágio Supervisionado
Formação Geral
Escola e a Construção da Categoria Social Aluno
Currículo e Aprendizagem
Planejamento e Avaliação Institucional e da Aprendizagem
Seminário: temas emergentes em Educação
Estruturas da Subjetividade e Processos de Aprendizagem
O Olhar Psicopedagógico na Aprendizagem e nas Relações Institucionais
Formação Específica
Gestão de Processos e de Espaços Educativos
Supervisão Escolar: concepções e práticas
Supervisão Escolar: trabalho coletivo e ação compartilhada no cotidiano da escola
Orientação Educacional: concepções e práticas
Orientação Educacional: trabalho coletivo e ação compartilhada no cotidiano da escola
Pesquisa em Educação
Pesquisa em Educação
Tecnologias da Informação e da Comunicação em Educação
Educação e Diversidade
Políticas Públicas e Novos Formatos Curriculares
Educação para a Inclusão
Orientação à Prática de Estágio Supervisionado
Estágio Supervisionado
DOCUMENTAÇÃO PARA A MATRÍCULA
Diploma de curso superior (fotocópia autenticada)
Histórico do curso superior (fotocópia autenticada)
Cédula de identidade (fotocópia)
Cédula de Identidade de Estrangeiro (RNE) com o visto de permanência atualizada, para alunos de nacionalidade estrangeira (fotocópia);
CPF (fotocópia)
Registro civil de nascimento ou casamento (fotocópia)
Título eleitoral (fotocópia)
Comprovante de cumprimento das obrigações com o serviço militar para alunos do sexo masculino (fotocópia)
1 Foto 3x4
Diploma de curso superior (fotocópia autenticada)
Histórico do curso superior (fotocópia autenticada)
Cédula de identidade (fotocópia)
Cédula de Identidade de Estrangeiro (RNE) com o visto de permanência atualizada, para alunos de nacionalidade estrangeira (fotocópia);
CPF (fotocópia)
Registro civil de nascimento ou casamento (fotocópia)
Título eleitoral (fotocópia)
Comprovante de cumprimento das obrigações com o serviço militar para alunos do sexo masculino (fotocópia)
1 Foto 3x4
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