HISTÓRICO Dando início às suas atividades no ano de 2002, a Faculdade Católica de Uberlândia mantida pelaSOCEUB – Sociedade Católica de Educação de Uberlândia, pessoa jurídica de direito privado, foi regularmente constituída com o registro dos atos institucionais e estatuto no Cartório de Registro Civil de Títulos e Documentos, sob o n.º 102233 e recebeu o credenciamento pelo MEC mediante a Portaria n.º 2731/01 em 12/12/ 2001, que foi publicada no Diário Oficial da União no dia 14 de dezembro de 2001. Os primeiros cursos de graduação oferecidos foram: Pedagogia – Autorizado pela Portaria 2732/MEC – 12/12/2001 – DOU 14/12/2001 e reconhecido pela Portaria nº 2826/MEC de 17/08/2005 – DOU de 18/08/2005 cuja Licenciatura atualmente habilita em: Educação Infantil, Anos Iniciais do Ensino Fundamental e Ensino Religioso para o Ensino Fundamental e Médio. Filosofia – Foi autorizado na modalidade de bacharelado pela Portaria 2733/MEC – 12/12/2001 – DOU 14/12/2001 e em Licenciatura pela Portaria nº 2734 de 2001. Atualmente reconhecido pela Portaria nº 2833/MEC de 23/06/2005 – DOU de 27/06/2005. Geografia – Autorizado a Licenciatura pela Portaria 2734/MEC – 12/12/2001 – DOU de 14/12/2001 Atualmente reconhecido pela Portaria nº 2225, de 23/06/05 – DOU 27/06/05 e autorizado o seu bacharelado pela Portaria nº 300, de 12/11/2009, DOU de 13/11/2009. No contínuo processo de crescimento a Faculdade Católica de Uberlândia obteve autorização para os seguintes cursos de Graduação: Administração – Autorizado pela Portaria nº 1.617, de 12/11/2009 – DOU de 13/11/2009. Comunicação Social – Habilitação em Jornalismo (Bacharelado) Autorizado pela Portaria nº 473 de 01/06/2007 – DOU 04/06/2007 Curso de Nível Superior: Tecnologia em Gestão Ambiental – Portaria de autorização – Portaria nº 300 de 10/12/2009 – DOU de 15/12/2009 Curso de Nível Superior: Tecnologia em Logística - Portaria de Autorização n.º 300 de 10/12/2009 – DOU 15/12/2009. Direito – Autorizado pela Portaria nº 789, de 24/03/2006 - DOU de 27/03/2006. História: Autorizado pela Portaria nº 2236 de 23/06/05 – DOU 27/06/05 e reconhecido pela Portaria nº 2236, de 23/06/2005. Publicada no DOU em 27/06/2005. Letras - autorização: Portaria nº 471, de 1º de junho de 2007, publicada no DOU de 04 de junho de 2007. Normal Superior Autorizado pela Portaria 2758 de25/09/2002 – DOU 27/09/2002 e Reconhecido pela Portaria 2310 de 30/06/05 – DOU 04/07/05. Serviço Social – autorizado pela Portaria nº 2668 de 27/07/05 – DOU 28/09/05 e reconhecimento: Portaria nº 160 de 03 de fevereiro de 2009. Teologia- Autorizado pela portaria nº 1.617, de 12/11/2009 – DOU de 13/11/2009. Com vasta experiência a Faculdade Católica consolida sua expansão e o seu atendimento à comunidade oferecendo diversos cursos de aprimoramento profissional e inserção social, por meio de sua Coordenadoria de Extensão. A Pós-Graduação “lato-sensu” desde o ano de 2002 capacita especialistas oferecendo cursos em diversas áreas, tais como: Educação e Cultura, Social, Ambiental, Saúde, MBA, Engenharia, Ciência Política, Administração e Direito. Consolidam-se também, a Pesquisa Científica e os Projetos de Pós-Graduação Stricto Sensu. O Programa de Bolsas de Iniciação Científica PIBIC/FAPEMIG/CATÓLICA tem dado apoio significativo aos alunos e professores nos Projetos de Pesquisa em desenvolvimento na Instituição. Os Núcleos de Pesquisa vem desenvolvendo e se consolidando em diversas linhas de Pesquisa:-Núcleos de Estudos e Pesquisas Sócio-Ambientais do Cerrado Mineiro – Núcleo de Estudos, Pesquisa, Documentação da História Local, Regional – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Ensino Religioso – Núcleo de Estudos e Pesquisa em Serviço Social – Grupo de Estudos, Pesquisas e Ações em Inclusão Social – Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre Brinquedoteca e Núcleo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar sobre a Infância. A Instituição vem se organizando e se estruturando para a implantação dos Programas de Pós-Graduação Stricto Sensu a partir de 2011. Um novo campus está em fase de construção, novos cursos de graduação, pós-graduação lato-sensu e stricto-sensu se encontram em processo e, a meta a ser alcançada é tornar um Centro Universitário. A Comissão Avaliadora do MEC esteve presente na Faculdade Católica de Uberlândia no segundo semestre de 2009 para o Recredenciamento da Instituição e, tendo cumprido todo o ciclo avaliativo a Faculdade obteve resultados superiores à média estipulada que compreende uma pontuação de 01 a 05. No Índice Geral dos Cursos – IGC a nota nº 03 foi confirmada, viabilizando com mérito o recredenciamento Institucional e na avaliação do desempenho acadêmico dos estudantes – ENADE: obteve-se a nota 04. Legitimam-se na caminhada, os passos dados e a direção a seguir, bem como todos os esforços empenhados e, abrem-se novas perspectivas e desafios futuros. É a CATÓLICA educando, conquistando, transformando e fazendo a sua história, na história de todos que nela compartilham suas idéias e ideais,. PRINCÍPIOS E CONCEPÇÕES Os princípios e concepções da CATÓLICA se pautam numa profunda crença nas potencialidades humanas e no reconhecimento de culturas e valores a serem preservados e desenvolvidos. As concepções filosóficas e cristãs compreendem o Ser Humano como um ser de potência e de possibilidades. Em cada curso oferecido pela CATÓLICA os princípios humano-filosóficos, cristãos, sociológicos, profissionais, políticos, éticos, estéticos e psicológicos adotados, visam promover uma educação de excelência e o processo de conscientização. O resultado que a instituição pretende obter de seus alunos e profissionais é a atuação competente na área de formação destes, a fim de que possam contribuir positiva e democraticamente para melhor qualidade de vida. MISSÃO INSTITUCIONAL A Faculdade Católica de Uberlândia tem como missão, produzir, sistematizar e socializar o conhecimento a partir de valores ético-cristãos, tendo como perspectiva o desenvolvimento de uma sociedade justa, democrática e solidária. Por meio de um ensino de excelência e a necessária indissociabilidade entre pesquisa e extensão a Faculdade Católica de Uberlândia incentiva a produção de novos conhecimentos e prepara profissionais a partir de sustentável base teórica, coerência entre a teoria e a prática e contribui para o avanço educacional, científico, tecnológico e cultural, pautando-se no respeito ao pluralismo e à diversidade, na participação ativa, co-responsável e no compromisso social. Com empenho, comprometimento e espírito comunitário oportuniza uma educação de qualidade na formação profissional de especialistas em nível superior, incluindo a formação ética, o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico e reflexivo, comprometida com a dignidade humana, nos aspectos espirituais, sociais e afetivos, alicerçados nos sólidos princípios do evangelho.
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